Autor Tópico: Como saber quais os cometas previstos para...  (Lida 1432 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline rpdelgado

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 106
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Como saber quais os cometas previstos para...
« em: Novembro 20, 2006, 03:47:24 pm »
...por exemplo um dado periodo, e neste caso vou pegar no ano de  2007 ?

Existe algum site onde se possa saber à partida, dos cometas descobertos, informação sobre quando vão estar visíveis, magnitude (se bem que dificil de prever) e se por exemplo será visível de Portugal ?

Até agora tenho utilizado o Starry Night para este tipo de previsão. Nos ultimos dois anos tive sorte. Dos conhecidos e de  maior magnitude apenas me escapou o Bradfield.

O que faço é apontar a Norte, colocar um campo de visão bastante amplo e fazer correr os 365 dias do ano no relógio. Depois repito para os outros 3 pontos cardeias (SUL. OESTE e ESTE)

Mas deve haver um método mais preciso e cientifico, até porque se o programa (Starry Night) não estiver actualizado passam-lhe os cometas e outros objectos ao lado.

Resumindo, para cometas, sabem de algum site com estes tipo de previsão ?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por rpdelgado »
Que falte a luz logo à noite.

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #1 em: Novembro 20, 2006, 06:49:08 pm »
Uma previsão do género das ocultações, mas para cometas? :)

Não acho que isso exista.. A razão é que qualquer pessoa em qualquer sítio da terra pode vê-lo (se ele não estiver perto do Sol).
O que daria jeito seria filtrar as efemérides de cometas por brilho.. Para isso acho que o software de planetário, como o Starry Night devem ter forma de fazer. A coisa é que essa informação de brilho nem sempre corresponde à realidade.. trata-se de uma estimativa, que depois pode vir a não se confirmar.

Dito isto, o meu site favorito para cometas é o Center For Astrophysics de Harvard (http://cfa-www.harvard.edu/iau/Ephemerides/Comets/).
Eles têm uma página para gerar a lista de efemérides, mas eu ainda não sei mexer com ela para extrair de lá informação :P
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

(sem assunto)
« Responder #1 em: Novembro 20, 2006, 06:49:08 pm »