Autor Tópico: como "ler" uma carta celeste?  (Lida 7975 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline newton45

  • Mensagens: 7
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
como "ler" uma carta celeste?
« em: Janeiro 07, 2011, 05:17:23 pm »
Eu tive a ver algumas cartas celestes. Mas nao sei como localizar aquilo que vejo na folha quando olho para o céu (bem sei que muitas "coisas" nao da para ver a olho nu). Alguem me pode ajudar a localizar aquilo que vejo na folha, olhando para o céu?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: como "ler" uma carta celeste?
« Responder #1 em: Janeiro 07, 2011, 09:40:23 pm »
Olá, boa noite, tudo bem?
Olha, o ler cartas celestes e depois identificar os objectos no céu não é difícil, requer apenas um pouco de práctica.
Aliás é o primeiro passo que todos nós devemos dar quando nos iniciamos em astronomia.
Eu adorava as noites que passava em cima do telhado da casa dos meus pais, só a olhar para cima. Agora já não o faço, estou um bocado gordo para isso. :twisted:
Começa pelo mais fácil, que é identificar as constelações principais; quando te familiarizares com elas, vais ver que a partir daí, tudo se torna fácil; vais olhar para o céu e automáticamente reconheces as principais.
Nesta altura do ano existe uma que é impossível falhar e é talvez a constelação mais bem conhecida; chama-se Orion e neste momento (às 21 horas) ,encontra-se mais ou menos na direcção  sudoeste.
Para te ajudar, vou-te dar um link de um programa muito bom, e que muitos de nós usamos para localização dos mais variados objectos, funciona em tempo real, por isso muito útil; depois de fazer o download e instalação, abre o programa, desloca o rato para a esquerda do ecrã ou para baixo, para teres acesso às opções, e numa delas podes colocar a tua posição geográfica; isto para que o céu apresentado no programa seja exactamente igual ao da posição em que te encontras. Existem muitas outras opções, é só uma questão de pesquisar o programa:

http://www.stellarium.org

Utiliza que acho que vais gostar. :D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Re: como "ler" uma carta celeste?
« Responder #1 em: Janeiro 07, 2011, 09:40:23 pm »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: como "ler" uma carta celeste?
« Responder #2 em: Janeiro 09, 2011, 05:51:46 pm »
Olha, essa é uma boa ideia! Usar o Stellarium para treinar o ler das cartas!
Por exemplo começar com uma vista de grande parte do céu..  Depois olhar para a carta e procurar as estrelas no ecrã do computador.
Mas rapidamente se percebe que ajuda imenso encontrar logo um ponto de referência no céu, e na carta, como uma constelação.. A partir daí é tudo uma questão de distâncias, direcções, e "pontinhos de luz".. Daí em diante é só usar prática e técnica para apanhar pontos de referência (asterismos), e não nos perdermos no processo. Fazer figuras no céu e na carta como triângulos rectângulos, ou andar 1/3 da distância entre estrelas, etc..
É mesmo questão de prática.

No caso do céu, o pior às vezes é mesmo nós não nos perdermos.. porque a cabeça tem que andar muito entre olhar para cima, e olhar para a carta. A lanterna vermelha ajuda, mas há alturas que me apetecia espetar pioneses no céu :geek:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Re: como "ler" uma carta celeste?
« Responder #2 em: Janeiro 09, 2011, 05:51:46 pm »