Autor Tópico: Evidência de Materia Negra Descoberta  (Lida 1284 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline igomes

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 337
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Evidência de Materia Negra Descoberta
« em: Agosto 23, 2006, 10:30:05 am »


Um equipa de cientistas da NASA no Observatório Chandra X-Ray descobriram que a matéria negra existe e é tão real como qualquer outro objecto celeste.
Esta descoberta veio acalmar as preocupações de certos cientistas em relação à existência ou não de matéria negra no espaço.

A matéria negra foi descoberta quando os cientistas tentaram usar o método de lente gravitacional para descobrir a massa do enxame da Bala (Bullet Cluster) (na imagem em cima).
Ao usar o método da lente gravitacional, a luz proveniente do enxame é superior ao que deveria ser pelo que concluiram que haveria algo que estava a curvar a luz novamente para o enxame.
A conclusão foi que a matéria negra, representada a rosa seria a causa para tal e é a prova que a matéria negra existe.

Fonte : NASA
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por igomes »
Galactica M51 Team powaaaa \":)\"
Konichiwa mina-san ^^

Vendo : Clio 2 1.2 16V Expression - Cor Cinza Perola - 59000km - Revisão aos 52000km - Pneus novos - Inspeccionado ...Interessados contactem-me por Mensagem Privada...

[ur

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #1 em: Agosto 23, 2006, 01:50:38 pm »
Sinto-me um leigo, a falar sobre isto, e é certo que como tem o cunho da NASA, então deve ser verdade e tal.. Mas há algo que me perturba nestas notícias..  Pelo pouco que dá para ler sobre o assunto, até parece uma conclusão relativamente subjectiva baseada na interpretação humana.. Algo como dizer que se confirma a vida em Marte uma vez que há uma estrutura geológica em forma de uma cara na superfície do planeta!
Não estou a dizer que não concordo que haja Matéria Negra.. Simplesmente estou a refilar com a forma como a notícia é apresentada..
Já montes de coisas aconteceram cuja "explicação" é haver alguma coisa que-não-sabemos-o-que-é que faça com que o que não-era-suposto-ser seja. Chamar a isso evidência de Matéria Negra, é um pouco arrujado..

Se calhar a notícia original era "descubrimos uma contradição na teoria vigente, que pode bater certo se considerarmos que a discrepância é causada pela existência de matéria Negra" e os jornais dizem logo "Descuberta Matéria Negra por astrónomo da NASA!"...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

(sem assunto)
« Responder #1 em: Agosto 23, 2006, 01:50:38 pm »