Autor Tópico: [Discussão] Câmaras fotográficas para Astrofotografia  (Lida 39099 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Antonio Lopes

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 55
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #30 em: Setembro 14, 2006, 02:22:56 pm »
Oi pessoal fixe.
Entrei logo a brincar! :)
Vamos lá agora a sério. Espero que estejam todos bem.
A questão é a seguinte: Também sou leigo nestas coisas e queria uma ajudinha.
Estava mesmo a pensar em comprar uma SPC900NC + adaptador para usar com o meu portátil e num Reflector Skywatcher de 200mm F/5.
Então gostaria de saber a vossa opinião e conselhos.
Outra coisa é o facto da WebCam trazer ou não Software para usar com a dita, ou será que tenho de adquirir à parte?
Será que tenho de ter um programazito para depois trabalhar a imagem, ou a imagem obtida da WebCam é quanto basta?
Também conseguirei algumas imagens de céu profundo?
É só duvidas!
Vá lá, dêem-me as vossas opiniões. Prometo se fizer a aquisição depois mostro-lhes como ficaram as primeiras imagens.
Já agora, como se adiciona uma imagem aqui junto à mensagem?

Cumps.

António Lopes
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Antonio Lopes »

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #31 em: Setembro 14, 2006, 02:45:19 pm »
Boas.
Não sou o melhor p o ajudar nesse campo.
No entanto, em relação ao soft penso q depende das máquinas. Há no entanto um mt bom p se fazer um processamento: RegiStax

:arrow: http://registax.astronomy.net/

P colocar uma imagem basta colocar o link entre as tags .
Atenção q não pode4 haver espaços entre as tags.
Se quiser alojar imagens na net, pode usar o http://imageshack.us e utilizar o ultimo (apenas pelo tamanho e p ter a imagem directamente na mensagem) dos cerca de 7 links q o site gera em cada upload.
Cumps
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

(sem assunto)
« Responder #31 em: Setembro 14, 2006, 02:45:19 pm »

Offline Iridium

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 84
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #32 em: Setembro 14, 2006, 03:15:39 pm »
Olá Antonio,

Vou tentar esclarecer algumas das suas duvidas.

P:Estava mesmo a pensar em comprar uma SPC900NC + adaptador para usar com o meu portátil e num Reflector Skywatcher de 200mm F/5.
Então gostaria de saber a vossa opinião e conselhos.
R: A SPC900NC é a sucessora da philips PCV840, neste momento é a melhor webcam da Philips, e uma das melhores do género(senão a melhor).

P:Outra coisa é o facto da WebCam trazer ou não Software para usar com a dita, ou será que tenho de adquirir à parte?
R: A webcam trás um software proprio, que permite entre outras coisas regular, luz, contraste, etc.

P:
Será que tenho de ter um programazito para depois trabalhar a imagem, ou a imagem obtida da WebCam é quanto basta?
R: Para trabalhar a imagem penso que não traz nada, no entanto poderá utilizar por ex. o RegiStax, conforme referiu o PauloSantos.
 
P:Também conseguirei algumas imagens de céu profundo?
R: Como a webcam vem de origem, apenas poderá captar lua e planetas. Para utilizar em céu profundo, terá de ser efectuada uma modificação no circuito CCD da webcam, para permitir longas exposições.

Espero ter ajudado.  :wink:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Iridium »
Espaço...
A ultima fronteira...

º

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #33 em: Setembro 14, 2006, 03:22:29 pm »
..Ah, a "webcamização" deve ser das próximas palavras a entrar no Dicionário da Academia das Ciências..  As webcams já são tão vulgares e standardizadas, que programas que dão para umas, dão para as outras (se não usarem funcionalidades específicas das câmaras, etc) o processo de sacar uma imagem de uma webcam é perfeitamente conhecido, e se calhar até os programas que tratam as imagens conseguem ir sacá-las directamente à webcam..
Basicamente quem saca a imagem da webcam é um driver do windows, e pronto..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

Offline Antonio Lopes

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 55
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #34 em: Setembro 14, 2006, 10:40:44 pm »
Tudo bem pessoal. :?:
Obrigado pelas respostas.
Amigo Paulo. Quando se insere a imagem não dá para ver no [prever], pois não?
Olhe vou descarregar o Registax para experimentar com umas fotos que tenho por aqui.

Amigo Iridium. Com essa é que me lixou :!:  então quem é que me pode modificar o circuito CCD da Cam?

Um Abração para vocês.

Antonio Lopes
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Antonio Lopes »

Offline Iridium

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 84
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #35 em: Setembro 15, 2006, 12:00:46 am »
O Antonio, ou alguem com conhecimentos básicos de electronica e alguma destreza manual, acompanhada de uma pitada de paciencia, poderá efectuar essa alteração.  :)  

Aqui estão as instruções: http://home.zonnet.nl/m.m.j.meijer/D_I_Y/spc900nc.htm

Eu tenho uma philips 675K que tambem pode ser alterada. E tambem já há algum tempo que ando para me meter com esse projecto. Mas a astronomia não é a minha unica paixão..   :roll:

Qualquer philips dos modelos 740/750/840 a nivel interno é identico á SPC900NC. E podem igualmente ser modificadas para longa exposição.  :wink:
« Última modificação: Setembro 15, 2006, 12:41:38 am por Iridium »
Espaço...
A ultima fronteira...

º

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
(sem assunto)
« Responder #36 em: Setembro 15, 2006, 12:37:54 am »
Olá amigo Iridium.

Essa informação é correcta ao nivel do circuito electrónico principal, mas a disposição interna dos componentes é algo diferente especialmente na nova SPC900, mas como já disse, com alguns poucos conhecimentos, destreza manual e algum sangue frio, dá pra fazer um trabalhinho limpinho.  :D

Modifiquei a minha já a minha "velhinha" 740 á alguns anitos, e aliada ao meu pequeno refractor acromático em montagem alt-az, mostrou-me pela primeira vez o Universo em cores "by me"! Fiquei extasiado quando vi o primeiro tom avermelhado da M42 (Grande Nebulosa de Orion) surgir ténuamente no monitor. Nunca vou esquecer!...

Nos dias seguintes foi sempre a tentar e a refinar os métodos. Aqui no meu site estão alguns resultados que obtive nessa altura com a webcam.
http://astrosurf.com/nviegas/astrofotografia.htm

Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Astrolupa »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline Iridium

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 84
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #37 em: Setembro 15, 2006, 12:46:49 am »
Nelson tem toda a razão, referia-me ao circuito principal.  :)

Por acaso a sua velhina 740 não está há venda, pois não? É que ando á procura de uma... :mrgreen:

Cumprimentos Astronomicos
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Iridium »
Espaço...
A ultima fronteira...

º

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
(sem assunto)
« Responder #38 em: Setembro 15, 2006, 01:05:43 am »
Olá amigo Iridium!

Pois é, infelizmente (felizmente pra mim  :) ), ela ainda está viva e ao serviço agora como câmara de guiagem pelo telescópio guia.

Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Astrolupa »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #39 em: Setembro 15, 2006, 01:33:35 pm »
Citação de: "Antonio Lopes"
Quando se insere a imagem não dá para ver no [prever], pois não?
Supostamente devia aparecer.
Dica: procura uma mensagem com imagem, e carrega no botão "citar".
A seguir vê o que lá aparece e tenta copiar mas com o endereço da imagem desejada ;)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #40 em: Setembro 15, 2006, 01:52:23 pm »
Citação de: "Fil"
Citação de: "Antonio Lopes"
Quando se insere a imagem não dá para ver no [prever], pois não?
Supostamente devia aparecer.
Dica: procura uma mensagem com imagem, e carrega no botão "citar".
A seguir vê o que lá aparece e tenta copiar mas com o endereço da imagem desejada ;)

Devia e tem q aparecer António...
Siga a dica do fil e vai perceber bem como se faz :wink:
Cumps
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

Offline Antonio Lopes

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 55
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #41 em: Setembro 18, 2006, 12:18:23 am »
Oi pessoal. :)
Acho que já percebi o erro de não conseguir colocar uma imagem aqui. :oops:
Resposta: é porque não dá para carrega-la do meu Pc. Tenho de a colocar num Site.
Estou certo :?:
Sempre, um obrigado pelas vossas ajudas.

Agora surgiu-me a hipótese de me darem o mesmo dinheiro pela minha Olympus U 700 de 7.1 Megapixel. Então pensado bem mais qualquer coisa podia comprar por exemplo uma Canon EOS 350D Digital SLR.
Hoje estive a ver uma, e esta sim, já é uma máquina fotográfica.
O problema é que gostava de guardar algumas recordações de planetas cometas, etc. A maquina que mencionei (Olympus) não dá para acoplar ao telescópio, então estava a pensar numa WebCam, mas agora surgiu esta hipótese de adquirir essa tal Canon, mas não sei de valerá o investimento, estou a ponderar bastante no que hei-de fazer.
Gostava de uma opinião, uma ajuda.
É que também não sei o que posso esperar dai, tanto da WebCam como da máquina.
Será que a WebCam apanhará mais que uns 3 ou 4 planetas?
Será que a maquina é boa para astrofotografia? E dá para acoplar ao telescópio? Também capta alguma coisa sem estar acoplada ao telescópio? E os tempos de exposição, será que dá para os fazer?
São uma carrada de perguntas. É que não percebo nada do assunto, e não tenho ninguém por perto para me explicar e aconselhar no que devo comprar.
Agradecia, qualquer ajuda ou uma dica sobre máquinas, etc.
Outra coisita: que é SLR.
É que as casas que visitei sobre máquinas, pouco me souberam explicar, até mesmo sobre a máquina em si. Sobre astrofotografia, ai é que não pescam nada de nada.

Muito obrigado pelas vossas atenções.

Abraços.

António Lopes
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Antonio Lopes »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #42 em: Setembro 18, 2006, 09:48:53 am »
Viva,
Citação de: "Antonio Lopes"
não dá para carrega-la do meu Pc. Tenho de a colocar num Site.
Estou certo :?:
Pois, é verdade..
Citação de: "Antonio Lopes"
Será que a WebCam apanhará mais que uns 3 ou 4 planetas?
Não muitos mais, mas isso é por culpa do nosso Sistema Solar, que tem poucos ou estão escondidos muito longe.. :)
Citação de: "Antonio Lopes"
Será que a maquina é boa para astrofotografia?
Serve bem! Há muito boa gente a conseguir muito bons resultados. É possível é que a webcam seja melhor para umas coisas e a SLR para outras..
Citação de: "Antonio Lopes"
E dá para acoplar ao telescópio?
Sim
Citação de: "Antonio Lopes"
Também capta alguma coisa sem estar acoplada ao telescópio?
Bom, é sempre preciso uma objectiva, ou telescópio à frente do sensor, quera na webcam, quer na SLR...
Citação de: "Antonio Lopes"
E os tempos de exposição, será que dá para os fazer?
Bom, em relação aos tempos de exposição vamos a ver umas coisas:
:arrow: webcam : boa para coisas pequenas e bem luminosas (planetas) e permite tirar muitas frames por segundo, para se juntarem e serem processadas em programas como o registax. Má ideia para tempos de exposição muito grandes por causa do ruído, ou por necessidade de modificação..
:arrow: DSLR : excelente para uma dupla persnalidade (fotos de dia com objectivas próprias, e fotos à noite com o telescópio), tem um campo de visão maior (melhor para coisas mais amplas como nebulosas, enxames, etc) suporta mais facilmente tempos de exposição maiores (dá para coisas mais ténues).. Há quem retire um filtro de Infra Vermelho interno à máquina para aumentar a sensibilidade da câmara ao vermelho, mas para fotografia diurna complica as coisas (as lentes precisam de levar um filtro infra-vermelho, ou as imagens precisam de um forte ajuste no balanço de brancos..)

Na minha opinião, uma webcam é uma coisa relativamente barata e mais ou menos independente de tudo o resto. Portanto até faz algum sentido comprar uma se se quiser (mesmo) fotografar os planetas, por exemplo.

Uma SLR é um excelente negócio se se quiser casar um hobby diurno com um hobby nocturno numa só máquina. Claro que em vez de ser uma compra para um hobby, é uma compra para dois, e no preço tem que estar também as várias objectivas que se vai querer comprar..

Citação de: "Antonio Lopes"
Outra coisita: que é SLR.
É a abreviatura de Single Lens Reflex.. Ou seja, no contexto histórico, quer dizer que tem um espelho para se ver atravez da objectiva (Reflex), e que só leva uma lente de cada vez (Single Lens) :)  Em geral SLR quer também dizer que as lentes são intermutáveis e podem-se trocar, e que o que se vê pelo buscador é o mesmo e com a "mesma orientação" que o que a máquina vê... Agora apareceram as DSLR onde o D quer dizer Digital.. O resto mantém-se :)
Há muitos anos havia umas câmara "Twin Lens" que tinha duas lentes exactamente iguais e bem sincronizadas, uma para o fotógrafo ver o alvo, e outra para fotografar. (tinha a vantagem que a lente que fotografava podia ficar mais perto do filme, tornando a máquina compacta e simplificando o desenho óptico das lentes - principalmente as grandes angulares)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

Offline Iridium

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 84
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #43 em: Setembro 18, 2006, 10:55:51 am »
Está quase tudo dito(e muito bem), pelo colega FIL, :D  no entanto gostaria de acrescentar alguns pontos...

Citação de: "Antonio Lopes"
não dá para carrega-la do meu Pc. Tenho de a colocar num Site.
Estou certo :?:
Citação de: "FIL"
Pois, é verdade..
R:Poderá fazer o upload das suas fotos em por exemplo:

http://www.badongo.com/
ou
http://imageshack.us/

Depois do upload, é lhe fornecido um link(http://www.....) basta copiar esse link, vir aqui ao forum e carregar no botão URL, antes e depois do link colocado.


Citação de: "Antonio Lopes"
Será que a WebCam apanhará mais que uns 3 ou 4 planetas?
Citação de: "FIL"
Não muitos mais, mas isso é por culpa do nosso Sistema Solar, que tem poucos ou estão escondidos muito longe.. :)
R:Com a devida modificação, pode tirar a tudo e não só a 2 ou 3 planetas, poderá verificar os exemplos através da página do colega Astrolupa: http://astrosurf.com/nviegas/astrofotografia.htm
E atenção que as Astrofotos foram tiradas com uma 740(um modelo mais antigo do que a SPC900).


Citação de: "Antonio Lopes"
E dá para acoplar ao telescópio?
Citação de: "FIL"
Sim
R:Sim, mas com os devidos adaptadores(Anel adaptador e um Tele-extensor ), não como vem de origem.

Citação de: "Antonio Lopes"
Também capta alguma coisa sem estar acoplada ao telescópio?
Citação de: "FIL"
Bom, é sempre preciso uma objectiva, ou telescópio à frente do sensor, quera na webcam, quer na SLR...

R:Só com objectivas não capta nada do sistema solar, a não ser a lua ou constelações.
Aqui está a titulo de exemplo uma foto que tirei com uma teleobjectiva 70-210mm + teleconversor 2x, ou seja, 420mm. E como o António poderá verificar, a ampliação que se consegue não é muita.

http://www.badongo.com/pic/289256

Claro que com a SLR tem uma outra vantagem que não foi ainda aqui mencionada, não precisa de ter um portatil por perto!  :wink:
« Última modificação: Setembro 18, 2006, 08:14:12 pm por Iridium »
Espaço...
A ultima fronteira...

º

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #44 em: Setembro 18, 2006, 08:02:25 pm »
Ainda não está tudo... :)
Citação de: "Iridium"
Está quase tudo dito(e muito bem), pelo colega FIL, :D  no entanto gostaria de acrescentar alguns pontos...

Citação de: "Antonio Lopes"
não dá para carrega-la do meu Pc. Tenho de a colocar num Site.
Estou certo :?:
Citação de: "FIL"
Pois, é verdade..
R:Poderá fazer o upload das suas fotos em por exemplo:

http://www.badongo.com/
ou
http://imageshack.us/

Depois do upload, é lhe fornecido um link(http://www.....) basta copiar esse link, vir aqui ao forum e carregar no botão URL, antes e depois do link colocado.

Na realidade, se pretender colocar a imagem directamente no post, deverá carregar no Img e não no Url :wink:
Cumps
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

(sem assunto)
« Responder #44 em: Setembro 18, 2006, 08:02:25 pm »