Autor Tópico: [Discussão] Câmaras fotográficas para Astrofotografia  (Lida 39079 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Rui Padrão

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 143
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: [Discussão] Câmaras fotográficas para Astrofotografia
« Responder #150 em: Dezembro 06, 2007, 05:02:24 pm »
Vi na review da dpreview à K100d (não é a K100d Super!), aqui:

http://www.dpreview.com/reviews/pentaxk100d/page10.asp
(até fizeram o ensaio com 2 tipos de cartões)

... e no resumo das características da K100d Super (ver Continuous Drive):

http://www.dpreview.com/reviews/specs/Pentax/pentax_k100dsuper.asp

Já para não falar de outras reviews que salientavam o mesmo ponto.
Tens a certeza que tens disparo contínuo ilimitado com esse cartão? E basta manter o disparador premido?

Se confirmares isso, de facto eliminas um dos poucos inconvenientes desta máquina...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: [Discussão] Câmaras fotográficas para Astrofotografia
« Responder #151 em: Dezembro 06, 2007, 05:30:22 pm »
Vou experimentar hoje à noite... Não sei se é com ele premido ou se a cada três tenho de premir novamente. Mas sei que ele consegue gravar para o cartão ao mesmo ritmo que as tiro...
Mas tive muito trabalho para encontrar um cartão que permitisse tanto. E não é muito barato.
E sim, acho que só na super.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Re: [Discussão] Câmaras fotográficas para Astrofotografia
« Responder #151 em: Dezembro 06, 2007, 05:30:22 pm »

Offline Rui Padrão

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 143
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: [Discussão] Câmaras fotográficas para Astrofotografia
« Responder #152 em: Dezembro 06, 2007, 06:20:57 pm »
Só para acrescentar que fui ver uma série de reviews diferentes da K100d Super na net e em TODAS elas se refere o mesmo limite de fotos em disparo contínuo: 3 em RAW e 5 em JPEG. Possivelmente o teu cartão reduz o intervalo entre disparos, mas não o elimina.

Já agora, e se não fôr abuso da minha parte em pedir isto, seria bom se conseguisses determinar (aproximadamente, claro!) qual é esse intervalo com o teu cartão. :mrgreen:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: [Discussão] Câmaras fotográficas para Astrofotografia
« Responder #153 em: Dezembro 06, 2007, 07:28:23 pm »
Ok, nem as reviews nem eu temos razão.
Em RAW:
1) Se continuares a carregar, ela continua a tirar fotos.
2) Tira as 3 da praxe e depois aguarda 4 segundos entre fotos seguintes.
Em JPG (qualquer qualidade):
4 fotos seguidas e depois um pouco mais de uma por segundo

Agora reparei noutro pormenor: se mudares o programa, ele pode levar mais tempo. Por exemplo se puseres num programa para auto-ajuste para fotos nocturnas, ele leva mais tempo.

E agora a pergunta:

Para quê tanta foto???
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Rui Padrão

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 143
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: [Discussão] Câmaras fotográficas para Astrofotografia
« Responder #154 em: Dezembro 06, 2007, 09:50:50 pm »
Citação de: "Miguel Lopes"
E agora a pergunta:

Para quê tanta foto???
:-(
Não é assim que se fazem as fotos de planetas? Várias de fotos de curta exposição, fazendo o stacking para evidenciar detalhes?

Já sei que uma webcam é melhor para este efeito, mas pensava que seria possível fazer isto com a reflex... :s
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: [Discussão] Câmaras fotográficas para Astrofotografia
« Responder #155 em: Dezembro 06, 2007, 10:01:23 pm »
humm, não é nada boa ideia.
A sério, uma web cam é o melhor.
Sem entrar em pormenores técnicos, vou-te dar um exemplo prático muito simples:
tiras 300 fotos em RAW. Ok, de seguida vais ter de fazer um crop da imagem para só apanhar o planeta e converter em tiff. Agora multiplica esse trabalho por 300.
Outro problema é como é que vais usar barlows de 1.25" numa reflex? Uma barlow de 2" é bem mais cara do que a webcam.
Outro problema: uma SLR é CMOS, muito menos sensível do que um CCD. Sendo menos sensível, precisa de maior tempo de exposição. Maior tempo de exposição significa que é muito mais afectada pela turbulência...
E podia continuar a noite toda a enumerar defeitos...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: [Discussão] Câmaras fotográficas para Astrofotografia
« Responder #156 em: Dezembro 06, 2007, 10:27:27 pm »
Sem falar no tamanho dos pixeis... numa DSLR os planetas ficam................. pequeníssimos.
E para planetas o que importa é captar detalhe.

"just my 2 cents".
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Offline Rui Padrão

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 143
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: [Discussão] Câmaras fotográficas para Astrofotografia
« Responder #157 em: Dezembro 06, 2007, 11:24:35 pm »
Ao fazer o crop para a zona do planeta elimino o vinhateio da barlow de 1,25". E quanto ao tamanho dos pixeis, não tenho aqui medidas mas custa-me a crer que um sensor do tamanho do da PENTAX, com 6 MP tenha pixeis muito mais pequenos que o sensor de uma webcam, mesmo com 0,6 MP (?). Basta que o sensor seja 3x mais alto e 3x mais largo para ter 9 vezes mais pixeis, se eles forem do mesmo tamanho, certo?

Mas no resto concordo perfeitamente que uma webcam é mais prática que uma reflex, para fotos planetárias.

Mas mesmo para céu profundo, há casos em que se torna necessário tirar algumas dezenas de fotos, ou estou muito enganado? Acham que o disparo contínuo não é uma característica importante numa reflex para astrofotografia?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: [Discussão] Câmaras fotográficas para Astrofotografia
« Responder #158 em: Dezembro 06, 2007, 11:33:21 pm »
1) não tem nada a ver com o vinhateio. Simplesmente não consegues ligar fisicamente uma SLR a uma barlow de 1.25".
2)por acaso a pentax tem pixels de tamanho semelhante aos das webcams, caso raro.
3)Para céu profundo usam-se dezenas de fotos para aumentar o S/N ratio. Mas usa-se TUDO menos o disparo contínuo  :-D  Cada foto tem exposições de MINUTOS, não décimos de segundo.

O disparo contínuo serve para 2 coisas: show off da máquina (e comparativo) e para, por exemplo, quando estás a captar uma cena de desporto e não te podes dar ao luxo de apanhar um momento mau. Então tiras 3 por segundo e uma delas deve ficar porreira.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: [Discussão] Câmaras fotográficas para Astrofotografia
« Responder #159 em: Dezembro 06, 2007, 11:40:04 pm »
Citar
23.5 x 15.7 mm CCD sensor
3008 x 2000 (Large)
3008 pixeis em 23.5mm dá um pixel a cada 7,8 um. As webcams devem ter pixeis com 5 ou 6 um.. Portanto  na webcam vês uma imagem maior (o mesmo planeta ocupa (poucos) mais pixeis)

É assim, acho que se não tiveres uma webcam, consegues desenrascar-te com a DSLR.. Mas é um pouco como ir fazer compras à mercearia a dois quarteirões de distância e levar um camião para trazer as compras.. Dá trabalho a estacionar o camião, o camião é mais lento a fazer o percurso do que ir a pé..

Mas tem duas vantagens, não é preciso flip-mirror para centrar o planeta, e não é preciso computador no meio da noite para fazer as fotografias.. Só que depois cada frame ocupa 6 MB.. Para isso, o melhor é usar a DSLR para céu profundo, e webcam para planetas..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: [Discussão] Câmaras fotográficas para Astrofotografia
« Responder #160 em: Dezembro 06, 2007, 11:51:22 pm »
Acho que a toucam pro tem 7.8um. De qualquer modo é questão de mais/menos barlow...

Em relação ao centrar do planeta, nunca percebi qual é o problema! Faço isso em segundos! Centro numa ploss de 25mm. Centro numa de 5mm. Passo para webcam. Centro no ecrã. Ponho a barlow. Centro no ecrã. Ponho o extensor. Centro no ecrã. Isto faz-se em menos de um minuto!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: [Discussão] Câmaras fotográficas para Astrofotografia
« Responder #161 em: Dezembro 07, 2007, 12:04:54 am »
Citação de: "Miguel Lopes"
Em relação ao centrar do planeta, nunca percebi qual é o problema!
Eu estava a ser comodista :) Dá trabalho tirar e pôr a webcam..
Mas agora a sério, eu disse isto com experiência de usar uma webcam de PC não modificada, para guiar em estrelas mais ténues.. e se eu não atinar com a focagem, corro o risco de não ver nenhuma estrela.. e dá-me uma trabalheira do caraças sempre que o buscador foge do sítio, e eu não tenho aquilo focado..  Foi mais por isso que falei.. Mas já tenho um outro OTA para guiagem por estrear que se deve portar melhor. O Pai Natal anda muito activo, já :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline Rui Padrão

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 143
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: [Discussão] Câmaras fotográficas para Astrofotografia
« Responder #162 em: Dezembro 07, 2007, 09:57:20 am »
Citação de: "Miguel Lopes"
1) não tem nada a ver com o vinhateio. Simplesmente não consegues ligar fisicamente uma SLR a uma barlow de 1.25".
A sério? É mesmo impossível? E a um porta oculares de 1,25"? É que o meu pequeno telescópio só tem porta-oculares de 1,25"...

Citação de: "Miguel Lopes"
O disparo contínuo serve para 2 coisas: show off da máquina (e comparativo) (...)
Ora, cá está um ponto extremamente importante! Não se pode menosprezar o "efeito inveja"  :-D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: [Discussão] Câmaras fotográficas para Astrofotografia
« Responder #163 em: Dezembro 07, 2007, 10:39:48 am »
Podes usar um adaptador esquisito para ligar a SLR a uma saída 1.25". Não sei é se consegues isso a uma barlow... repara que já estás a afastar a máquina do telescópio e a criar flexão no tubo, o que também pode  desalinhar o plano do CCD com o eixo óptico... Quando são adaptadores de rosca ou usando câmaras leves esse problema não existe...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: [Discussão] Câmaras fotográficas para Astrofotografia
« Responder #164 em: Dezembro 07, 2007, 01:58:07 pm »
Podes ligar uma DSLR a uma barlow 1,25" sim!
tens que comprar uma adaptador como este:
http://tinyurl.com/364fyo (passe a pub)
e uma Anel T para DSLR (vê em http://www.gem51.com e procura anel T)

tens ainda uma barlow para DSLR, já com rosca para acoplares ao anel T da própria camara:
http://tinyurl.com/2wsfkk (passe a pub, novamente).

Podes assim acoplar a tua DSLR a uma barlow.

cumps
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Re: [Discussão] Câmaras fotográficas para Astrofotografia
« Responder #164 em: Dezembro 07, 2007, 01:58:07 pm »