Autor Tópico: Webcam  (Lida 1627 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline waldju

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 376
  • Karma: +11/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Webcam
« em: Março 21, 2011, 11:54:07 am »
Boas!

Eu tenho uma cam NexImage da Celestron. Ontem consegui tirar este fotografia a Saturno:



Mas eu via Saturno tão nítido com a ocular de 5mm e com a cam (que faz como se fosse uma ocular de 5mm) era muito difícil focar...

Será que se eu comprar uma webcam de 2MP reais e a modificar consigo imagens de melhor qualidade que com a NexImage?
Orion XT12i
Maksutov OMC140 Deluxe
Refrator SkyWatcher 102/500
Go-To Synscan Altazimutal
Cam Celestron NexImage
10X50 Bresser
Antares Speers Waler 9,4mm 82º
Baader Hyperion 24mm 68º

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: Webcam
« Responder #1 em: Março 21, 2011, 02:36:49 pm »
Usando essa webcam, a escala da imagem é muito reduzida. Tens que usar pelo menos uma lente de barlow para aumentar a imagem. Também está um pouco sobre-exposta (demasiado clara), e, para finalizar, normalmente não se tira uma só foto a planetas. Normalmente faz-se um video (pode ser feito com a webcam também) com 1000 ou 2000 fotogramas e passa-se o dito por um software próprio pra processar este tipo de imagens. O software irá escolher os melhores fotogramas e irá somá-los a todos melhorando assim a imagem e preparando-a para algum processamento final.

Boa sorte!
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Re: Webcam
« Responder #1 em: Março 21, 2011, 02:36:49 pm »

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Webcam
« Responder #2 em: Março 21, 2011, 03:23:38 pm »
Como o Astrolupa disse, precisas de milhares de imagens (um vídeo) e depois conjugas com um software como o Registax. Segue este link.
http://www.astronomie.be/registax/

Vale a pena gastares algum tempo a aprender a usar este software, ele transforma fotos como a tua em excelentes imagens!

Uma câmara de 2MP não melhora nada, se calhar até piora. Repara que só aproveitas uns 50 pixeis no centro da imagem...

Além disso noto um pequeno desalinhamento dos canais de cores, mas o Registax também permite corrigir isso facilmente.


"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline waldju

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 376
  • Karma: +11/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Webcam
« Responder #3 em: Março 21, 2011, 05:12:35 pm »
Yá!

Esta fotografia, por acaso, era um filme com cerca de 30 segundos. Mas vou tentar com a Barlow (não tentei ainda com a Barlow, pois como a cam é como se fosse uma ocular de 5mm ultrapassa as 2X de abertura).
Orion XT12i
Maksutov OMC140 Deluxe
Refrator SkyWatcher 102/500
Go-To Synscan Altazimutal
Cam Celestron NexImage
10X50 Bresser
Antares Speers Waler 9,4mm 82º
Baader Hyperion 24mm 68º

Re: Webcam
« Responder #3 em: Março 21, 2011, 05:12:35 pm »