Autor Tópico: Quais os melhores binóculos para mim? ;P  (Lida 15338 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline waldju

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 376
  • Karma: +11/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Quais os melhores binóculos para mim? ;P
« em: Dezembro 30, 2010, 04:59:48 pm »
Boa tarde,

Já participei mais activamente neste fórum, depois "desapareci" e agora regressei!

Á cerca de 2 anos (quando comprei o meu 1º telescópio) tinha bastantes dúvidas de como o utilizar e o que observar. Tinha um Celestron AZ 70mm. O telescópio era bastante leve, mas tinha pouca estabilidade (tanto a nível da montagem como a nível do próprio tubo - não estabilizava com facilidade). No entanto recolhi bastantes recordações e experiências com esse telescópio.

Como queria conseguir ver mais e melhor, optei por comprar outro telescópio e vendi o de 70mm. Comprei o  Sky-Watcher 130mm EQ-2. Fiquei logo todo entusiasmado! O que é certo é que era muito pesado e de difícil transporte, começando de dia para dia a ficar encostado, encostado, encostado... Ao ponto de à 1 ano para cá que não vejo nada pelo canudo -.-'
Li neste fórum, quando andava à procura de qual telescópio para comprar, que "O melhor telescópio é aquele a que damos mais uso" e agora compreendi a moral desta frase!

Acontece que a semana passada comprei uns binóculos, que estavam a 19,99€ no Lidl (desculpem a publicidade gratuíta) e ganhei de novo o bichinho pelas estrelas e pelos astros. Os binóculos são da Rocktail 10-30X60, prisma porro e BAK7. Pelo preço são excelentes!!! Já vi a M42, a M45, a Lua... Tudo com um detalhe fantástico! Até Saturno se vê (até mais nítido - não tão perto, mas nítido - que no telescópio). Fiquei bastante impressionado!!!
Apenas tive que efectuar uma colimação para acertar as imagens, mas tudo muito simples.

Agora estou tentado a comprar uns binóculos "melhorzitos", pois são muito mais leves que um telescópio e mais fáceis de transportar. As minhas inclinações são para:

http://www.astroshop.eu/bresser-binoculars-astro-20x80-with-tripod/p,16315
http://www.astroshop.eu/omegon-binoculars-nightstar-25x100-with-bag/p,14698
http://www.astroshop.eu/celestron-zoom-binoculars-skymaster-25-125x80/p,16556
http://www.astroshop.eu/celestron-zoom-binoculars-skymaster-20-100x70/p,16555

Tendo em conta qualidade/preço e objectos observáveis, qual o que vocês acham que melhor se adaptaria ao meu caso?

Desde já grato pelo tempo e disponibilidade dispensada da vossa parte e a todos um bom 2011, com bons céus!
Grande abraço
Waldju
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Orion XT12i
Maksutov OMC140 Deluxe
Refrator SkyWatcher 102/500
Go-To Synscan Altazimutal
Cam Celestron NexImage
10X50 Bresser
Antares Speers Waler 9,4mm 82º
Baader Hyperion 24mm 68º

Offline waldju

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 376
  • Karma: +11/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Quais os melhores binóculos para mim? ;P
« Responder #1 em: Janeiro 01, 2011, 04:58:43 pm »
Mais uma vez, boa tarde!

Espero que tenham feito uma boa passagem para o novo ano!!!

Tenho mais umas dúvidas. Eu tenho o telescópio Skywatcher SW 135 EQ2.
1- Será que posso retirar o tubo e colocar uns binóculos numa rosca que tem na montagem?
2- E, se adaptar os binóculos à montagem, não preciso de ter o contra-peso do telescópio pois não?
(assim a montagem fica bem mais leve!)
Penso que seja para adaptar uma máquina fotográfica à montagem e se assim fôr, deve dar para colocar lá os binóculos (assim não preciso de comprar tripé, penso eu...).

Eu só tenho esta dúvida, pois não tenho o adaptador de binóculos ao tripé, e sendo assim não posso testar.

Mais uma vez agradeço quem me possa ajudar.
Grande abraço
Waldju
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Orion XT12i
Maksutov OMC140 Deluxe
Refrator SkyWatcher 102/500
Go-To Synscan Altazimutal
Cam Celestron NexImage
10X50 Bresser
Antares Speers Waler 9,4mm 82º
Baader Hyperion 24mm 68º

Re: Quais os melhores binóculos para mim? ;P
« Responder #1 em: Janeiro 01, 2011, 04:58:43 pm »

Offline waldju

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 376
  • Karma: +11/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Quais os melhores binóculos para mim? ;P
« Responder #2 em: Janeiro 04, 2011, 01:42:25 am »
Boa noite,

Mesmo sem obter ainda nenhuma resposta, apercebi-me (por conta própria) da não importância de ter zoom nuns binóculos! É. sem dúvida, mais importante o campo de visão e o "Eye Relief" que o zoom...

Por essa razão excluí (sem sombra de dúvidas) os binóculos com zoom, por terem o campo de visão menor (menos espaço de observação) e agora tenho apenas uma dúvida (que espero ver dissipada, pois até agora ainda ninguém comentouo meu tópico). Será que é muito diferente a visão entre um 20X80 e um 25X100?

É que um é o dobro do preço do outro...
Será que vale mais a pena dar 300€ pelo 25X100 do que 150€ por um 20X80?

Aguardo uma resposta por alguém mais experiente, pois até agora ainda não obtive resposta alguma...
Grande abraço
Waldju
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Orion XT12i
Maksutov OMC140 Deluxe
Refrator SkyWatcher 102/500
Go-To Synscan Altazimutal
Cam Celestron NexImage
10X50 Bresser
Antares Speers Waler 9,4mm 82º
Baader Hyperion 24mm 68º

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Quais os melhores binóculos para mim? ;P
« Responder #3 em: Janeiro 04, 2011, 02:11:00 am »
Olá Waldju, tudo bem? :D
Olha , eu vou responder, mas não sou a pessoa mais indicada, porque não tenho assim tanta experiência com binóculos. :?
Bom, aquilo que eu sei, é que o binóculos com zoom,  em astronomia, não são aconselháveis, pelo facto de com a utilização, terem a tendência a que os seus prismas internos fiquem desalinhados e consequentemente poder afectar a qualidade da imagem; melhor mesmo é comprar uns que não tenham zoom. :?
Acho eu que as qualidades que se devem procurar nuns binóculos é em primeiro lugar a sua qualidade òptica, e normalmente, se forem construídos em vidro BK4 ou BaK7 são bons; depois o tratamento anti-reflectivo aplicado às suas òpticas: por norma, se olharmos para as lentes, ligeiramente de lado, consegue-se ver a côr do tratamento aplicado, e se se vir uns verdes, amarelos, azuis, avermelhados, por norma são indício de mau tratamento das superfícies; se não me engano, deve-se procurar uns binóculos com uma típica côr violeta ( atenção que posso estar enganado, era bom que mais pessoas do fórum ajudassem). Se não me engano, também se deve procurar que tenham prismas de porro ( os prismas internos que diminuem a distãncia focal dos binóculos), devido à fiabilidade do sistema.
Penso eu que os melhores serão os que tenham o campo de visão mais alargado, uma vez que é essa exactamente a função dos binóculos, a de proporcionar um grande campo de visão, além de, obviamente, proporcionarem visão binocular; idealmente uns 7X50mm serão mais do que suficientes.

Se a tua opção fôr os binóculos de mencionas, tem atenção ao seu peso, são bastante grandes e pesados. :?
A diferença entre uns 20X80mm e uns 25X100mm não deve ser muito grande,  agora o que deves ter em conta, é que comprares binóculos assim tão grandes, tens que pensar em comprar, ou adaptar um tripé, porque muito depressa te vais aperceber o difícil que é manter os binóculos apontados para um objecto sem tremer, especialmente se se estiver a utilizar as ampliações maiores.
Essa montagem de que falavas pode ser uma boa opção, desde que a consigas adaptar.
Mas espera mais um pouco, pode ser que mais alguém do fórum te dê mais alguma dica.
Abração :D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline waldju

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 376
  • Karma: +11/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Quais os melhores binóculos para mim? ;P
« Responder #4 em: Janeiro 04, 2011, 02:25:50 am »
Amigo Emanuel,

Antes demais o meu muito obrigado pela tua resposta. De facto, a tua resposta, vai ao encontro com o que me venho apercebendo. Mas uns 7X50 acho "pequenos demais" para o efeito que pretendo. Quero uns "bonóculos telescópio" que sejam mais fáceis de carregar (daí não ter que carregar com o contra-peso do telescópio) mas que me dê detalhes co céu. A diferença de preço entre uns 20X80 e uns 25X100 é exactamente o dobro (150€ uns e 300e os outros), daí perguntar se vale a pena a diferença de preço (pois o céu que tenho é mediano, nem muito escuro nem muito iluminado).

Estou como tu, com algumas dúvidas e com poucas respostas ;P

Aguardo por boas-novas!

Mais uma vez obrigado pela ajuda (da que já veio e da que há-de vir)!!!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Orion XT12i
Maksutov OMC140 Deluxe
Refrator SkyWatcher 102/500
Go-To Synscan Altazimutal
Cam Celestron NexImage
10X50 Bresser
Antares Speers Waler 9,4mm 82º
Baader Hyperion 24mm 68º

Offline waldju

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 376
  • Karma: +11/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Quais os melhores binóculos para mim? ;P
« Responder #5 em: Janeiro 05, 2011, 02:49:01 pm »
Alguém possui uns binóculos 25X100 ou já experimentou alguns?

É que como estou indeciso entre quais comprar (neste momento estou mais pendido para esse - 25X100), mas tenho medo de "jogar dinheiro fora" por uns binóculos quase iguais (pouca diferença em observações) 20X80...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Orion XT12i
Maksutov OMC140 Deluxe
Refrator SkyWatcher 102/500
Go-To Synscan Altazimutal
Cam Celestron NexImage
10X50 Bresser
Antares Speers Waler 9,4mm 82º
Baader Hyperion 24mm 68º

Offline nunoagameiro

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 250
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Quais os melhores binóculos para mim? ;P
« Responder #6 em: Janeiro 05, 2011, 03:11:11 pm »
Olá, apesar de nunca ter tido uns binóculos, deixo aqui uma opinião.

Com a compra de uns binóculos perde-se algo muito importante; a intermutabilidade de oculares, o que pode ser de extrema importância em alguns objectos.
Apesar de eu perceber que é muito mais confortável a visão bi-ocular, não creio que seja mais vantajoso a aquisição de uns com essa abertura. Se o teu problema era o transporte, ou muito me engano, ou estes também não vão ser nada fáceis de transportar. Apesar do desenho ser diferente (telescópio - binóculos), estarás a transportar algo como 2 telescópios de 100mm (tendo em conta a focal do mesmo).

Pondera muito bem, se não será melhor a aquisição de um telescópio de 80mm com uma distância focal curta. São leves, e bastante simples de transportar.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline waldju

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 376
  • Karma: +11/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Quais os melhores binóculos para mim? ;P
« Responder #7 em: Janeiro 05, 2011, 06:03:05 pm »
Boa tarde nunoagameiro e obrigado pela tua resposta! ;)
De facto o teu comentário é de todo construtivo e com fundamento.

Eu adorei a sensação de observar o céu noturno com os meus binóculos! Daí querer comprar uns que, apesar de necessitarem de tripé, sejam mais transportáveis e que me dê uma sensação de campo de visão mais alargado.

Os telescópios, para além de dar para alterar as oculares, dão uma imagem mais "falsa" (em termos de visão humana) que uns binóculos, não sei se me faço entender...
Uns binóculos também dão para alterar a magnificação, mas fica com um campo de visão mais afunilada e consequantemente com um menor número de objectos observáveis (com a mesma ampliação). Daí eu retirar da minha ideia os binóculos com zoom e preferir sem zoom (campo de visão mais alargado).

Ainda não sei bem o que fazer, mas neste momento coloco a hipótese de comprar mais um telescópio de parte, pela simples razão que já tenho um e que mais cedo ou mais tarde o colocarei de novo no activo. De momento é que não tenho onde guardá-lo e tenho-o no meu quarto. Assim, os não sei quantos quilos do telescópio (não sei bem quantos, mas é pesado "comó caraças") não dão para levar assim nas boas para observar fora do quarto.
Tenho que arranjar maneira de fazer um local para o colocar mais perto da zona de observação!  :?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Orion XT12i
Maksutov OMC140 Deluxe
Refrator SkyWatcher 102/500
Go-To Synscan Altazimutal
Cam Celestron NexImage
10X50 Bresser
Antares Speers Waler 9,4mm 82º
Baader Hyperion 24mm 68º

Offline joao marum

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 388
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Quais os melhores binóculos para mim? ;P
« Responder #8 em: Janeiro 05, 2011, 06:10:22 pm »
Olá. Penso que já disseram muito do que havia pra dizer. Na minha opinião, os binóculos são o intrumento ideal pra se levar pra todo o lado e que proporcionam um campo de visão amplo. Principalmente pra observares campos de estrelas, enxames abertos, uma ou outra galaxia, etc. Pra isso eu recomendo o 10x50 mais que o 7x50, devido à pupila de saída no 10x50 ser de 5mm e no de 7x50mm ser de 7mm. Ora, qual a diferença entre as duas? Em teoria, as pupilas dos nossos olhos dilatam-se no max até 7mm mas isto se fores jovem e se estiveres num céu extremamente escuro. Assim, se a pupila do teu olho tiver um diametro inferior à do binóculo, já estarás a perder luz. Ao observar com uns e com outros, vais ver que o céu nos 10x50 te vai parecer mais escuro devido a isto.

Quanto aos 20x80 ou 25x100. Pá. São binóculos especializados, que te requerem que andes com um tripé atrás, mas isso também um telescópio requer. O seu campo de visão também já vai ser algo apertado, principalmente no 25x100.

No entanto esses binóculos grandes, nunca serão um telescópio. Nunca vais ficar satisfeito pra observar coisas pequenas como planetas ou enxames globulares. Precisas sempre do telescopio

Recomendo-te uns binóculos 10x50mm de boa qualidade e se não quiseres andar com muita tralha atrás, mais tarde, um refractor de relação focal curta, tipo f5 ou f6 na ordem dos 80mm de abertura, em montagem altazimutal.
Ou então vende esse telescopio e compra um telescopio dobson tipo de 150mm. É mais portátil que o teu.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
------------------
João Marum
GOAAA

Offline waldju

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 376
  • Karma: +11/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Quais os melhores binóculos para mim? ;P
« Responder #9 em: Janeiro 05, 2011, 09:56:01 pm »
Tenho que ponderar bem...

Um tele novo acho que não, vender este (posso arrepender-me, pois comprei motor de seguimento e não me compensa vender) e uns binóculos parecia-me uma boa solução...

Mas tenho que avaliar os pós e contras  8)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Orion XT12i
Maksutov OMC140 Deluxe
Refrator SkyWatcher 102/500
Go-To Synscan Altazimutal
Cam Celestron NexImage
10X50 Bresser
Antares Speers Waler 9,4mm 82º
Baader Hyperion 24mm 68º

Offline waldju

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 376
  • Karma: +11/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Quais os melhores binóculos para mim? ;P
« Responder #10 em: Janeiro 06, 2011, 03:12:31 pm »
E se eu, em vez de uns binóculos de 300€ - 25X100 - comprasse este telescópio por mais 85€?

http://www.astroshop.eu/celestron-maksutov-telescope-mc-90-1250-nexstar-90-slt-goto/p,20044#tab_bar_1_select

Celestron Maksutov telescope MC 90/1250 NexStar 90 SLT GoTo
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Orion XT12i
Maksutov OMC140 Deluxe
Refrator SkyWatcher 102/500
Go-To Synscan Altazimutal
Cam Celestron NexImage
10X50 Bresser
Antares Speers Waler 9,4mm 82º
Baader Hyperion 24mm 68º

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Quais os melhores binóculos para mim? ;P
« Responder #11 em: Janeiro 06, 2011, 03:32:36 pm »
Bem, eu como dono de um telescópio Maksutov, posso te dizer que quando se trata de portabilidade versus tamanho, não há melhor que este tipo de telescópios, os catadióptricos.
Esse que mencionas pode ser uma boa escolha, porque além de ser altamente portátil, tem também uma montagem go-to, computorizada, o que facilita muito todo o processo de alinhamento e procura de objectos estelares.
Em relação à Celestron, é uma marca Americana muito conhecida , a nível mundial, e é-lhe atribuída a inovação de ter sido a primeira empresa no mundo a colocar no mercado, para astrónomos amadores, este tipo de telescópio, nos anos 70, se não me engano, o que quer dizer que tem experiência de sobra na sua construcção e é muito respeitada.
Eu já tive várias coisa da Celestron e nunca tive qualquer problema.
Mas espera por mais opiniões de outros membros, quem sabe, pode ser que por esse valor, até haja melhores opçôes. :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline waldju

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 376
  • Karma: +11/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Quais os melhores binóculos para mim? ;P
« Responder #12 em: Janeiro 06, 2011, 04:59:16 pm »
Eu reparei que é indicado também para astrofotografia (nas características), ele faz o seguimento estelar ou temos que comprar algo extra para esse efeito?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Orion XT12i
Maksutov OMC140 Deluxe
Refrator SkyWatcher 102/500
Go-To Synscan Altazimutal
Cam Celestron NexImage
10X50 Bresser
Antares Speers Waler 9,4mm 82º
Baader Hyperion 24mm 68º

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Quais os melhores binóculos para mim? ;P
« Responder #13 em: Janeiro 06, 2011, 05:32:32 pm »
Não é necessário comprar mais nada. O sistema Go-To é um sistema computorizado e chama-se desta forma, porque além de ter os motores sincronos para seguimento dos objectos, dispõe de um controlador, que podes ver na imagem, e o mesmo dispõe de funções específicas; depois de alinhar a montagem, que alguns controladores indicam todos os passos, só tens que seleccionar o objecto que pretendes ver, a partir da base de dados, e depois é só clicar no botão Go-To ( do Inglês "ir para").
No entanto, deves ter em atenção que este telescópio é mais indicado para fotografia planetária, devido à distãncia focal que tem, a astrofotografia de céu profundo também é possível, mas terás que recorrer aos tais reductores focais.
Sabes, o problema de fotografar objectos de céu profundo, tipo nebulosas ou galáxias, é que são objectos que requerem exposições prolongadas; este telescópio também as pode fazer, só que , como tem uma distãncia focal elevada, necessita de mais tempo para o fazer, em relação aos telescópios que têm focais curtas, e o problema é que quanto mais tempo de exposição, mais ruído nas imagens vais gravar , poluição luminosa, etc; além disso, pelo mesmo facto de as exposições demorarem mais tempo, também terás o que se chama "periodic error", que é um problema comum às montagens dos telescópios e não é nada mais que o tempo que uma montagem consegue manter os objectos centrados, antes de   começarem a ficar fora do campo de visão, ou melhor do centro da imagem; obviamente que as imagens ficarão desfocadas; este periodic error tem directamente a ver com a qualidade da montagem e do seu preço.
Escolher telescópios nem sempre é fácil, só o é, se temos muita pasta para gastar, por isso pondera bem os prós e os contras. :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline waldju

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 376
  • Karma: +11/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Quais os melhores binóculos para mim? ;P
« Responder #14 em: Janeiro 06, 2011, 05:48:58 pm »
Mais uma vez o meu muitissímo obrigado pela tua ajuda! :wink:

As dúvidas são muitas, o material caro e a prática não é muita, pelo que este fórum ajuda em muito a dissipar algumas dúvidas existentes!

Mas para já, acho mesmo não me meter a comprar outro telescópio. Pela simples razão que o que tenho ainda não me rendeu o que dei por ele  :lol:
Mas, como eu "sou de luas", convém saber como tudo funciona e quando der fé já tenho algo novo comprado!

A questão dos binóculos ainda não está colocada de parte (20X80), mas já esteve mais para se concretizar. Ou compro oa binóculos e começo a pôr 25€ de lado todos os meses para um tele novo ou então guardo o dinheiro dos binos e coloco 25€ de lado todos os meses da mesma  :lol:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Orion XT12i
Maksutov OMC140 Deluxe
Refrator SkyWatcher 102/500
Go-To Synscan Altazimutal
Cam Celestron NexImage
10X50 Bresser
Antares Speers Waler 9,4mm 82º
Baader Hyperion 24mm 68º

Re: Quais os melhores binóculos para mim? ;P
« Responder #14 em: Janeiro 06, 2011, 05:48:58 pm »