Autor Tópico: Tempestade Ernesto adia lançamento de nave Atlantis  (Lida 1575 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Tempestade Ernesto adia lançamento de nave Atlantis
« em: Agosto 29, 2006, 12:32:21 pm »
A agência espacial norte-americana, Nasa, informou nesta segunda-feira que planeia remover o vaivém espacial Atlantis da plataforma de lançamento, na costa da Flórida, e colocar a nave num hangar de protecção por causa da aproximação da tempestade tropical Ernesto.

A mudança adiará por um período incerto o lançamento da Atlantis, que estava planeado para esta semana. A missão é considerada vital para o futuro da Estação Espacial Internacional.

O lançamento estava programado para o Domingo e foi adiado para terça-feira por causa de preocupações com possíveis danos causados por uma série de relâmpagos que atingiram a plataforma na sexta-feira.

A Ernesto, que pode recuperar força de furacão antes de chegar ao sul da Flórida, no fim de terça-feira ou na manhã de quarta-feira, provocou a decisão de cancelar a tentativa de lançamento, disseram representantes da Nasa na segunda-feira. Eles alertaram que leva um dia inteiro para desconfigurar a nave do modo de lançamento para começar a movê-la de volta ao hangar, e que uma decolagem ainda é possível, se as condições climáticas mudarem.

A decisão de recolher a Atlantis marca a quinta vez na história do programa espacial dos Estados Unidos em que uma nave tem que ser removida da plataforma de lançamento por causa de furacões e tempestades tropicais.

A Nasa determina que os vaivéns espaciais sejam removidos das plataformas e levados para hangares de proteção cerca de dois dias antes da previsão de ventos de pelo menos 93 quilómetros por hora.

A Nasa ainda pode tentar levar a nave de volta em tempo para o lançamento, em 7 ou 8 de Setembro, os últimos dias em que as condições de iluminação e outros factores técnicos são considerados aceitáveis para lançamento. A próxima oportunidade de vôo seria em outubro.

Os seis astronautas da nave devem passar 11 dias em órbita, para levar e instalar um módulo de energia de 16 toneladas para a Estação Espacial Internacional.

Seria a primeira missão dedicada a montar o posto de pesquisa semiconstruído de 100 bilhões de dólares, em quase quatro anos. A missão segue-se à do vaivém espacial Discovery, no mês passado, que avaliou as melhorias de segurança feitas após o desastre com a nave Columbia, em Fevereiro de 2003.

A Nasa precisa terminar a estação até 2010, quando a frota de aeronaves fôr aposentada.

Fonte: Agência Reuters
« Última modificação: Setembro 08, 2006, 08:23:15 pm por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #1 em: Agosto 30, 2006, 02:32:16 pm »
As esperanças da Nasa de lançar a nave Atlantis numa missão para retomar a construção da Estação Espacial Internacional (ISS) renasceram hoje com a redução do nível da ameaça provocada pela tempestade tropical "Ernesto" na península da Flórida.

"Estamos muito bem agora", disse Mike Leinbach, em entrevista coletiva em Cabo Canaveral, num momento em que a tempestade perdia força, após a sua passagem por Cuba e República Dominicana.

O alívio se confirmou pouco depois, quando o Centro Nacional de Furacões (NHC), com sede em Miami, disse no seu boletim de terça-feira que o impacto de "Ernesto" seria muito menor do que se temia.

O "Ernesto" não se transformará em furacão e a força dos seus ventos não vai passar de 75 km/h, anunciou o NHC.

Fontes da agência espacial americana informaram que o lançamento pode acontecer antes de 7 de Setembro.

Se a tempestade passar rapidamente e os danos forem mínimos, a Nasa pode lançar o "Atlantis" no dia 6 de Setembro, disse Leinbach.

Com a ameaça de que o "Ernesto" se transformasse num furacão, a Nasa tinha decidido na segunda-feira tirar o Atlantis da plataforma de lançamento. A nave estava a caminho do hangar quando as autoridades da agência espacial mudaram de idéia e resolveram retomar os preparativos.

A plataforma conta com uma estrutura que protege a nave da chuva e dos ventos. Na semana passada, os engenheiros da Nasa instalaram um sistema de defesa contra tempestades elétricas.

O que os engenheiros da Nasa chamam de "janela" de lançamento acaba dia 7 de Setembro. Se a nave não for lançada dentro do prazo, as tarefas de construção da ISS sofrerão mais um duro golpe.

A "janela" é determinada por factores técnicos, como a posição da ISS, o ângulo do sol e as novas restrições, que estabelecem que o lançamento deve acontecer com luz natural, para que as câmaras da nave gravem o que ocorrer no tanque externo da nave.

O administrador da Nasa, Michael Griffin, lembrou na segunda-feira que a Nasa se comprometeu com a Agência Espacial da Rússia a lançar a nave antes de 7 de Setembro para não interferir com o vôo da russa Soyuz, em meados do mesmo mês.

A próxima opção para a partida do Atlantis seria em Outubro.

Fonte: Agência EFE in Yahoo News
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

(sem assunto)
« Responder #1 em: Agosto 30, 2006, 02:32:16 pm »

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #2 em: Setembro 01, 2006, 01:14:27 pm »
O vaivém espacial Atlantis partirá na quarta-feira numa missão de 11 dias com a qual serão retomados os esforços para concluir a construção da Estação Espacial Internacional (ISS), anunciou ontem a Nasa.

O lançamento será realizado da plataforma 39B do Centro Espacial Kennedy às 13h29 de Brasília após comprovar-se que a passagem da tempestade tropical "Ernesto" pela região de Cabo Canaveral, na costa leste da Flórida, não causou nenhum dano na quarta-feira.

"Não houve problemas nas instalações nem nos sistemas de vôo" do vaivém espacial, assinalou a agência espacial americana em comunicado, no momento em que a tempestade avançava pelo Atlântico rumo ao norte, paralelamente à costa, em direção à Carolina do Sul e à Carolina do Norte.

As esperanças de que o lançamento não fosse cancelado renasceram na terça-feira quando o Centro Nacional de Furacões (NHC) na Flórida anunciou que o "Ernesto" tinha se enfraquecido e que seu impacto sobre a região seria menor do que o temido em princípio.

O anúncio do NHC ocorreu depois que as autoridades da Nasa decidiram enviar a nave de volta à plataforma, quando era levada a um hangar a fim de ser protegida de um violento furacão.

O vaivém espacial levará até a ISS um eixo que contém dois conjuntos de painéis solares e um dispositivo rotativo que permitirá que os painéis sejam dirigidos rumo ao Sol de maneira permanente.

A instalação desses painéis, que acrescentarão 17,5 toneladas à massa do complexo, será realizada mediante três caminhadas espaciais e o seu funcionamento duplicará a geração de energia eléctrica para a estação, que ficará em uma órbita a 400 quilómetros da Terra.

Será a primeira missão de construção do complexo orbital em quase quatro anos, e essa tarefa se tornou urgente frente ao anúncio de que os vaivéns espaciais serão aposentados em 2010.

Antes de serem substituídos por uma nova geração de naves, os vaivéns espaciais americanos deverão realizar pelo menos mais 15 missões para completar a construção.

A missão STS-115 do Atlantis rumo à ISS terá a direcção do comandante Brent W. Jett, que será liderado pelo piloto Christopher Ferguson e pelos especialistas Heidemarie Stefanyshyn-Piper, Joseph Tanner, Daniel Burbank e Steven MacLean, que representa a Agência Espacial do Canadá.

A ISS é uma empresa conjunta de cuja construção, a um custo de mais de US$ 100 bilhões, participam 16 países.

Fonte: Agência EFE in Yahoo News
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #3 em: Setembro 06, 2006, 09:32:33 pm »
A Agência Espacial Americana (Nasa) adiou pela terceira vez o lançamento do vaivém espacial Atlantis, agora por problemas no equipamento para fornecimento de energia a bordo.

O Atlantis deveria partir na tarde desta quarta-feira do Kennedy Space Center, na Flórida.

A Nasa informou que deve tentar fazer o lançamento na quinta-feira.

O primeiro adiamento, no dia 26 de Agosto, foi provocado por temores de que um raio que atingiu a plataforma de lançamento pudesse ter prejudicado a segurança da nave. Depois, o lançamento foi transferido por causa proximidade da tempestade tropical Ernesto.

Fonte: BBC Brasil
Cumps
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #4 em: Setembro 07, 2006, 12:11:03 pm »
O lançamento da nave "Atlantis" numa missão para retomar a construção da Estação Espacial Internacional (ISS) foi adiado para a próxima sexta-feira, anunciou hoje a Nasa.

O lançamento da "Atlantis", tripulado por seis pessoas, estava previsto para a manhã de hoje, no Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral (EUA). Mas, segundo a agência espacial americana, nas primeiras horas do dia foram descobertos problemas de funcionamento numa das três células que produzem eletricidade para a nave. Logo depois, houve a informação de que a decolagem rumo à ISS ocorreria amanhã.

"Decidimos dar mais 24 horas para compreender a natureza do problema", disse o director de programas da Nasa, Wayne Hale, em entrevista colectiva concedida no Centro Espacial Kennedy.

A medida significa que não se fará uma nova tentativa para realizar o lançamento antes do inicio da tarde de sexta-feira.

Segundo um porta-voz da Nasa, espera-se que até lá possam ser obtidas condições meteorológicas favoráveis, com apenas 30% de possibilidades de chuvas ou tempestades na zona de lançamento (...)

Fonte: Agência EFE in Yahoo News
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #5 em: Setembro 07, 2006, 02:25:41 pm »
Este lançamento está "enguiçado", como dizem os nossos amigos do Brasil  :wink:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por jaclerigo »
Cumprimentos,
João Clérigo

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #6 em: Setembro 08, 2006, 08:22:45 pm »
Citação de: "jaclerigo"
Este lançamento está "enguiçado", como dizem os nossos amigos do Brasil  :wink:

Pois... e ainda não foi desta :roll:

A agência espacial americana Nasa decidiu adiar até Sábado o lançamento do vaivém Atlantis, devido a problemas em um sensor do combustível, informou hoje a agência.

O lançamento da nave estava previsto para o inicio desta tarde.

A nova saída da nave foi programada para amanhã, na quarta tentativa da Nasa de lançar a nave.

Na quarta-feira passada, a Nasa detectou um problema numa das três células geradoras de eletricidade e, na semana passada, caiu um raio na zona de lançamento em consequência da tempestade tropical "Ernesto".

Hoje, os astronautas já estavam dentro do Atlantis, com todas as operações de saída já realizadas, quando a Nasa decidiu suspender a operação 45 minutos antes da hora prevista para o lançamento.

Fonte: Agência EFE in Yahoo News
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

(sem assunto)
« Responder #6 em: Setembro 08, 2006, 08:22:45 pm »