Autor Tópico: Imagens perdidas  (Lida 1137 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Imagens perdidas
« em: Agosto 16, 2006, 12:59:57 pm »
É um pequeno passo para o homem, mas um salto gigantesco para a Humanidade”. As palavras que acompanharam os primeiros passos do astronauta Neil Armstrong na superfície lunar, a 20 de Julho de 1969, já não poderão ser recordadas da mesma maneira. Isto porque a NASA, Agência Espacial norte-americana, anunciou, no início desta semana, que perdeu as gravações originais do acontecimento que mudou o mundo.

São cerca de 700 cassetes que desapareceram dos seus arquivos, com informações sobre o estado de saúde dos astronautas e das condições da Apollo XI, a nave espacial onde Neil Armstrong, Edwin Aldrin e Michael Collins viajaram até à Lua.

“Procuramos estas gravações há mais de um ano, sem sucesso”, disse Grey Hautaloma, porta-voz da agência norte-americana.

Hautaloma disse ainda que a NASA suspeita que as cassetes foram extraviadas pelo governo dos Estados Unidos da América, mas não adiantou o motivo. “Vamos tentar descobrir o último paradeiro das cassetes que conhecemos”, concluiu.

Durante o anúncio, segunda-feira, a agência espacial não deu mostras de grande preocupação. “ Todo o material que estava nas cassetes está gravado noutros lugares”, disse Hautaloma. A agência detém cópias das imagens transmitidas pela televisão, além de vários ‘clips’ que disponibiliza no seu ‘site’ na internet (http://www.nasa.gov). Todavia, a qualidade destas imagens é muito inferior às gravações originais.

Grey Hautaloma apontou ainda para a degradação a que as cassetes estão sujeitas com o passar dos anos, um problema comum com as cassetes de fita magnética (como aquelas que agora desapareceram), assim como, de outros meios de gravação.

In, CM
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por jaclerigo »
Cumprimentos,
João Clérigo

Imagens perdidas
« em: Agosto 16, 2006, 12:59:57 pm »