Autor Tópico: Como iniciar?  (Lida 2660 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline jorginho999

  • Mensagens: 3
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Como iniciar?
« em: Março 10, 2011, 05:46:14 pm »
Boas,
Sou acabadinho de chegar a este mundo e precisava de umas luzes para saber por onde começar.
Ofereceram-me um telescópio e ontem estive a dar uma vista de olhos a lua e acho que fiquei fascinado...
A questão é que não percebo nada disto eheheh é preciso começar por algum lado....

O que é que me aconselham como primeiros alvos a observar? Ainda terei de resolver outra questão que é a de aprender a orientar o telescópio.... Algumas dicas?

O telescópio que tenho é um Bresser skylux NG.

Offline waldju

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 376
  • Karma: +11/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Como iniciar?
« Responder #1 em: Março 10, 2011, 06:05:01 pm »
Sê bem-vindo,

É sempre uma tentação apontar o telescópio e observar o céu, mas melhor ainda é saber para onde apontar e o que vamos observar.
Portanto, o que deves começar a "investigar" é como te orientares no céu noturno e o que podes de facto observar nessa época do ano.
Aconselho o livro "Roteiro do Céu" para te dar umas luzes ;) É um livro bom para iniciação, pois dá-te "exercíssios" para fazeres no exterior ao mesmo tempo que o lês. E aconselho também o softwear "Stellarium" (gratuíto) que te mostra como irá estar, a tempo real, o céu nessa noite.

Não fiques com elevadas espectativas do que irás observar, pois não será nada como as fotografias que vês na internet e assim, mas sim aproveita cada observação para pensar que estás a observar um objecto que "poucos" têm oportunidade de observar  :)
Orion XT12i
Maksutov OMC140 Deluxe
Refrator SkyWatcher 102/500
Go-To Synscan Altazimutal
Cam Celestron NexImage
10X50 Bresser
Antares Speers Waler 9,4mm 82º
Baader Hyperion 24mm 68º

Re: Como iniciar?
« Responder #1 em: Março 10, 2011, 06:05:01 pm »

Offline jorginho999

  • Mensagens: 3
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Como iniciar?
« Responder #2 em: Março 10, 2011, 11:00:37 pm »
Boas,
Obrigado pelas dicas. Vou ver se encontro esse livro.
O software já tenho já o tinha instalado mas ainda ando a nora... ;o)
Por exemplo... eu vejo no software onde está sirius por exemplo... e depois como é que faço no telescópio para conseguir observar sirius? Sirius ou outro qualquer...

EU já percebi que o meu telescópio devia ter uma escala de longitudes e outra de latitudes e não tem... Se calhar tenho de improvisar uma escala não é? E isto aponta-se com os graus da bussula? a logica é mais ou menos esta?

Das informações que o software dá quais é que são relevantes para conseguir-mos apontar para o que queremos?

Obrigadinho pela ajuda

Offline waldju

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 376
  • Karma: +11/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Como iniciar?
« Responder #3 em: Março 11, 2011, 01:07:19 am »
Não sou a pessoa mais indicada para te explicar isso, pois ainda estou a começar também  ;)
Mas uma coisa é certa, tens que saber identificar algumas constelações mais simples:
-Ursa Maior
-Ursa Menor (onde tem a Estrela Polar)
-Cassiopeia

Estas 3 constelações são fáceis de detectar, pois são visíveis durante todo o ano, têm estrelas brilhantes (principalmente a Ursa Maior e Cassiopeia) e tem uma técnica de saber a localização de uma a partir de outra. O livro que te indiquei explica tudo isso  ;)

E depois há sempre outras constelações fáceis de detectar como por exemplo:
-Orion (que tem 3 estrelas bem juntinhas e alinhadas que formam o sinturão de Orion e tem também uma nebulosa fácil de encontrar)

Quando conseguires identificar algumas constelações é bem mais fácil de descobrir onde está o que procuras. Mais uma vez espero ter ajudado  ???
Orion XT12i
Maksutov OMC140 Deluxe
Refrator SkyWatcher 102/500
Go-To Synscan Altazimutal
Cam Celestron NexImage
10X50 Bresser
Antares Speers Waler 9,4mm 82º
Baader Hyperion 24mm 68º

Re: Como iniciar?
« Responder #3 em: Março 11, 2011, 01:07:19 am »