Votação

A melhor foto : Outubro

Astrolupa - M33
15 (53.6%)
Fil - M31
13 (46.4%)

Votos totais: 26

Votação encerrada: Outubro 03, 2006, 06:23:28 pm

Autor Tópico: [Actividade] A melhor foto : Outubro  (Lida 10840 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
(sem assunto)
« Responder #15 em: Setembro 18, 2006, 08:18:27 pm »
Obrigado Iridium, rapidix e Emanuel, mas a finalidade da participação de todos nós é a de somente incentivar mais gente a tentar fazer estas coisas e já agora divertirmo-nos um pouco. Não interessa se fica bom ou mau. As minhas primeiras sairam-me bem fraquitas, mas com persistência e algum sacrificio (levar o equipamento todo pro meio do mato), consegue-se algo digno de nota. Certamente que um "pró" nestas coisas olharia pra minha foto e apontaria muitos problemas (e com razão), e se esses reparos tivessem fundamento, eu iria ouvir com atenção e tentar retirar daí alguns frutos.
Esta foto por exemplo sofre de uma focagem razoável, seguimento pouco satisfatório, sub-exposição, um pouco de poluição luminosa e também de algumas rajadas de vento ocasionais.
Aliás, como podem ver pelo equipamento utilizado, não é coisa por aí alem... um reflector, uma montagem algo sobrecarregada (LXD55) e uma máquina fotográfica digital que já nem se fabrica...

Vá lá pessoal... uns quantos segundos de exposição já dá pra ver alguma coisa!... e para vos provar, aqui fica um link para uma foto que tirei a um cometa, usando na altura uma máquina digital de 3.1mp, 4 segundos de exposição máxima, e simplesmente pegando nela e apoiando-a sobre o capôt do carro, tirei umas quantas fotos ao ceú... "point'n'shoot" elevado ao seu expoente máximo!...  :D
Na resolução máxima...
http://astrosurf.com/nviegas/images/cometas/c2004q2_07012005-2243_fullres.jpg
...e pra quem se perder, uma anotada:
http://astrosurf.com/nviegas/images/cometas/c2004q2_07012005-2243_const.jpg

Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Astrolupa »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline Iridium

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 84
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #16 em: Setembro 18, 2006, 08:21:51 pm »
O meu problema de não me poder aventurar neste tipo de fotografia é só a montagem do telescópio.. Não é que não tivesse vontade.. :?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Iridium »
Espaço...
A ultima fronteira...

º

(sem assunto)
« Responder #16 em: Setembro 18, 2006, 08:21:51 pm »

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
(sem assunto)
« Responder #17 em: Setembro 18, 2006, 08:48:54 pm »
E qual é o problema da montagem do telescópio?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Astrolupa »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline Iridium

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 84
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #18 em: Setembro 18, 2006, 09:21:10 pm »
Como posso fazer longas exposições com montagem dobsiana....  :?: :roll:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Iridium »
Espaço...
A ultima fronteira...

º

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
(sem assunto)
« Responder #19 em: Setembro 18, 2006, 10:38:14 pm »
Ah! Pois bem... a montagem dobsoniana é um pouco chata pra isso. O melhor então é deixar o telescópio de lado e tentar umas exposições só com a objectiva da máquina. Uma objectiva de grande angular é impecável pra capturar grandes panoramas tais como a zona do centro da Via Láctea (Sagitário, etc). É só montá-la sobre um tripé, fazer umas quantas exposições de até 30 segundos (mais não pra evitar o arrastamento das estrelas) e por fim juntá-las todas e o resultará poderá ser melhor do que o esperado. Há é que experimentar e improvisar!

Boa sorte!

Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Astrolupa »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline Iridium

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 84
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #20 em: Setembro 18, 2006, 10:45:28 pm »
Sim, nesse campo, só com objectivas, já tenho alguma prática...Dado que fotografia é outro dos meus passatempos.. :wink:

Inclusivé a ultima vez fiz uma exposição de 15m, com o fim de ficar o rasto das estrelas e consegui um efeito deveras interessante..Dado que a unica estrela "parada" na foto é a estrela polar.  :)

Com a outra montagem que tenho, uma equatorial, num refractor de 70mm, penso que tambem se torna complicado, visto que não é motorizada  :( Penso eu de que...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Iridium »
Espaço...
A ultima fronteira...

º

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #21 em: Setembro 19, 2006, 09:11:16 am »
Citação de: "Astrolupa"
Estava lá mais outro astrofotografo ;) que espero que tenha tido sucesso em capturar alguns destes escassos fotões que já tanto viajaram.

Pois, o "outro astrofotógrafo", além de ainda ter mais cores na cara de inveja do que essa M33 tem, diz que esta noite vai processar as fotos que vão ser mandadas para revelar daqui a 17 minutos :)

Já agora, sendo o tema "céu profundo", pode-se não usar telescópio.
Iridium, faz assim, imita o que eu faço, mas com o material disponível:
eu tenho uma montagem equatorial, um telescópio principal, um telescópio guia, e uma máquina fotográfica. O que é que tu tens? Tens uma montagem equatorial, um telescópio principal (ok em vez de ser um refractor com 820mm de distância focal, podes ter um refractor zoom com 70-210mm de distância focal - a objectiva da máquina - que ainda permite variar a abertura! um telescópio não tem isso!), e tens um telescópio guia, o refractor de 70mm!
A única coisa que te falta, provavelmente é maneira de prender o telescópio principal à montagem com o telescópio guia ao mesmo tempo!
Tenta improvisar uma forma de o fazer, nem que a câmara fique torta em relação ao tubo! Depois a única coisa que tens que fazer é ficar a guiar (ir rodando os manípulos da montagem para manter uma estrela qualquer mais ou menos quieta na ocular) Antes de haver motores era assim que se fazia :)
Aviso já, isto não vai ficar perfeito, epá, mas de certeza que não conheces ninguém que tenha feito o mesmo que tu, e vais ver que consegues alguma coisa interessante :)
Se souberes o nº de dentes da tua roda dentada de AR (nº de voltas a dar ao manípulo para a montagem rodar 1 dia) consegues ter uma estimativa de quanto tens que ir rodando o manípulo por minuto. Se souberes isso, até podes arriscar a não guiar e ir rodando a olho :)
Usa a objectiva mais rápida que tiveres (F/2.8 por exemplo) ou se estiveres indeciso entre alguma outra usa a que tenha um campo de visão maior, e o filme mais rápido que tiveres 400 ASA ou assim. a qualidade não vai ser a melhor, mas dado que as condições também não vao ser as melhores, é preferível minimizar o tempo de exposição. Aponta para Antares e o Escorpião no início da noite, ou para o Cisne antes da Lua aparecer! Se a Lua já não chatear, e estiveres acordado de madrogada, podes tentar Orion também! Vá lá, pá! Que é preciso ajuda para não ser só o Astrolupa com as fotos boas! ;)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #22 em: Setembro 25, 2006, 02:10:02 pm »
Yuppi!
Estou contente!
Finalmente tenho uma M31 que eu acho "decente"! Andava atrás de uma foto destas da M31 já desde Janeiro! Acontece que em Janeiro não tinha o material para conseguir fazer disto, e depois a M31 só aparecia de dia.. Finalmente, na noite de 16 de Setembro consegui juntar tudo o que fui aprimorando numa imagem e conseguir esta coisa da qual me orgulho agora! :) Tudo correu bem nesta noite, apesar das rabanadas de vento. A focagem, a guiagem, e o nº de cabeçadas no telescópio correram bem. Isto foi meio caminho para ter esta imagem :) Demorei 1 semana mais para ter isto digitalizado e processado. Esta foto foi tirada na mesma noite que a M33 do amigo Nelson, a 2,5 metros dele, mas desta vez fiquei do lado certo ;) porque a foto saiu boa, ao contrário do mês passado :P

Sem mais demoras, aqui vai a minha submissão:
Galáxia de Andrómeda - M31 (AR: 0h 42m DEC: +41º 16')

16 Setembro 2006, algures entre as 23:30 e as 01:30
Takahashi FS-102 + redutor, montado numa Skywatcher EQ5 guiado manualmente.
25 minutos @ F/6 em filme Fuji Provia 400F 120 (6cm x 6cm)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #23 em: Setembro 25, 2006, 02:18:24 pm »
Eu bem tenho razão! Assim não há maneira de concorrer! E eu a tentar comprar uma máquina fotográfica para fazer inveja aos outros! Acho que vou desistir! :mrgreen: Está, simplesmente, soberba! Os meus parabéns, esta é uma foto digna para revista de astronomia 8)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Emanuel »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #24 em: Setembro 25, 2006, 03:59:23 pm »
Peço desculpa, mas resolvi alterar a imagem um pouco.. Achei que estava demasiado lilás. O filme da Fuifilm dá tons bem mais azuis que o da Kodak, e eu não compensei muito. Alterei a imagem do link e agora está mais natural e mnos magenta.. Como a vatação ainda não começou, espero não haver crise. Mas fiz cópia da imagem original para caso haja chatice :P
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
(sem assunto)
« Responder #25 em: Setembro 25, 2006, 04:13:36 pm »
Olá Fil.

A sério que estava lilás? É que se estava, desculpa ser eu a dizer-te, mas continua extremamente lilás! :P
A sério... não podes colocá-la nuns tons mais "naturais", ou seja, menos lílás ao menos...

Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Astrolupa »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline rogercrespo

  • Astro-Amador
  • ****
  • Mensagens: 500
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #26 em: Setembro 25, 2006, 04:36:12 pm »
Olá,

Lilás ou amarela, a foto está muito boa!  :D

Parabéns!

Eu vou ser mais um daqueles que vou sonhando com essas fotos...

Abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por rogercrespo »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #27 em: Setembro 25, 2006, 05:40:00 pm »
Epá, até eu concordo com o RogerCrespo.. Se a vou lavar com Tide e esfregar mais, ainda corro o risco dela ficar perfeita.. Depois é uma chatice já não poder melhorar mais nada na foto da próxima vez! :) Como estou a aprender a fazer disto, acho bem ir cometendo assim umas astrosidades fotográficas de vez em quando!..
Além disso eu gosto de ver cor numa galáxia :P Isto para ser bem feito tinha que fotografar e digitalizar de igual maneira uma matriz de calibração para ajustar bem as cores.. Tenho visto esta galáxia com cores tão dispares, que acho que uma destas não choca..
Mas agora preciso de descansar a vista.. Este fds logo volto a olhar para ela com mais calma.. Não me faz diferença que seja antes ou depois da votação, porque a maior parte do gozo que esta foto me deu já cá canta, desde ter metido bem o rolo na máquina, até ter processado pela 1ª e (2ª vez)  uma galáxia :) Não há 2 sem 3! Óptimo! Mas para já fico no 2 :)

edit: de relance olhei para ela, e concordo que ainda está um pouco azul-o-alilazada... Epá, vou culpar o filme da fuji que dá tons muito frios..
 Só sei é que depois de a ver durante os 30 minutos que andei a processá-la, a sensação de liláz desapareceu.. Preciso de estar constantemente a re-calibrar os meus olhos nalguma folha branca. :P Não tenho olhos para este trabalho!

edit 2: arg!! ok, vi uma fota da M31 na net, e sim, a minha está horrorosamente asquezulilás, parece uma mancha de tinta azul cheia de ruído em forma de galáxia.. Pronto prometo que olho para ela este fds, mas antes não posso! Logo tiro uma outra com mais tempo de exposição e com um rolo Kodak
« Última modificação: Setembro 25, 2006, 05:52:30 pm por Fil »
Fil.
GOAAA

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #28 em: Setembro 25, 2006, 05:40:54 pm »
Pois... mais um a sonhar :)
Está fantástica. Não há concorrência q chega aos teus calcanhares :wink:
mas quem tiver oportunidade não deixe de expor os seus trabalhos. Participar está na ordem do dia :wink:
Cumps
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #29 em: Setembro 26, 2006, 01:17:35 pm »
Fantástica, muito bem!!!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por jaclerigo »
Cumprimentos,
João Clérigo

(sem assunto)
« Responder #29 em: Setembro 26, 2006, 01:17:35 pm »