Autor Tópico: Konusmotor 500  (Lida 4046 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline kickflip

  • Mensagens: 18
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Konusmotor 500
« em: Fevereiro 12, 2011, 01:25:05 pm »
Boas Pessoal! Possuo um Dobson 8'' da Orion, mas como sabem tem um problema. A montagem. Claro que também tem as suas vantagens, mas gostava de me iniciar na astrofotografia. É verdade que não tenho muitos conhecimentos neste campo, ou mesmo nenhuns :-D  mas estava "para aí virado".

Tenho possibilidade de comprar um konusmotor 500 por 190€, o que acham? o telescópio so fui usado uma vez, está novo. Acham que é uma boa compra?

Já agora, possuo uma digital panasonic lumix dmc-fx60, acham que da para fazer alguma coisa com ela? :-D


outra possibilidade ja tinha pensado era arranjar uma montagem EQ para o dob, mas imagino que seja bem pesadote para o meu bolso de estudante universitario!

desde ja, muito obrigado!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Konusmotor 500
« Responder #1 em: Fevereiro 12, 2011, 03:59:24 pm »
Olá Kick, tás bom?
Olha, se queres a minha opinião sincera, não compres o Konus motor 500; tens um telescópio de 8 polegadas e vais comprar um de 4,5 polegadas? :?
Pessoalmente acho que é andar para trás, a menos que estejas unicamente a pensar num telescópio mais portátil, mas mesmo assim, um dob de 8" como o que tens é bastante portátil, apesar de tudo.
O que eu faria? O que sugeriste: comprar uma montagem equatorial, motorizada, uma vez que tás a pensar em astrofotografia, e melhor ainda era se fosse com Go-To; normalmente quando se pensa neste tipo de montagem, pensa-se em números astronómicos, mas não é bem assim, existem várias opções.
Por exemplo, dá uma olhada nestas montagens:

http://www.galactica.pt/ver/1479/1/4/21 ... m-eq-5.php

http://www.teleskop-express.de/shop/pro ... Mount.html

http://www.teleskop-express.de/shop/pro ... -10kg.html

Uma das coisas que tens de ter em atenção, se queres fazer astrofotografia, é o peso que a montagem pode suportar, ok? tens que comprar uma que suporte o peso do tubo e que tenha margem para uns quilos mais.Porquê? Porque além do tubo sempre vais adicionar mais o peso de máquina fotográfica, ou CCD, ou tubo buscador guia, etc, etc.

Ou então tens por exemplo a opção de comprar em segunda mão, a montagem que eu tenho foi comprada assim e está impecável, nova, e poupei muita pasta. Dos exemplos que te dei, eu já tive a da Celestron e gostei bastante, só não gostei dos motores e controlador, parece um pouco rasco para uma montagem tão robusta, mas enfim...
A questão aqui é que em vez de pagares 190 euros pela Konus Motor 500, que tem uma montagem fraquinha ( nem penses em colocar o Newton de 8", que ela não se aguenta ) e por mais um pouco podes ficar com uma boa montagem; não te esqueças de que, se quiseres comprar só a montagem também tens que comprar os anéis para o tubo e a dovetail, que é a barra metálica que liga o tubo e respectivos anéis à montagem.
Dá uma vista de olhos na secção de montagens usadas da APAA

 http://www.apaa.co.pt/apaaforum/index.p ... 123.0.html

Com a tua Panasonic Lumix de 12 megapixels podes fazer a chamada fotografia afocal, que resumidamente é colocar a máquina em frente da ocular, focar a imagem e fotografar; podes fazer manualmente, desde que tenhas umas mâos estáveis, sem tremer, ou então adquirir um acessório como este:

http://www.teleskop-express.de/shop/pro ... aptor.html

No entanto também convém dizer que a fotografia em modo afocal é muito limitada para fazer fotografia de céu profundo ( tipo nebulosas ou galáxias).

Espero que ajude,
Um abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Re: Konusmotor 500
« Responder #1 em: Fevereiro 12, 2011, 03:59:24 pm »

Offline kickflip

  • Mensagens: 18
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Konusmotor 500
« Responder #2 em: Fevereiro 12, 2011, 05:22:54 pm »
Muito obrigado Emanuel  :D

Realmente quando pensei numa montagem para o dob pensei que ficasse mais caro, mas sendo assim acho que é mesmo isso que vou fazer. Vou ter de juntar uns trocos entretanto, mas devo apostar nisso!

mais uma vez,muito obrigado eheh
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Konusmotor 500
« Responder #3 em: Fevereiro 12, 2011, 05:56:17 pm »
Ora essa, é um prazer ajudar! :D
Repara só que as montagens novas que eu indiquei não têm motores incluídos, ok? São mais uns trocos, mas se queres fazer astrofotografia, é imprescendível que a montagem seja motorizada, pelo menos no eixo da declinação.
No site da APAA, há duas montagens Go-To, por um preço muito bom, no entanto já são 550 euros cada uma, é um investimento, mas vale bem a pena; a montagem deve ser o acessório em que mais se deve investir: a parte óptica pode-se mudar sempre que queiramos, mas se tivermos uma boa montagem, com boa capacidade, poderá durar um bons anos, e ser sempre a mesma.
Obviamente que depende do tamanho da nossa carteira. :-D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Re: Konusmotor 500
« Responder #3 em: Fevereiro 12, 2011, 05:56:17 pm »