Autor Tópico: ASTROMASTER 114EQ CALIBRAÇAO  (Lida 7797 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline MacOsxPT

  • Mensagens: 16
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
ASTROMASTER 114EQ CALIBRAÇAO
« em: Maio 25, 2010, 02:10:20 pm »
Sou um newbie nesta area e comprei ontem na Fnac este telescopio, ando a aprender, como por as cordenadas etc .
Entretanto acho que ja cometi um erro, ou seja, desalinhei o telescopio. Estou a ler o livro de instruçoes, as ilustraçoes e pelo que me apercebo a parte que desalinhei sem querer foi  o "calibrador de fixaçao AR"

Ao mexer o telescopio esse calibrador move-se a dar coordenadas , o que me acontece foi que com o telescopio fixo eu rodei esse calibrador (pensando eu que ele so se movia ao mover o telescopio).
Presumo entao que por mais que eu ponha coordenadas nele, agora vai tudo ao lado, nao é?
Alguem que me de uma ajuda nesta parte ( para ja), agradecia.
Pois as duvidas sao mts, so nao queria era nao entender nada (ainda) de coordenadas e ainda por cima ja as ter "desalinhadas"
Obrigado

Rui .
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Saudaçoes
Rui

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: ASTROMASTER 114EQ CALIBRAÇAO
« Responder #1 em: Maio 25, 2010, 02:46:35 pm »
Olá Rui,

Esse sem dúvida não foi um bom começo, mas tudo (ou quase) tem solução.  :lol:

Primeiro, o que fizeste não tem nada de errado. Suponho que esse "calibrador de fixação AR" seja o mais conhecido "circulo graduado de A.R.". Já agora, A.R. significa "Ascensão Recta", e, em conjunto com o outro eixo que é o de "Declinação" (Dec.), compoem o sistema de dois eixos que te permitem apontar com facilidade aos astros. Este tipo de arranjo dos eixos, com o eixo de A.R. inclinado, chama-se montagem equatorial alemã. O eixo de A.R. fica orientado com a estrela polar e por conseguinte, paralelo ao eixo de rotação da Terra.
Voltando aos tais "calibradores", ou circulos graduados pra ser mais fácil, hás-de reparar que o eixo de declinação também possui um. Infelizmente ainda é demasiado cedo para te iniciares na arte de utilização dos circulos graduados para localizares objectos, e conheço muito pouca gente que os usa e ainda menos gente que os sabe usar. Ainda não vi um manual de instruções que conseguisse explicar de forma clara o seu simples funcionamento. Não é essencial que aprendas a usá-los, mas permite-te localizar objectos mais ténues que por vezes nem são perceptíveis no telescópio auxiliar de localização, mais conhecido por "buscador".  8)
Antes de mais, tens que aprender alguma coisa sobre o ceú! Algumas constelações pelo menos e a mecânica básica de como a "esfera celeste" funciona (porque as estrelas aparentam mover-se, como fazem isso, etc). Convém também familiarizares-te com conceitos como o pólo norte celeste, o zénite, o nadir (raro usarmos pq só serve para o hemisfério sul), equador celeste, meridiano local, montagens equatoriais, o que se deve e não deve fazer a um telescópio, cuidados a ter, etc, etc... Um bom sítio para aprenderes rapidamente isto e sem muito esforço pois está tudo bem explicado, é no livro "Introdução à Astronomia e ás Observações Astronómicas" do amigo Professor Guilherme de Almeida, também ele um distinto membro deste fórum e do Máximo Ferreira, conhecido divulgador da astronomia.

Recomendo vivamente que adquiras uma cópia na livraria local. É um livro fácil de adquirir e poderá ser a diferença entre abrir-te as portas para um hobby fascinante ou simplesmente convenceres-te do facto que fizeste uma má compra e que o dito cujo vai ficar arrumado no armário a ganhar pó.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Re: ASTROMASTER 114EQ CALIBRAÇAO
« Responder #1 em: Maio 25, 2010, 02:46:35 pm »

Offline MacOsxPT

  • Mensagens: 16
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: ASTROMASTER 114EQ CALIBRAÇAO
« Responder #2 em: Maio 25, 2010, 03:20:57 pm »
Muito obrigado Nelson pela rapida resposta.
Concerteza irei ler livros / informaçoes que me possam ajudar.

Em relaçao ao A.R, sim é um circulo m mas n posso detalhar muito pois ainda nao entendo muito do mecanismo.

Realmente ontem sem querer rodei esse circulo com o telscopio fixo , penso que nao foi muito mas ja da para desalinhar.
Como faço para "consertar" o estrago?

Agradeço

Rui
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Saudaçoes
Rui

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: ASTROMASTER 114EQ CALIBRAÇAO
« Responder #3 em: Maio 25, 2010, 03:29:08 pm »
Olá Rui,

Não há estrago nenhum feito. Esses circulos são feitos para rodar à mão a qualquer altura (tanto o de A.R. como o de DEC.). Estes circulos, como são desenhados para terem algum atrito, também rodam quando o telescópio se move. É assim mesmo e não existe "posição certa" nem estão desalinhados, não te preocupes com eles pra já.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline MacOsxPT

  • Mensagens: 16
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: ASTROMASTER 114EQ CALIBRAÇAO
« Responder #4 em: Maio 25, 2010, 04:11:34 pm »
Desculpe mas perguntas que se possam parecer basicas.
Diz-me que os circulos sao pa rodar a mao, o que reparo no equipamento é que ao mover o manipulo "slowmotion" esse circulo move-se.
Os numeros que estao nessa roda/circulo  passam por  uma "palheta" que (deve ser para acertar as coordenadas).

Se por acaso , como foi o caso , "desalinhar", rodar com a mao o circulo A.R, depois como é que as coordenadas batem certas?

Pela minha inexperiencia pensei que o A.R e DEC fosse para inserir coordenadas, tipo latitue, longitude?

ps: so a roldana do A.R é que nao é fixa.. a do DEC esta "colada" ao equipamento
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Saudaçoes
Rui

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: ASTROMASTER 114EQ CALIBRAÇAO
« Responder #5 em: Maio 25, 2010, 05:25:17 pm »
Olá Rui,

Sim, certo. Rodam-se à mão E também rodam juntamente com o eixo quando este se move. É assim mesmo, está correcto. A tal palheta é realmente o indicador da coordenada actual. No eixo de A.R., estas lêm-se em horas, minutos e segundos. No eixo de DEC. estas são apresentadas em graus. O sistema de coordenadas de altitude e azimute não são comuns em montagens equatoriais - Usam-se mais noutro tipo de montagens. Para a localização de objectos em geral, é muito mais vulgar a utilização do sistema de coordenadas equatoriais (ascenção recta e declinação). Descobrirá mais tarde o porquê disto.  ;-)
Nas montagens que tenho usado, tanto o circulo de A.R. como o de DEC. estão soltos e ambos podem-se mover, MAS, suponho que não há problema algum o de DEC. ficar preso. Isto porque, usando o sistema de coordenadas equatoriais, os objectos no ceú têm coordenadas fixas. Isto é verdadeiro para o eixo de DEC. mesmo que o telescópio esteja parado não estando a compensar o movimento de rotação da Terra. Infelizmente para o eixo de A.R. isto não se aplica, porque a Terra está em rotação. Assim sendo, o circulo de DEC. pode ficar preso sem necessidade de o ajustarmos à mão. Se foi colado na posição certa, indicará sempre a declinação correcta.

Resumidamente, vou tentar explicar como funcionam:

Assumindo que o telescópio está correctamente montado, há que primeiro apontá-lo a um objecto facilmente identificável, tal como uma estrela conhecida. Nesta altura do ano, temos, por exemplo a estrela Arcturus da constelação do Boeiro. Movemos à mão o telescópio até essa estrela e prendemos os eixos para que este não se mova mais. O circulo de DEC., como está colado, deverá indicar os graus correctos da posição da estrela que é ~19º11' (19 graus e 11 minutos de arco). Para saber os minutos é dividir o grau por sessenta, tal como num relógio. Agora, ajustamos o circulo de A.R. com a mão e rodamo-lo até que se consiga ler neste 14h15m (14 horas e 15 minutos). Esta é a coordenada da estrela em ascensão recta. Para efeitos de simplicidade, digamos que estas coordenadas são fixas e imutáveis. Seja onde no ceú estiver esta estrela, as coordenadas são sempre as mesmas - Confuso, não é?  ;-) . Nesta altura temos o telescópio a apontar para a estrela e temos as suas coordenadas "introduzidas" na montagem. Agora supomos que queremos observar um objecto estelar. Vamos observar um enxame globular conhecido como M13. As coordenadas do M13 são: A.R. 16h41m e DEC +36°27'. Desbloqueamos o eixo de dec. e rodamos o tubo do telescópio até que a palheta do circulo de DEC. indique ~+36º27'. Não é preciso precisão extrema, mas convem ficar perto. Em seguida bloqueamos o eixo de DEC.. Passando ao eixo de A.R. - Desbloqueamos este, e rodamos o tubo até que a palheta do circulo de A.R. indique as coordenadas +36º27' sensivelmente. Bloquear o eixo. Se tudo correu bem e se olharmos pela ocular (uma de grande campo é preferível) veremos este magnifico enxame no campo de visão. Depois é só ajeitar. 8)  Atenção! Nunca tentar forçar o movimento do eixos, mesmo que o tubo parecer que fica ao contrário! A montagem equatorial tem destas coisas. Quando só um eixo está solto (o outro bloqueado), não há muito para mexer - Ou vai numa direcção ou na direcção oposta; Não há mais movimento nenhum.
Este procedimento é mais fácil se o telescópio tiver um motor pelo menos no eixo de A.R.. O eixo de DEC. não se move enquanto o telescópio compensa o movimento de rotação da Terra, pelo que passamos bem sem ele. O sinal positivo antes da coordenada indica que esta está a norte do equador celeste. Eu aqui a partir do Sul de Portugal, tenho o horizonte a -37º. O pessoal de Lisboa já o terá a mais ou menos -38.5º e por aí alem... isto em relação ao equador celeste.  ;-) É melhor mesmo lêr um livro meu caro amigo, pois isto já é dificil de explicar mesmo apontando para o ceú ou com desenhos... imagine agora tentando explicar escrevendo!  :lol:

Por fim, se quisermos partir para outro objecto, temos duas hipóteses: Ou voltamos a uma estrela conhecida e repetimos o processo todo ou, posicionamos, neste caso o M13, no centro da ocular, verificamos e rectificamos se necessário a coordenada indicada no circulo do eixo de A.R., e conhecendo as coordenadas do novo objecto, fazemos como anteriormente. Primeiro deslocamos o eixo de DEC. até à nova coordenada de declinação e em seguida o mesmo para o eixo de A.R., usando a coordenada de A.R. do novo objecto.

Tá feito meu caro amigo... é simples como isto. Agora é anotar algumas coordenadas de alguns objectos e experimentar. Claro que antes convém familiarizar-se com os movimentos pouco naturais da montagem equatorial e também como colocá-la em "estação". Em estação significa bem montada, sem inclinações (use um nivel de bolha para equilibrar o tripé), com o eixo de A.R. a apontar a Norte e com a inclinação correcta (entre 37 e 41 graus, em Portugal Continental), e outras coisas mais que o manual deverá conseguir apontar. Se a montagem não estiver com algum grau de rigor em estação, não vão haver coordenadas que lhe valham!  ;-)

Mais questões... esteja à vontade. :D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline MacOsxPT

  • Mensagens: 16
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: ASTROMASTER 114EQ CALIBRAÇAO
« Responder #6 em: Maio 25, 2010, 05:57:24 pm »
Informo que eu tb sou do Algarve, mais precisamente Faro.

Agradeço a sua resposta, e sim, é realmente confuso na primeira abordagem.
Perante estas coordenadas onde as coloco?
Sendo que tenho 3 posiçoes de medida, uma que vai dos 0 , 10  , 30 , 50, 70 e 90 , outra que indica 0, 30 , 60 , 90
e ainda a outra , a tal que pensei que tinha desalinhado que indica o nr 1 ate ao 23, que por sua vez tem numeros em baixo tb.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Saudaçoes
Rui

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: ASTROMASTER 114EQ CALIBRAÇAO
« Responder #7 em: Maio 25, 2010, 06:24:17 pm »
Bem, precisava de ver como está feita a escala... cada fabricante inventa mais que o outro. Mas, essencialmente, os 0, 10, 20, 30, etc... correspondem aos graus. Se a coordenada de declinação for, por exemplo, +20º30', a palheta terá que ficar entre o 20 e o 30, sensivelmente a meio, já que o sistema é sexagesimal e entre os 20 e 30 graus haverão 60 divisões (minutos de arco). Na outra esses números correspondem ás horas. O processo é parecido. Os outros números que aparecem por debaixo ajudam a melhorar a precisão e estabelecer com mais precisão os minutos e ás vezes até mesmo os segundos.
Mas se és do Algarve, então o problema fica quase resolvido! É só começares a acompanhar o pessoal do GOAAA (Grupo de Observações dos Astronomos Amadores do Algarve) nas suas incursões nocturnas de observação e astrofotografia e rapidamente aprenderás todas estas coisas! :D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline MacOsxPT

  • Mensagens: 16
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: ASTROMASTER 114EQ CALIBRAÇAO
« Responder #8 em: Maio 25, 2010, 06:41:37 pm »
ok acompanherei com todo o prazer, sera um gigante passo para a minha aprendizagem.

Apos pesquisar pelo google e tb tentar entender as coordenadas no programa que vem com o equipamento TheSkyX e tb a outra App que instalei Stellarium reparo que somente me dizem as coordenadas A.R e DEC.
A minha duvida é , se o A.R e DEC movem-me os dois na horizontal, como é que eu sei as coordenadas na vertical?

Visto que como respondeu anteriormente " As coordenadas do M13 são: A.R. 16h41m e DEC +36°27'"   , somente irei movimentar o telescopio na horizontal, (direita-esquerda, esquerda-direita) e as (cima-baixo, baixo-cima)?  Certamente serao necessarias tambem?!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Saudaçoes
Rui

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: ASTROMASTER 114EQ CALIBRAÇAO
« Responder #9 em: Maio 25, 2010, 08:07:12 pm »
Olá Rui,

Os eixos, tendo os seus eixos de rotação na perpendicular um do outro, não se podem mover os dois na mesma direcção. O problema é que o amigo continua a pensar no modo altitude-azimute. No fundo, eles até são semelhantes. Se pegarmos num sistema de altitude-azimute e inclinarmos todo o sistema de maneira que o eixo de azimute fique paralelo ao eixo de rotação da Terra, aqui temos a nossa montagem equatorial. Mas no fundo o quero transmitir é que os dois eixos não rodam na mesma direcção. Como eu disse anteriormente, rodamos um eixo primeiro, o de DEC., e esse ficará a apontarar numa determinada direcção. O outro eixo, o de A.R., fará com que o de DEC. se mova também, mas num sentido que o próprio eixo de DEC. não permite.
Uma simples experiencia. coloque o eixo de A.R. na horizontal. O tubo fica de um lado, e os contra-pesos do lado oposto. Agora observe o movimento do eixo de declinação. Que tal? Muito parecido com o cima-baixo que esperava, não é? Pois o eixo DEC. pode ser considerado que se move cima-baixo, mas como o de A.R. é inclinado, essa perspectiva perde-se e efectivamente deixa de ser um simples cima-baixo.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline MacOsxPT

  • Mensagens: 16
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: ASTROMASTER 114EQ CALIBRAÇAO
« Responder #10 em: Maio 25, 2010, 08:23:12 pm »
ok... tou a ser bombardeado com nova informaçao a qual nunca me debrucei para ter conhecimento.
Sempre me fascinou os Ceus e vida Alienigena, por isso comprei o telescopio. ( nao para ver ovnis), claro!

Insisto mais uma vez no A.R... se por ventura eu rodei o circulo que contem a numeraçao com a mao,e o  telescopio ficou fixo, quando voce me der uma coordenada A.R o telescopio ja nao ira apontar precisamente para o local caso eu nao tivesse alterado o circulo.
Imaginando que eu por engano tinha rodado o circulo 90º, logo as coordenadas que me daria agora em A.R nao iam bater certas caso eu nao tivesse alterado o "default" do equipamento, nao é assim?

As lentes que tenho sao 10mm e 20 mm, uma delas capta a imagem "ao contrario" e a outra sera para ver paisagem?
Que lente é adequada para ver o ceu profundo, galaxias, nebulosas, planetas?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Saudaçoes
Rui

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: ASTROMASTER 114EQ CALIBRAÇAO
« Responder #11 em: Maio 25, 2010, 09:06:04 pm »
Eu compreendo que seja muita informação de uma só vez e em áreas que muita gente até nem entende lá muito bem. No entanto digo-lhe só isto: Vá ao eixo de A.R., pegue no circulo, feche os olhos e gire-o umas quantas vezes. Depois pode olhar por curiosidade pra ver como ficou e esqueça-o!  :D  Não existe uma posição de partida, "default" ou correcta. A posição do circulo só é significativa quando o teelscópio está a apontar para um objecto e o circulo tiver sido rodado para reflectir a coordenada desse objecto. De resto...... pode ficar de qualquer maneira.

Sobre as oculares... a de 10mm e 20mm deverão apresentar a imagem sempre na mesma orientação, só que a de 10mm dará a o dobra da amplificação da de 20mm, mas o campo apresentado será reduzido para metade e o brilho geral da imagem também será menor. Essa que coloca a imagem direita deveria ser um "erector de imagem", e que se usa em combinação com as oculares, mas não costumo ver esse tipo de acessório em telescópios reflectores... Coisa a ver.
A mais adequada? Isso varia muito... a "tradição" manda que se usem oculares de grande campo (maior distancia focal - o tal numero inscrito nela) para ver objectos de ceú profundo, e as de distancia focal curta para Planetas e afins, mas a tradição já não é o que era e o mais vale é experimentar e ver se se gosta do que se vê. As oculares em si são um outro mundo também ele muito vasto, pelo que não vamos entrar por aí agora.  ;-)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline MacOsxPT

  • Mensagens: 16
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: ASTROMASTER 114EQ CALIBRAÇAO
« Responder #12 em: Maio 25, 2010, 09:45:14 pm »
Nelson...

vou tentar fazer um grafico para entender a minha ideia, por mais que ela ja tenha sido entendida...

Imaginando que o telescopio , A.R tinha:

                                  C   1
                  B                          D
   A                                                    E


E que as coordenadas que o Nelson me da sao para apontar para o ponto C 1 para conseguir ver alguma estrela / planeta.

Se eu rodar essa roda de coordenadas e ficar assim:


                               B                        
          A                                   C  1
                                                        D
                                                                E

E me continuar a dar as mm coordenadas C1, ja o telescopio  tem que ser mover, saindo totalmente do "objecto" anteriormente fixado.

Apesar das coordenadas serem as mesmas, ja nao estao no mm sitio porque as desalinhei.
Consegue-me entender?
Peço desculpa por estar a ser repetitivo mas lembrei-me deste exemplo, e queria muito o expor.

Obrigado


Ps: Qd fiz "enviar" na resposta o grafico nao ficou bem como eu desenhei.. como tal deixo este link onde pode visualizar mais concretamente.
http://pastebin.com/2DySpKJ6
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Saudaçoes
Rui

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: ASTROMASTER 114EQ CALIBRAÇAO
« Responder #13 em: Maio 26, 2010, 10:30:55 am »
Caro amigo Rui,

Eu tentei compreender o que quis dizer, mas não consegui lá chegar... Peço desculpa. :(

Ora vejamos... Eu dou-lhe um cojunto de coordenada de um objecto. Vamos usar novamente o M13 como exemplo. As coordenadas do M13 são: A.R. 16h41m e DEC +36°27'

Obviamente que só com esta informação não vamos a lado algum, pois o telescópio não "sabe" para onde está a apontar actualmente. Pode até estar a apontar para uma árvore! :D

Agora se eu lhe indicar, apontando com o dedo para uma estrela, digamos Arcturus (A.R. 19º11', DEC. 14h15'), e o amigo apontar para lá o telescópio e colocando-a no meio do campo da ocular, assim já temos qualquer coisa! Nós, humanos, sabemos que o telescópio está a apontar para Arcturus; Agora temos que dizer à montagem quais são as coordenadas desta estrela, para que ela fique calibrada. Para isso, movemos o circulo de A.R. para que a palheta indique as 14h15', correspondente à coordenada A.R. da estrela. Podemos verificar o circulo de DEC. também, mas partindo do principio que ele foi bem colado, este deverá indicar sensivelmente um valor correspondente à coordenada DEC. da estrela.

Agora sim! Temos um ponto de partida estabelecido.

Para irmos para o M13, é só movermos o telescópio e ir "lendo" as coordenadas actuais nos circulos até que estas coincidam com as coordenadas do M13. Não se toca no circulo de A.R. mais pois este já foi acertado. É fácil mesmo! ;-)

Resumindo: As coordenadas de um objecto contêm informação para o encontrarmos, MAS, temos que ter um ponto de partida, ou seja, temos que começar a partir de um outro objecto facilmente identificavel visualmente e de coordenadas conhecidas. As estrelas mais brilhantes costumam ser os ponto de partida mais fáceis.

Se desta vez ainda não ficou... tenho que mostrar o funcionamento in-loco.
Este é um daqueles casos em que ver ao vivo vale mais que 1000 palavras. :geek:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline MacOsxPT

  • Mensagens: 16
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: ASTROMASTER 114EQ CALIBRAÇAO
« Responder #14 em: Maio 26, 2010, 01:20:50 pm »
Amigo Nelson..

Agradeço a paciencia que teve em me explicar e esclarecer as minhas duvidas.
Realmente ao vivo e a cores ficava muito melhor esclarecido.
Se nao se importar mando-lhe PM com o meu mail.

Nao conhece o Astromaster 114EQ?
Eu quando o comprei foi com intuito de observar ceu profundo e planetas, mas tb ja li aqui no forum em relaçao a outros equipamentos que isso varia muito com e lente que se tem (eyepiece). o que vem com o equipamento sao a 10mm e 20mm. Sugere-me outra lente?
Comprei este telescopio as escuras , so espero que valha o dinheiro que investi nele.

Cumprimentos
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Saudaçoes
Rui

Re: ASTROMASTER 114EQ CALIBRAÇAO
« Responder #14 em: Maio 26, 2010, 01:20:50 pm »