Autor Tópico: Energia "alternativa" para a Canon 300D  (Lida 5771 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #15 em: Novembro 15, 2006, 02:11:07 pm »
Não queria alarmar. Uma máquina fotográfica come todo o tipo de pilhas, portanto deve ter uma estabilização interna. De qualquer modo, se a tensão variasse muito com a corrente, poderia introduzir ruído, mas o mais provável é que não se note, pois apenas afecta a parte digital da máquina, que se for bem feita é bastante imune a isso.

Aqui na empresa tivemos um problema por causa dessas chinesisses à uns meses. O pessoal do departamento de automação montou 150 mini autómatos wireless feitos por nós e a alimentação era feita por um desses transformadores foleiros. Como era tudo alimentado por uma mega UPS de dupla conversão, era imune a flutuações na rede.
Aquilo foi montado para ler sensores de pressão e temperatura em cubas de vinho (270 cubas!) mas os dados que nos chegavam eram aleatórios, a pressão variava imenso entre amostras consecutivas.
Após 20 minutos de testes, descobrimos que um led que piscava a cada 3 segundos puxava mais corrente da fonte, ela aninhava e baixava cerca de 0.2V. Ora a tensão da fonte era usada como referência para o ADC (conversor analógico-digital), pelo que a medida variava conforme o led estivesse aceso ou não  :?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel Lopes »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
(sem assunto)
« Responder #16 em: Novembro 15, 2006, 03:27:04 pm »
Pois. O que é estranho é terem feito tal investimento em wireless e sensores e tudo e depois terem usado um transformador foleiro pra alimentar tudo...  :P

Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Astrolupa »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

(sem assunto)
« Responder #16 em: Novembro 15, 2006, 03:27:04 pm »

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #17 em: Novembro 15, 2006, 04:07:09 pm »
Citação de: "Astrolupa"
Pois. O que é estranho é terem feito tal investimento em wireless e sensores e tudo e depois terem usado um transformador foleiro pra alimentar tudo...  :P

Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Num projecto desta envergadura, todos os euros que se poupam por unidade são fundamentais, pois a poupança é de "n €" vezes 150. O erro foi detectado ainda antes da compra dos transformadores. De qualquer modo os transformadores serviram bem porque modificamos o firmware de modo a bloquear todo o sistema durante a leitura do ADC. Bloqueando tudo o resto, não temos aumento de consumo durante aqueles milissegundos e o valor sai correcto. Além disso cada amostra enviada para o servidor é uma média de 300 amostras retiradas em alguns segundos, o que também anula alguns erros inerentes ao sistema.
No final correu tudo bem, a variação registada é inferior ao erro máximo do sistema. Só para dar um exemplo, numa cuba com 100.000 litros de vinho, a flutuação causada por erros de medição é de 40 litros.

Já agora, acho que vou levar o meu telescópio para o alentejo em dezembro. Temos boas hipóteses de implementar este sistema na herdade do esporão e embora eu não esteja no departamento de automação, vou ver se me colo aos meus colegas e também vou  :D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel Lopes »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Jose Alves

  • Mensagens: 9
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #18 em: Novembro 15, 2006, 07:15:06 pm »
Hehe!!

Com tanto vinho à mistura não há leitura que saia exacta... Em 100.000L de vinho  + 40L -40L é continua a ser muito alcool.... :oops:

José Alves
GOAAA
http://www.jalves.no.sapo.pt
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Jose Alves »

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
(sem assunto)
« Responder #19 em: Novembro 15, 2006, 07:16:46 pm »
Isso deve ser a comissão do pessoal que vai implementar o sistema...  :D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Astrolupa »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #20 em: Novembro 15, 2006, 10:02:32 pm »
Por acaso descobrimos uns pipos pequenos de aguardente só para membros da administração.... acho que o nosso alarme vai ser desligado por meia hora  :oops:
No esporão são 8 milhões de litros  8)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel Lopes »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #21 em: Novembro 16, 2006, 11:08:45 am »
Se conseguirem desligar os alarmes no Esporão, avisem-me: EU QUERO IR CONVOSCO!!!  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:

Cumps  :wink:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por xumaxer »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

(sem assunto)
« Responder #21 em: Novembro 16, 2006, 11:08:45 am »