Autor Tópico: Focador Crayford para pobres  (Lida 4976 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Focador Crayford para pobres
« em: Agosto 29, 2006, 10:31:28 pm »
Boas.
O titulo já diz tudo.
Eis uma página q ensina como fazer um excelente focador crayford com materiais extremamente simples:

 :arrow: focuser for poor man

Então, quem é q se atreve a pôr mãos à obra? :wink:
Cumps
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #1 em: Agosto 30, 2006, 09:36:28 am »
Muito bom aspecto, e simples!
Já tinha visto algures um focador crayford helicoidal feito por um amador, mas dava mais trabalho, e era tudo feito em metal. Era preciso outros recursos para o construir, mas esse é muito mais simples.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

(sem assunto)
« Responder #1 em: Agosto 30, 2006, 09:36:28 am »

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #2 em: Agosto 30, 2006, 09:53:36 am »
Já agora, se me permitem, alguém usa um focador deste género (crayford) e q já tenha usado um de cremalheira? Qual é as principais diferenças q notaram? Teóricamente sei q são mais fáceis de manobrar e mais eficientes mas eu queria saber na prática se há assim tão grande diferença q justifique a sua aquisição :)
Cumps
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #3 em: Agosto 30, 2006, 11:15:46 am »
Bom, a minha mãe já rodou uns focadores de cremalheira e uns crayford com desmultiplicação "10:1"..
A coisa é, que mexi neles em telescópios diferentes, e a comparação pode não ser a mais justa..  Tenho cremalheira nos meus refractores (um é de plástico e a imagem mexe muito quando mexo nele, o outro é Takahashi e acho que não há muito mais a dizer a serca do focador ;) ) os Crayford que mexi foram em telescópios Newton..

Isto até é importante ter em conta, porque um focador num refractor suporta o peso da ocular de forma diferente que num Dob, por causa da orientação e da existência de uma diagonal ou não..

Mas pronto, os crayford em que mexi eram suaves (e tinha desmultiplicaçã0 mecânica 10:1) e a imagem não mexia nada para os lados.. A desmultiplicação ajudava também a facilmente encontrar o ponto/zona de focagem (como uso óculos, a minha posição de focagem fica a cerca de meia volta do focador em relação ao dono do telescópio :) )
O focador do meu Takahshi, é bom.. A imagem também não mexe, é um infimézimo de nada menos suave que os crayford (sente-se um leve tic-tic nos dedos quando se roda).. Não tem a desmultiplicação, porque por enquanto eu acho que 250 euros não compensa.. e é uma maravilha de focador construido como um tanque! :)

O focador de cremalheira do meu telescópio guia... errr.. é assim, um bocadinho.. barato.. rodando o manípulo mexe a imagem em 3D! estimo pelo retículo, que no telecópio de 700mm de focal, a imagem passeia-se entre uns 36 a 48 segundos de arco no céu. Se eu mexer ligeiramente na ocular, ou mandar uma cabeçada ou assim, é garantido que o retículo fica numa posição onde nunca antes esteve :)  Ou seja é o focador ideal para um telescópio guia? :roll:  nah...

Portanto, como conclusão, eu acho que qq focador crayford é melhor que um focador de cremalheira de plástico. Acho que é bem provável que seja melhor que um focador de cremalheira razoável. Mas um focador crayford tem que ser mesmo bom para ser melhor que um bom focador de cremalheira! :)

Resposta simplificada: para o mesmo preço é provável que o crayford seja melhor!

PS - sou mais virado para fotografia que para visual, portanto não costumo mexer muito na focagem depois de focado, nem trocar de oculares. Interessa-me mais um focador robusto que aguente com o peso da tralha, e não se vergue perante ela :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #4 em: Agosto 30, 2006, 11:39:47 am »
Fil, obrigado pela pronta resposta.  :wink:
A questão não está bem no preço nem na comparação do seu preço com outros focadores ditos normais. Eu tenho o focador original do XT mas este já tem 6 anos... :) A única coisa q é de plástico são os comandos manuais mas é certo q a imagem treme sempre q tento uma focagem mais precisa mas acaba por estabilizar num mt curto espaço de tempo. Até aí não vejo problemas. O pior é qd tento realmente uma focagem precisa em grandes aumentos na observação planetária e nunca tenho a certeza se é a melhor imagem q consigo ou se ainda posso melhorar ainda mais mexendo no focador... :?
Daí precisar de quem tenha tido a experiência de usar um focador de engrenagem simples como o meu e ter feito um upgrade p o crayford. Decisão dificil esta...
Cumps
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #5 em: Agosto 30, 2006, 11:55:10 am »
hmm.. Então nesse caso, um geringonço desmultiplicador é capaz de dar jeito. A chatice é que esse tipo de coisas é mais carote :( é preciso menos força para rodar, e tem-se uma maior amplitude de movimento para a mesma variação de focagem.  Se fizeres isso, se calhar avançar para um focador crayford com 10:1 pode ser uma boa ideia..

Há também quem tenha focadores eléctricos..

:?: A Televue tinha há uns tempos uma alavanca para encaixar nas rodas do focador, para se focar com o movimento da alavanca, em vez de segurar com os dedos nas rodas.. Não sei até que ponto isso traria mais estabilidade durante a rotação..

Espera por mais respostas, que é melhor :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #6 em: Agosto 30, 2006, 12:16:50 pm »
Citação de: "Fil"
é preciso menos força para rodar, e tem-se uma maior amplitude de movimento para a mesma variação de focagem.

Esta frase já começa a fazer pender a balança p o lado "sim, compro" :)
Vou aguardar por mais juízos.
Cumps
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
(sem assunto)
« Responder #7 em: Agosto 30, 2006, 11:43:29 pm »
Olá amigo PauloSantos

O meu reflector vinha equipado com um focador de cremalheira, que apesar de fazer o trabalho razoavelmente bem, tornava-se um bocado frustrante de usar com amplificações acima dos ~200x... Quando resolvi experimentar fazer fotografia planetária com webcam e utilizando focais longas, era extremamente dificil focar o planeta já que invertendo a direcção de focagem dava origem a que o planeta fugisse do campo da câmara e era de fazer perder a paciência a um santo! Ora como eu não sou santo, resolvi investir num focador de qualidade do tipo crayford. Assim, troquei o meu por um deste tipo e que ainda mais tem desmultiplicação 8:1. Só posso dizer que agora já nem me preocupo com "shifts" e dificuldades de focagem... É bem construído, extremamente suave, preciso, sem qualquer folga e não escorrega mesmo utilizando oculares pesadas (~1Kg).
Claro que também existem bons focadores de cremalheira, tal como o focador do Takahashi do amigo Fil, mas penso que é mais fácil de encontrar no mercado um bom focador crayford do que um de cremalheira... o porquê disto, não sei! (Se bem que acho que a construção de um focador crayford é mais simples que um de cremalheira...)

Pra mim, foi como passar do dia pra noite. 8)

Cumprimentos,
Nelson viegas
GOAAA
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Astrolupa »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline joao marum

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 388
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #8 em: Agosto 31, 2006, 01:29:10 pm »
Eu já estive tentado em comprar um crayford e talvez o compre futuramente. Mas o problema é que até agora não consegui arranjar razões para a aquisição de um. Se o focador de cremalheira original do meu xt10 tivesse folga e não conseguisse resolve-la, já tinha uma razão válida. Mas assim não. Como resolvi a pouca folga que ele tinha, não se notando mesmo no sistema de colimação que uso, não vejo porque o terei de substituir.
O problema de não saber se a focagem está no ponto ou não, é facil de ver. Normalmente, não preciso, porque estou muito habituado e consigo avaliar se ela está bem focada. Mas por vezes, se me surge essa dúvida, aponto o telescopio para uma estrela relativamente brilhante, na ordem da mag3 e foco nessa estrela, passando depois para o planeta. Com o focador crayford, a focagem faz-se mais facilmente, claro. E da suavidade de movimento nem se fala, exigindo bem menos esforço para focar, o que provavelmente provoca menos vibrações ao focar. Claro que uma coisa posso garantir. Rodando os controlos do focador do amigo Nélson, é outra fruta. Sem dúvida.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por joao marum »
------------------
João Marum
GOAAA

Offline joaorrpinto

  • Astro-Amador
  • ****
  • Mensagens: 522
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • Astrofotografia & Fotografia
(sem assunto)
« Responder #9 em: Setembro 02, 2006, 09:43:16 pm »
Boas a todos!
Bem, tenho andado desaparecido em combate...lool...Só agora e que tenho tido algum tempo pa ver o forum...perdoem-me... :oops: ....
Paulosantos, essa ideia do focador crayford veio mesmo a calhar, porque qnd tive n algarve, o focador de cremalheira tem me metido a cabeça em água...vou ver se vo ter com o meu avô pa me construir o focador... :wink: ...
Epah, veio mesmo a calhar! lool

Cumps.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por rapidix »
Castelo Branco - Penamacor
Latitude:40.167
Longitude:-7.167
Altitude:494 m


Offline Wanderley-Junior

  • Mensagens: 12
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.geocities.com/cerbelo/astro/
Re: Focador Crayford para pobres
« Responder #10 em: Outubro 20, 2008, 04:39:26 pm »
Olá todo mundo!

Eu criei um focalizador de pinhão e cremalheira que eu acho mais fácil de fazer do que o Crayford.
Digo mais fácil pois não precisa de tanta precisão na hora de ajustar a pressão e todo o resto que o Crayford exige.

Dêem uma olhada no site: http://www.geocities.com/cerbelo/astro/

Abraços!

Wanderley
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Instrumentos óticos de baixo custo:
http://http://www.geocities.com/cerbelo/astro/

Offline ricardex

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 583
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.ricardospace.com
Re: Focador Crayford para pobres
« Responder #11 em: Outubro 20, 2008, 04:44:48 pm »
Esse website não parece estar disponível, Wanderley.

 :? Sê bem vindo ao fórum!  :-D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a duvida." - Carl Sagan

http://www.ricardospace.com

Offline ricardex

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 583
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.ricardospace.com
Re: Focador Crayford para pobres
« Responder #12 em: Outubro 20, 2008, 05:18:59 pm »
Humm... descobri o problema. O endereço para o teu site é http://www.geocities.com/cerbelo/astro/. Geocities e não geoticies.   :-D  Acontece!

Bem fixe o teu site!!!  :D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a duvida." - Carl Sagan

http://www.ricardospace.com

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Focador Crayford para pobres
« Responder #13 em: Outubro 20, 2008, 05:35:26 pm »
Viva Wanderley, bem vindo!
Editei a tua mensagem para corrigir o endereço como o Ricardex reparou ;-)
Se quiseres fazer uma apresentação, aproveita este tópico das apresentações!
O facador está feito com engenho, e parece resultar bem!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline Wanderley-Junior

  • Mensagens: 12
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.geocities.com/cerbelo/astro/
Re: Focador Crayford para pobres
« Responder #14 em: Outubro 21, 2008, 03:34:35 am »
Citação de: "Fil"
Viva Wanderley, bem vindo!
Editei a tua mensagem para corrigir o endereço como o Ricardex reparou ;-)
Se quiseres fazer uma apresentação, aproveita este tópico das apresentações!
O facador está feito com engenho, e parece resultar bem!

Olá Fil!

Muito obrigado pela correção! Acabei trocando duas letrinhas...
E obrigado também pelos elogios!

Acabei de fazer um post com a minha apresentação!

Parabéns pelo fórum. E eu espero poder dar boas contribuições à ele.

Abraços!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Instrumentos óticos de baixo custo:
http://http://www.geocities.com/cerbelo/astro/

Re: Focador Crayford para pobres
« Responder #14 em: Outubro 21, 2008, 03:34:35 am »