Autor Tópico: Morre James Van Allen, descobridor dos cinturões de radiação  (Lida 1068 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
James Van Allen, um dos pioneiros da astronomia moderna e das ciências espaciais, que descobriu os cinturões de radiação que rodeiam a Terra, faleceu aos 91 anos, informou hoje a Universidade de Iowa.

"Este é um dia triste para a ciência dos EUA e do mundo", disse o governador do estado, Tom Vilsack, ao expressar as suas condolências à família do cientista.

"James Van Allen foi um dos pesquisadores mais influentes da universidade em todos os tempos", disse Michael Hogan, reitor da Universidade.

"A sua dedicação à ciência e ao descobrimento, assim como as suas doutrinas e o seu serviço público não têm paralelos", acrescentou Tom Bogges, director do Departamento de Física e Astronomia da Universidade.

Em comunicado, a instituição académica disse que o falecimento de Van Allen ocorreu na quarta-feira, mas não divulgou as suas causas.

Até abandonar as suas tarefas docentes, em 1985, Van Allen continuou a estudar os dados gerados pela sonda "Pioneer 10" até ao fim da vida útil da nave, em 2003.

Também foi um dos cientistas que participaram nas pesquisas da sonda "Galileo", que chegou a Júpiter em 7 de Dezembro de 1995.

Em 1958 instalou os instrumentos levados ao espaço pelo satélite "Explorer 1", e com os quais descobriu as zonas de intensa radiação que rodeiam a Terra e que posteriormente foram batizadas como "cinturões Van Allen".

Essa descoberta ocorreu no momento mais intenso da corrida espacial, e pôs os EUA na vanguarda da pesquisa científica do cosmos.

O astrónomo foi o primeiro a estudar os cinturões de radiação de Júpiter e Saturno, com a ajuda dos dados obtidos através das sondas "Pioneer 10" e "Pioneer 11".

Fonte: Agência EFE in Yahoo News
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m