Ah, não procures na net.. Isto não se encontra na net porque gajos doidos como eu, não os há muito por aí :-D
O que torna isto difícil de encontrar resume-se a perceber algumas particularidades..
Cada câmara tem a sua resposta à luz (Eficiência Quântica), logo, parece aceitável imaginar que sabendo qual a EQ de cada câmara para o cada filtro, tendo várias fotos tiradas com várias câmaras, e sabendo que o resultado deve ser exactamente o mesmo, pode-se tentar fazer um sistema de equações com 3 câmaras (variáveis) a 3 cores (incógnitas), a ver se se acha qual a cor que daria o mesmo resultado na combinação final. Admite-se, claro, que a eficiência quântica é constante ao longo do espectro de cada filtro, que é uma simplificação para não fazer convoluções.
A outra forma, que é a que eu gostava de tentar, tira partido de uma outra coisa que acontece no céu.. Com a altitude a que os objectos estão, a cor deles que cá chega é afectada e absorvida de forma diferente (extinção atmosférica). Vemo-los mais avermelhados perto do horizonte, e menos avermelhados no zénite. Se nós soubermos como varia essa absorção das cores com a altitude, e se soubermos a que altitude foi uma data foto tirada, podemos tentar fazer novo sistema de equações que relacione a intensidade observada em Luminância com as cores que lá estariam..
Aqui ainda não tenho absoluta certeza que funcione, porque a extinção atmosférica no verde é mais ou menos o meio caminho entre o caso do azul e do vermelho. Se a extinção no verde puder ser descrita a partir da extinção no azul e no vermelho, está tudo lixado, e não há forma de arranjar uma 3ª cor. Como isto depende de a soma dos 3 canais de cor ser igual à de luminância e também de ser exclusiva, talvez não dê para tirar daqui informação de cor.. Mas gostava de tentar na mesma a ver o que dá :-D
Parece-me que estou a ter 5 equações com 6 incógnitas (3 eq. para relacionar as 3 cores no zénite e cá mais abaixo, e 2 equações que dizem que a soma das 3 cores (no zénite e cá em baixo) são os valores medidos). Infelizmente era preciso mais uma equação que fixasse alguma coisa (por exemplo uma exposição com filtro)
Claro que para isto funcionar temos que saber com boa precisão como é que o céu está a extinguir as cores. Para isto é necessário fotografar uma estrela G2V à mesma altitude que o objecto, e usar filtros RGB para essa estrela, para medir bem como é que as coisas estão. Convém a noite estar espectacular, para ser bem comportada e não variar muito..
Portanto se pensavam que não era preciso filtros na mesma, desenganem-se que é.. Mas as imagens de partida para o objecto podem ser de luminância
É complicado ou não é? Isto não é nada eficiente de fazer. E é preciso tratar o problema de fazer uma imagem como quem trata a fotometria