Autor Tópico: Qual destes escolher?  (Lida 7808 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline BlackSilence

  • Mensagens: 9
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Qual destes escolher?
« em: Março 13, 2011, 10:05:43 am »
Bom dia.

Ando a procura de um telescópio para me iniciar nesta área, e infelizmente não tenho muito dinheiro para gastar.

Gostava de saber a vossa opinião sobre estes modelos e qual deles o melhor para uma primeira compra..(não quer dizer que compre deste site, mas assim já fico com uma ideia de qual é o melhor)

Skywatcher parabolic Newtonian 114/500mm on equatorial EQ1
https://www.teleskop-express.de/shop/product_info.php/info/p3749_Skywatcher-Skyhawk-1145P---114-500mm-parabolican-Newton-EQ1.html

Skywatcher Skyhawk-114 on EQ1 - Beginner Telescope 114/1000mm
https://www.teleskop-express.de/shop/product_info.php/info/p3879_Skywatcher-Skyhawk-114-on-EQ1---Beginner-Telescope-114-1000mm.html

SKN1149EQ2
https://www.teleskop-express.de/shop/product_info.php/info/p2929_.html

Pentaflex parabolic Newtonian 114/500mm on equatorial EQ1
https://www.teleskop-express.de/shop/product_info.php/info/p4411_Pentaflex-Newtonian-Telescope---114-500mm---with-EQ1-mount.html

ORN1145EQ1
https://www.teleskop-express.de/shop/product_info.php/info/p4264_.html

Celestron Powerseeker 114 EQ - Beginner telescope with 114mm aperture / 900mm focal length
https://www.teleskop-express.de/shop/product_info.php/info/p1020_Celestron-Powerseeker-114-900mm-newtonian-telescope.html

Celestron Telescópio AstroMaster 130EQ
http://www.leiloes.net/Telescoacutepio-AstroMaster-130-EQ--COM-GARANTIA--EM-CAIXA,name,169333861,auction_id,auction_details

ou este se realmente compensar a nível de imagem

Skywatcher Heritage 130 - Black Diamond Line Dobsonian with 130mm Aperture and Parabolic Primary Mirror
https://www.teleskop-express.de/shop/product_info.php/info/p2705_Skywatcher-Heritage-130P-FlexTube-Dobson---6years--.html

Se por acaso souberem de algo melhor por 150€(se tiver portes já com os mesmos) não me importo que já seja usado, agradeço a vossa atenção.

Obrigado.
Vítor Branco
« Última modificação: Março 13, 2011, 01:03:47 pm por BlackSilence »
Skywatcher Skyhawk - 114/500mm parabolican

Um Universo de novas possibilidades!

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Qual destes escolher?
« Responder #1 em: Março 13, 2011, 02:08:54 pm »
Olá Vítor,tudo bem?
Bem, de todos os que indicas, não há muitas dúvidas, uma vez que todos têm practicamente as mesmas carcterísticas, excepção entre terem focal longa , mais propícia para observção planetária, ou focal curta, melhor para objectos de céu profundo, tipo nebulosas ou campos estelares; :)
Inclusivé, as montagens de todos eles são iguais ou muito parecidas, só a EQ2 é ligeiramente diferente das demais; em relação aos tubos òpticos, quase de certeza que todos são fabricados pela Chinesa Synta, só têm nomes diferentes.
Por isso, só é necessário eleger quais os tipos de objectos preferidos e escolher com focal longa ou curta.
Agora, se não tem problema comprar usado, porque não dás uma vista de olhos na secção de usados deste fórum

http://forum.galactica.pt/index.php/board,57.0.html

Ou então na secção de usados do fórum da Apaa

http://www.apaa.co.pt/apaaforum/index.php/board,6.0.html

Pode ser que encontres algo que te interesse; o telescópio que eu tenho, mais a montagem, foram comprados em segunda mão e estão impecáveis.
Um abraço ;)
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Re: Qual destes escolher?
« Responder #1 em: Março 13, 2011, 02:08:54 pm »

Offline BlackSilence

  • Mensagens: 9
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Qual destes escolher?
« Responder #2 em: Março 13, 2011, 02:56:00 pm »
Obrigado pela resposta!

Bem, eu já estive a ver os usados aqui no Galactica a questão é que um custa 240€ e o outro ta oudated...

quanto ao fórum apaa.co.pt não consigo ver o link visto não ter a conta activada..

A questão é que estou com um pouco de receio de ao comprar uma coisa mais 'fraca' vá perder o interesse por esta área..

Sendo assim e visto não ter acesso a mais usados acho que me vou ficar por um destes:
https://www.teleskop-express.de/shop/product_info.php/info/p3749_Skywatcher-Skyhawk-1145P---114-500mm-parabolican-Newton-EQ1.html

Até  por ter o Parabolic system, segundo o que li melhora bastante a imagem...
Obrigado!
Grande Abraço!
Vítor Branco
Skywatcher Skyhawk - 114/500mm parabolican

Um Universo de novas possibilidades!

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Qual destes escolher?
« Responder #3 em: Março 16, 2011, 11:53:30 am »
Isso do espelho "Parabólico" depende de como se conta a história.. Para um F/4.4, já dá jeito que seja parabólico. Se fosse um F/8, não era necessário. Se a abertura é de 114mm, ao variar a relação focal, está-se a mexer na distância focal. Na prática isto quer dizer que com a mesma ocular, se vê maior amplificação no F/8, e que se vê a imagem mais escura no F/8, que é mais fácil de ver alguma dificuldade de estabilidade da montagem no F/8, e que no geral as oculares não precisam de ser tão complexas opticamente (caras) para serem "boas" no F/8, é menos obrigatório colimar o F/8, etc..

Mas o F/4 não me parece má escolha.
Há sempre uma data de vantagens em se escolher uma coisa diferente daquela que se acaba por escolher.. :)
Fil.
GOAAA

Offline BlackSilence

  • Mensagens: 9
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Qual destes escolher?
« Responder #4 em: Março 16, 2011, 05:39:06 pm »
Deveria ter escolhido um com uma F/8 em vez deste?
É que eu ando mais a procura de um telescópio para um uso generalizado visto não ter pratica nem experiência em nada do género, também pretendo ver exactamente o que mais me interessa se o espaço profundo ou a nível planetário...

Pena não ter lido essa explicação antes  :-\
Uma lente barlow não ajudara na questão da ampliação?

Muito obrigado pelas respostas, estão a ser muito esclarecedoras!
Grande Abraço!
Vítor Branco
Skywatcher Skyhawk - 114/500mm parabolican

Um Universo de novas possibilidades!

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Qual destes escolher?
« Responder #5 em: Março 17, 2011, 12:23:43 am »
Deveria ter escolhido um com uma F/8 em vez deste?
Não! Eu acho que foi boa escolha. Como dizes, a Barlow "transforma" este no outro (metaforicamente falando). Caso contrário terias que usar um redutor focal, o que em Newtonianos não dá (falta de espaço). Não dava para converter o F/8 em F/4, sem se cortar o tubo, e substituir o espelho :)
Fil.
GOAAA

Offline BlackSilence

  • Mensagens: 9
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Qual destes escolher?
« Responder #6 em: Março 18, 2011, 02:06:00 pm »
Já o tenho :D é espectacular apesar de só ter visto a Lua(não muito bem porque o filtro lunar tem defeito e tenho de o colocar entre o olho e a ocular) e Saturno que é uma coisa minúscula apesar de já dar para destingir os seus anéis :D pena eu não saber ainda onde ficam o resto dos meus possíveis interesses e ainda bem que vocês me mostraram o Stellarium porque com certeza me vai ajudar bastante a encontra-los!

Será que com este telescópio conseguirei ver a Nebulosa de Orion? Que filtros devo comprar para melhorar a imagem apresentada?
Será que uma lente Barlow X3 me ajudara a visualizar melhores imagens? a que veio com o telescópio é X2, tenho receio de exceder o máximo de ampliação aconselhado para o meu telescópio, que isso me estrague a imagem e que não valha a pena o investimento.

Muito obrigado!
Vítor Branco
Skywatcher Skyhawk - 114/500mm parabolican

Um Universo de novas possibilidades!

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Qual destes escolher?
« Responder #7 em: Março 18, 2011, 03:36:27 pm »
Será que com este telescópio conseguirei ver a Nebulosa de Orion? Que filtros devo comprar para melhorar a imagem apresentada?
Será que uma lente Barlow X3 me ajudara a visualizar melhores imagens? a que veio com o telescópio é X2, tenho receio de exceder o máximo de ampliação aconselhado para o meu telescópio, que isso me estrague a imagem e que não valha a pena o investimento.


Sim, conseguirás ver a Nebulosa de Orion e muitos mais objectos. No entanto adquirir um filtro de Poluição Luminosa para um telescópio de 114mm não vai trazer muitas vantagens.


Ter uma barlow de 3x poderá não adiantar muito, no entanto isso dependerá da ocular que usares.
Cumprimentos,
João Clérigo

Offline batman

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 97
  • Karma: +2/-0
  • Paulo Roldão Baptista
    • Ver Perfil
Re: Qual destes escolher?
« Responder #8 em: Março 18, 2011, 08:20:07 pm »
Não sou nem de longe nem de perto em expert mas a minha fraca experiência já me permite afirmar que uma boa ocular vale todo o dinheiro que pudermos dar. Claro que podem custar 60, 70 ...100 ... 200 ...500 .... euros mas uma ocular ED (exemplos: aqui e aqui) parece-me que tem uma boa relação custo/qualidade e abre outra janela sobre o espaço. Um regalo  para a vista.
« Última modificação: Março 21, 2011, 12:14:11 am por batman »

Offline BlackSilence

  • Mensagens: 9
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Qual destes escolher?
« Responder #9 em: Março 18, 2011, 09:14:00 pm »
Hmm...
Obrigado desde já pelas respostas.

Segundo o que percebi, no que devo apostar para já é numa ocular para melhorar a performance, correto?

Estou agora mesmo a visualizar a Nebulosa de Orion e reparei que não consigo ver muita coisa a não ser uma mancha muito pequena, eu sei que não irá ficar melhor, mas será que comprando uns filtros de cor me consigo aperceber mais dos seus pormenores? É porque a ideia que tenho é que o resto da Nebulosa se dissolve no escuro da noite pelo facto de eu a ver a preto e branco...

Muito obrigado pela vossa atenção!
Vítor Branco
Skywatcher Skyhawk - 114/500mm parabolican

Um Universo de novas possibilidades!

Offline waldju

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 376
  • Karma: +11/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Qual destes escolher?
« Responder #10 em: Março 18, 2011, 09:20:51 pm »
Estou agora mesmo a visualizar a Nebulosa de Orion e reparei que não consigo ver muita coisa a não ser uma mancha muito pequena, eu sei que não irá ficar melhor, mas será que comprando uns filtros de cor me consigo aperceber mais dos seus pormenores? É porque a ideia que tenho é que o resto da Nebulosa se dissolve no escuro da noite pelo facto de eu a ver a preto e branco...

Olha, os filtros não te farão ver cor. Não detetas cor porque não existe luminosidade suficiente para os teus olhos detectarem cor...
Os filtros são mais para planetas (fazer realçar mais uma cor ou detalhe) e para fotografia.
Para detectares cor tens que ter um telescópio com uma grande abertura e mesmo assim  :o

Pena os nossos olhos não fazerem longa exposição  ;D  Aí sim, já se notava cor  ;)
Orion XT12i
Maksutov OMC140 Deluxe
Refrator SkyWatcher 102/500
Go-To Synscan Altazimutal
Cam Celestron NexImage
10X50 Bresser
Antares Speers Waler 9,4mm 82º
Baader Hyperion 24mm 68º

Offline BlackSilence

  • Mensagens: 9
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Qual destes escolher?
« Responder #11 em: Março 19, 2011, 10:46:42 am »
Obrigado

Santa ignorância a minha xD

Bem... Nesse caso ta visto que pouco ou nada posso fazer a não ser arranjar uma ocular melhor.

Obrigado pelas dicas!
Vítor Branco
Skywatcher Skyhawk - 114/500mm parabolican

Um Universo de novas possibilidades!

Offline poiou123

  • Mensagens: 6
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Qual destes escolher?
« Responder #12 em: Junho 13, 2011, 10:41:33 pm »
Acham que este dá para iniciar (ver umas coisitas, uns planetas, e uma ou outra galáxia) e no futuro talvez astrofotografia afocal.

http://www.galactica.pt/ver/7883/1/2/329/galactica-myspacescope-60mm-az-goto.php

Se não for grande spingarda, indiquem algum dentro do mesmo preço, e com montagem azimutal.l

Obrigado!
« Última modificação: Junho 13, 2011, 10:43:10 pm por poiou123 »

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Qual destes escolher?
« Responder #13 em: Junho 14, 2011, 06:20:15 pm »
Olá, tudo bem? :)
Olha, antes de escolher este ou outro telescópio, deves saber algumas coisitas.
Por exemplo, se queres iniciar em astrofotografia, mesmo que seja mais tarde, convém que tenhas uma montagem equatorial motorizada, para que possa seguir o movimento de rotação da terra e manter os objectos no campo de visão, ou então uma montagem azimutal, mas que também seja motorizada, como é o caso do sistema que este telescópio que mencionas tem, o Go-To.
Digo isto, porque mencionaste o facto de que se este telescópio não fôr exactamente o mais indicado, que fosse outro com montagem azimutal; a menos que seja montagem com Go-To, este tipo de montagem dificilmente poderá ser utilizada para astrofotografia, no máximo para fotos instantãneas, uma vez que não tem a capacidade de seguir o movimento de rotação da terra.

Em relação ao sistema òptico deste telescópio,de 60mm, é mesmo para iniciar, dá para ver algumas coisas, como a Lua e as suas crateras, Júpiter e as 4 luas maiores, Vénus e as suas fases, Saturno e os seus anéis, alguns enxames de estrelas, etc; como disse, dá para algumas coisas, mas é melhor não criar demasiadas expectativas, porque pode não ser muito bem o que poderias estar à espera, ok?
O preço dele é um bocadinho  caro para um refractor acromático de 60mm, mas isso deve-se à montagem Go-To, que é sem dúvida uma mais valia ( esta montagem tem só um senão: para quem quer aprender a conhecer o céu nocturno, ela torna as coisa demasiado fáceis, uma vez que procura por nós aquilo que queremos ver e apesar de parecer um pouco contraditório, torna-se bastante mais confortável poder olhar para o céu sem qualquer instrumento e poder reconhecer as constelações e objectos mais visíveis, percebes? ).
Em todo o caso, na minha opinião, e não sabendo o teu limite financeiro, eu diria para apostares num Newton de maior tamanho com montagem equatorial ou então um Dobson, que como sabes é também um Newton, mas com uma montagem azimutal muito simples e muito barata.
Se quiseres alguns exemplos, ajudava poder ter uma idéia de quantos euritos tás a pensar em derreter. ;D
Um abraço
« Última modificação: Junho 14, 2011, 07:16:05 pm por Emanuel »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline poiou123

  • Mensagens: 6
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Qual destes escolher?
« Responder #14 em: Junho 14, 2011, 07:50:35 pm »
A astrofotografia é só mesmo fotos instantaneas, para tirar umas fotos de vez em quando
O meu orçamento (de estudante) é de até 250, sei q á pouco mas para começar é o que há.
Queria uma coisa portátil, apesar de o telescópio não ser para mudar de sitio, tenho pouco espaço para o arrumar, montado não dá.
Tou a pensar num azimutal porque a equatorial é um bocado complicada e sei que um reflector é um bocado melhor, mas e colimação e o tamanho são os contras

obrigado

Re: Qual destes escolher?
« Responder #14 em: Junho 14, 2011, 07:50:35 pm »