Autor Tópico: Video do sol com efeito estranho...  (Lida 6082 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: Video do sol com efeito estranho...
« Responder #15 em: Setembro 14, 2010, 09:17:30 pm »
Citação de: "Miguel Lopes"
(...) Lembro-me de uma imagem com um disco verde "fantasma" do Nélson que na verdade era um problema da lente do telescópio...
Era sim senhor! Era Nibirus à escolha do freguês...

Agora a sério... Alexandre... achas mesmo que segundo o video que publicaste há mesmo uma anã castanha ao pé do Sol? Uma anã castanha? Sabes bem o que isso é? Uma "quase-estrela"! Algo que teria um efeito devastador no resto do sistema Solar, a tal ponto que provavelmente o sistema nem teria condições para existir! Depois a parte óbvia... Temos dezenas de satélites a vigiar constantemente a nossa Estrela... algo como uma anã castanha não passaria despercebida quando ela passasse à frente do Sol, e muito provavelmente teria que passar, porque pra fazer parte deste sistema temos que orbitar o corpo de maior massa do sistema, que é o nosso Sol. É impossível que a tal anã castanha estivesse sempre atrás do Sol pois as leis da física não permitiriam que um corpo dessa dimensão como uma anã castanha orbitasse o Sol "devagarinho" para que estivesse sempre num ponto diametralmente oposto à posição da Terra (única maneira que nunca o veriamos). Se reparares, a velocidade de translação de um planeta ou outro corpo aumenta com a proximidade da estrela e com a massa do objecto que a orbita. Uma anã castanha muito perto do Sol teria que ter uma velocidade de translação muitíssimo rápida para que não "caísse" para o Sol (conservação do momento angular).
Esquece o Nibiru... se gostas mesmo desse tipo de coisas, explora antes objectos tipo o 90377 Sedna... um planetoide transneptuniano com órbita muito eliptica... Ao menos este é real e totalmente credível... ainda mais porque eventualmente foi detectado. Neste campo, admito que poderão haver outros planetoides muito remotos ainda bem dentro do nosso sistema Solar, mas para perto do Sol, no sistema Solar interior... nem pensar!  :D

Naquele video, o efeito que se vê, para além de muitos rastos de jactos, é o chamado "lens flare", ou seja, uma reflexão interna nas várias lentes da objectiva causada por algo muito brilhante na cena ou fora, mas muito perto desta. Aquilo foi filmado em "time-lapse", que permite comprimir uma quantidade de tempo relativamente grande em pouco tempo, o que neste caso até foi bom. Bom porquê? Porque podemos ver o Sol lentamente a baixar e o tal efeito a fazer justamente o movimento contrário! O eixo do efeito é a zona central da lente. Se traçares uma linha desde o Sol e que passe pelo centro da lente, hás-de ver que o efeito estará na outra ponta dessa linha imaginária.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline alehage

  • Mensagens: 4
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Video do sol com efeito estranho...
« Responder #16 em: Setembro 16, 2010, 02:47:57 am »
Miguel, obrigado pelos esclarecimentos.
Ainda tenho algumas duvidas, principalmente por ser leigo em astronomia...
Tenho visto algumas coisas, por exemplo:
O que é esse objeto avermelhado, o que os astronomos dizem sobre ele? Tem nome? Onde está?
http://www.youtube.com/watch?v=bagwwr4P ... r_embedded

Isso o que seria? Montagem? Ou é real? Mesmo que represente outra coisa completamente diferente do que o video propoe?
http://www.youtube.com/watch?v=PR4xzH7B ... r_embedded

E este?
http://www.youtube.com/watch?v=4KhLrDmV ... r_embedded

E este? O que os atronomos dizem sobre ele?
http://www.youtube.com/watch?v=jUj4sn_J ... re=related

Desculpe tantas perguntas, eu me interesso em saber o que significa...
Se isso tiver incomodando, por outro lado, é só avisar que eu paro de perguntar, afinal.... Sou meio bicão mesmo, não entendo nada de astronomia, apesar do interesse...

Citação de: "Astrolupa"
Agora a sério... Alexandre... achas mesmo que segundo o video que publicaste há mesmo uma anã castanha ao pé do Sol? Uma anã castanha? Sabes bem o que isso é? Uma "quase-estrela"! Algo que teria um efeito devastador no resto do sistema Solar, a tal ponto que provavelmente o sistema nem teria condições para existir!
Mas segundo as teorias que dizem ser uma anã, esse efeito devastador iria acontecer brevemente...
 
Citação de: "Astrolupa"
Depois a parte óbvia... Temos dezenas de satélites a vigiar constantemente a nossa Estrela... algo como uma anã castanha não passaria despercebida quando ela passasse à frente do Sol, e muito provavelmente teria que passar, porque pra fazer parte deste sistema temos que orbitar o corpo de maior massa do sistema, que é o nosso Sol. É impossível que a tal anã castanha estivesse sempre atrás do Sol pois as leis da física não permitiriam que um corpo dessa dimensão como uma anã castanha orbitasse o Sol "devagarinho" para que estivesse sempre num ponto diametralmente oposto à posição da Terra (única maneira que nunca o veriamos). Se reparares, a velocidade de translação de um planeta ou outro corpo aumenta com a proximidade da estrela e com a massa do objecto que a orbita. Uma anã castanha muito perto do Sol teria que ter uma velocidade de translação muitíssimo rápida para que não "caísse" para o Sol (conservação do momento angular).
Esquece o Nibiru... se gostas mesmo desse tipo de coisas, explora antes objectos tipo o 90377 Sedna... um planetoide transneptuniano com órbita muito eliptica... Ao menos este é real e totalmente credível... ainda mais porque eventualmente foi detectado. Neste campo, admito que poderão haver outros planetoides muito remotos ainda bem dentro do nosso sistema Solar, mas para perto do Sol, no sistema Solar interior... nem pensar!  :D  
Obrigado Astrolupa, vou estudar sobre isso..

Citação de: "Astrolupa"
Naquele video, o efeito que se vê, para além de muitos rastos de jactos, é o chamado "lens flare", ou seja, uma reflexão interna nas várias lentes da objectiva causada por algo muito brilhante na cena ou fora, mas muito perto desta. Aquilo foi filmado em "time-lapse", que permite comprimir uma quantidade de tempo relativamente grande em pouco tempo, o que neste caso até foi bom. Bom porquê? Porque podemos ver o Sol lentamente a baixar e o tal efeito a fazer justamente o movimento contrário! O eixo do efeito é a zona central da lente. Se traçares uma linha desde o Sol e que passe pelo centro da lente, hás-de ver que o efeito estará na outra ponta dessa linha imaginária.
Ok, o que eu ainda não entendi é como o solzinho menor, que seria a reflexão foi encoberto pelas "nuvens"...
Abracos
Alexandre
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Re: Video do sol com efeito estranho...
« Responder #16 em: Setembro 16, 2010, 02:47:57 am »

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: Video do sol com efeito estranho...
« Responder #17 em: Setembro 16, 2010, 10:15:12 am »
Citação de: "alehage"
Citação de: "Astrolupa"
Agora a sério... Alexandre... achas mesmo que segundo o video que publicaste há mesmo uma anã castanha ao pé do Sol? Uma anã castanha? Sabes bem o que isso é? Uma "quase-estrela"! Algo que teria um efeito devastador no resto do sistema Solar, a tal ponto que provavelmente o sistema nem teria condições para existir!
Mas segundo as teorias que dizem ser uma anã, esse efeito devastador iria acontecer brevemente...
Se fosse para acontecer, já tinha acontecido. O efeito que ela provocaria não é daquele tipo de coisas que fica à espera da altura certa para acontecer. Se lá estivesse, a sua influência já seria sentida e conhecida desde à muito. Com isto não quero dizer que lá está alguma coisa. Uma anã castanha, com massa de 15 a 30 vezes superior à de Jupiter não passa despercebida a ninguem, muito menos a esta distância! Um corpo com essa massa combinado com a massa do Sol e com as órbitas que os dois teriam que ter para que o sistema pudesse existir, causaria tal perturbação nas órbitas dos planetas que nem sei se seriam possível existirem. Não quero cair em erro aqui, mas penso que ainda não foi detectado um sistema binário (que é o q o Sol + Nibiru seria) em que houvesse planetas a orbitar as duas estrelas. Binários com planetas a orbitar uma das estrelas, e estando a segunda estrela relativamente longe (uns quantos anos-luz), é perfeitamente viável. Agora um binário "apertado" com planetas em torno das duas estrelas... não me parece!
 
Citação de: "alehage"
Citação de: "Astrolupa"
Naquele video, o efeito que se vê, para além de muitos rastos de jactos, é o chamado "lens flare", ou seja, uma reflexão interna nas várias lentes da objectiva causada por algo muito brilhante na cena ou fora, mas muito perto desta. Aquilo foi filmado em "time-lapse", que permite comprimir uma quantidade de tempo relativamente grande em pouco tempo, o que neste caso até foi bom. Bom porquê? Porque podemos ver o Sol lentamente a baixar e o tal efeito a fazer justamente o movimento contrário! O eixo do efeito é a zona central da lente. Se traçares uma linha desde o Sol e que passe pelo centro da lente, hás-de ver que o efeito estará na outra ponta dessa linha imaginária.
Ok, o que eu ainda não entendi é como o solzinho menor, que seria a reflexão foi encoberto pelas "nuvens"...
O efeito está sempre presente. Obviamente se as nuvens estão no caminho, o Sol está mais encoberto e a reflexão tem menor intensidade. A presença das nuvens atenua o efeito, só isso, mas eu vejo-o bem desde do inicio do filme. E não te esqueças que quando mais perto o Sol estiver do centro da imagem, menos pronunciado é o efeito devido ao ângulo. Se o Sol estivesse totalmente de frente, provavelmente nem verias o efeito.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Video do sol com efeito estranho...
« Responder #18 em: Setembro 16, 2010, 05:28:36 pm »
Citação de: "alehage"
O que é esse objeto avermelhado, o que os astronomos dizem sobre ele? Tem nome? Onde está?
http://www.youtube.com/watch?v=bagwwr4P ... r_embedded
Já o vi no WorldWide Telescope. À primeira vista parece ser um defeito óptico da câmara que o captou. O WWT tem muitos desses defeitos, embora normalmente azulados.
Procurei noutras bases de dados de objectos mas ainda não encontrei.
O que aparece no vídeo é isto:


Mas basta andares um pouco para o lado e aparecem dezenas de defeitos como estes seguintes. São defeitos dos telescópios.


Até pode ser uma nebulosa planetária qualquer, mas duvido... já teria sido apanhada por muita gente.

Citação de: "alehage"
Isso o que seria? Montagem? Ou é real? Mesmo que represente outra coisa completamente diferente do que o video propoe?
http://www.youtube.com/watch?v=PR4xzH7B ... r_embedded
Isto é treta. Nem merece comentário.
Citação de: "alehage"
E este?
http://www.youtube.com/watch?v=4KhLrDmV ... r_embedded
Epá, mas de onde é que saem estes gajos??? Medir a intensidade de júpiter com uma câmara de vídeo? E ainda por cima com uma câmara de vídeo com ajuste automático de exposição!
Desculpa lá, mas isto é ridículo. É o mesmo que medir uma célula com uma fita métrica elástica.
O objecto a mexer-se pode ser um satélite geostacionário, por exemplo. Se algum dia vires por um telescópio, vais ver que estão sempre a aparecer satélites.

Citação de: "alehage"
E este? O que os atronomos dizem sobre ele?
http://www.youtube.com/watch?v=jUj4sn_J ... re=related
Este é uma nave OVPI. OBjecto Voador Perfeitamente Identificado. É um avião... basta ver a luz dele a piscar... Depois sinceramente nem te sei dizer se é Vénus ou a lua ou que raio de objecto é... está completamente saturado, assim não se percebe. Até podia ser um gajo com uma lanterna que não era distinguível...


Olha, eu se fosse a ti preocupava-me com ameaças cósmicas SÉRIAS, tais como meteoros ou radiação solar. Um meteoro grande pode cair na terra e matar milhões, ou mesmo toda a humanidade. É bem mais pequeno do que um planeta, existem milhões deles e são muito dificeis de detectar. Ah! E a NASA reconhece-os como verdadeiros! Só não lhe dá nomes de prostitutas...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Re: Video do sol com efeito estranho...
« Responder #18 em: Setembro 16, 2010, 05:28:36 pm »