Autor Tópico: Decepção com binóculos 20x80  (Lida 7544 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Jorge S1970

  • Astro-Novato
  • *
  • Mensagens: 1
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Decepção com binóculos 20x80
« em: Janeiro 11, 2011, 07:29:04 pm »
Olá, Chamo-me Jorge, tenho 40 anos, e tentei fazer a minha primeira observação de sempre hoje, uma vez que desde há 15 dias que o céu se encontrava nublado, com a excepção da noite da passagem de ano.

Por volta das 18h30m, na Amadora, em zona de muita poluição luminosa, observei a Lua, Júpiter ( quando estes se encontravam na direcção do Sul ) e uma outra estrela, a Norte, que não identifiquei. Como não recorri ao tripé tive  os esperados problemas de ( falta de ) estabilização de imagem.

Mas a minha decepção deve-se ao que consegui observar:

a)da Lua não se consegui ver grandes pormenores, apenas os mares, um pouco melhor que a olho nu

b) Júpiter pareceu-me meia bola branca sarapintada com bolinhas vermelhas, quase tipo joaninha invertida ( parece anedótico )

c)uma estrela que se assemelhava com Júpiter ( um disco branco sarapintado ) quando esperava apenas ver um pontinho de luz

Em nenhum caso, tive aquilo que se poderia chamar uma imagem fantasma.

Nestes astros, aparece um rebordo azul ( a tonalidade das lentes são verdes ).

Sendo iniciante, agradeço a vossa paciência para alguma falta de rigor minha, mas gostaria de perguntar se os binóculos de uma marca alemã comprada num supermercado low-cost alemão poderão estar na origem desta decepção ou se é não é expectável ver mais do que isto.

Obrigado e boas observações,
Jorge
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Decepção com binóculos 20x80
« Responder #1 em: Janeiro 11, 2011, 09:46:06 pm »
Olá Jorge, bem vindo ao fórum. :)
Olha, desculpa te dizer isto, mas acho que disseste exactamente o que te aconteceu. :?  Eu explico:
Quando se escolhe binóculos, deve-se ter alguns cuidados; o serem baratos é quase sempre indício de má qualidade; o facto de as lentes  terem, como dizes, tonalidade verde, pode ser também um indício de mau tratamento anti-reflectivo das lentes ( "coatings" em Inglês); normalmente deve-se procurar uma típica côr violeta nas lentes, quando observadas ligeiramente de lado.
Existem no entanto, outros facores que podem ter levado a essa má experiência, sendo um deles a elevada turbulência atmosférica; outro dos factores, é que deve-se evitar observações de objectos que se encontrem num nível baixo do céu, sobretudo ao nível do horizonte, porque como a imagem desses objectos tem de atravessar uma camada da atmosfera maior, a imagem torna-se pior;
Só que, neste caso, estamos a falar de dois dos objectos mais brilhantes do céu nocturno( 1º a Lua, 2º Vénus,3º Júpiter( sem ter em conta a estação espacial), por isso visíveis mesmo em zonas de bastante poluição atmosférica; uns binóculos 7X50 são suficientes para ter uma visão agradável da Lua e conseguir perceber o planeta Júpiter e as suas 4 luas; com uns binóculos 20X80 deverias , sem problema , ver um pouco mais que isso, pelo menos na Lua. :?
Posso estar enganado, mas eu acho que os teus binóculos têm algum tipo de problema ou são de qualidade duvidosa.
Esses sintomas que mencionas são típicos de baixa qualidade; as imagens terem essa tonalidade azul e aparecerem "serapintados" com outras cores sugere que sofrem de elevada aberração cromática, que é um problema comum às lentes de vários telescópios e resume-se à capacidade ou não, de uma lente conseguir formar uma imagem em que todas as cores que formam a luz branca cheguem focadas ao mesmo tempo( um dos melhores exemplos de aberração acromática, é o arco-íris); quando não o conseguem, vêm-se as imagens com um desvio para o vermelho de um dos lados e desvio para o azul/violeta para  outro
O que podes fazer, é voltar a experimentá-los numa boa noite e se puderes, num tripé fotográfico, uma vez que os seguraste nas mãos, e como são grandes e pesados, isso também te pode ter provocado essa desilusão, devido ao facto de não se conseguir manter estáveis. :?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Re: Decepção com binóculos 20x80
« Responder #1 em: Janeiro 11, 2011, 09:46:06 pm »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Decepção com binóculos 20x80
« Responder #2 em: Janeiro 12, 2011, 05:48:44 pm »
Viva, eu estranhei é a descrição do "sarapintado".. A vista à noite prega muitas partidas, e pela descrição eu não consegui reproduzir na minha cabeça o que poderia estar a acontecer.. As minhas sugestões para uma próxima avaliação são:
1 - binóculos bem apoiados para descartar a hipótese de ser do tripé.
2 - olhar para algo bem alto (penso que o facto de Júpiter e a Lua estarem na direcção Sul, significa que já estão o mais alto que podem estar, por isso acho que foi boa escolha.
3 - no caso das "sarapintas" voltarem a aparecer, tentar perceber "onde" é que elas estão, e se estão bem focadas ou se podem ser coisas ligeiramente "borradas". Quando digo "onde estão" digo com um olho tentar descobrir mexendo a cara para os lados, saindo do eixo óptico, ver se as pintas parecem estar presas ao planeta ou não. Também pode ajudar comparar as imagens dos dois olhos. Se estiverem bem focadas, significa que essas pintas estão dentro da ocular perto do plano focal, se estiverem desfocadas podem ser grãos de poeira noutra superfície óptica.
4 - em geral, a má qualidade óptica reflecte-se mais em imagem borrada ou sem definição, ou haver descolimação, ou algo "genérico" e não propriamente um sarapintar da imagem..
5 - às vezes há dificuldades acrescidas em binóculos que amplifiquem muito, em manter-se o olho bem alinhado com o eixo óptico, aqui o sintoma mais comum é a imagem parecer desaparecer quando se afasta o olhar ou se olha para o lado do campo.. A distância a que o olho fica da ocular também pode ser algo a ter em conta..

Mas não estou a ver assim muito mais do que possa estar a acontecer..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline nunoagameiro

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 250
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Decepção com binóculos 20x80
« Responder #3 em: Janeiro 12, 2011, 06:14:33 pm »
Pela descrição da observação de Jupiter e com a "estrela que se assemelhava com Jupiter", estava quase tentado a dizer que os binóculos não estavam bem focados. Presumo, pela descrição, que a estrela se assemelharia a Jupiter no tamanho aparente. Se assim for, era preciso que a qualidade optica fosse mesmo miserável, para que uma estrela surgi-se desse "tamanho". Pelo mesmo facto, poderás não ver tanto quando o possível com essa abertura da Lua.

Tenta, antes de observar Jupiter, focar um objecto o mais longe possível, como um poste distante ou uma antena. Tem é de ser o mais longe possível. Só mesmo para descartar esta hipótese, ainda que mais improvável.

Concordo com o Emanuel; o rebordo azul, é sem dúvida ma correcção cromática.

A ter em atenção, que com essa abertura, Jupiter não se irá mostrar muito mais que uma bola branca. Aliás, ou muito me engano, ou tudo o que irás conseguir ver, são mesmo 5 bolas brancas; Jupiter e 4 das suas luas.

Agora as bolinhas sarapintadas é que me deixam sem palavras. Eu vejo "bolinhas" na imagem, precisamente quando o telescópio não está bem focado, e devido a isso nota-se tudo o que é pó nas lentes, mas nunca vermelhas.
Acontece algo idêntico também, quando existem luzes reflectidas nas lentes, mas nesse caso percebe-se perfeitamente do que se trata.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Decepção com binóculos 20x80
« Responder #4 em: Janeiro 12, 2011, 11:14:02 pm »
Deverias ter ido para uns bons binóculos 7x50.
50mm de abertura é excelente para começar. E os binóculos são leves o suficiente para segurar longos minutos.
7x de ampliação é o ideal. Mais do que isso e tremes por todo o lado.
Eu tenho uns Vixen comprados na Galáctica que são excelentes.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Re: Decepção com binóculos 20x80
« Responder #4 em: Janeiro 12, 2011, 11:14:02 pm »