Autor Tópico: Telescópio Meade LXD75 SN 8"  (Lida 3024 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline joaofaria

  • Mensagens: 14
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://aleidasestrelas.blogspot.com/
Telescópio Meade LXD75 SN 8"
« em: Agosto 02, 2006, 07:44:53 pm »
Olá!

Gostaria de perguntar ao usuários do fórum qual é a vossa opinião sobre este telescópio em particular. Já me disseram que a montagem é demasiado fraca para o telescópio (o tubo é demasiado pesado e com equipamento adicional de fotografia a montagem fica sobrecarregada e em esforço) e que o sistema GoTo só funciona de vez em quando.
Alguém sabe qual a capacidade da montagem e qual o peso do tubo óptico? Sei que o conjunto pesa cerca de 31Kg
Se o comprar estava a pensar usar a Meade LPI para fotografia planetária e tentar o céu profundo e talvez mais tarde adquirir a Meade DSI, mas precisava saber se a montagem irá aguentar. Quanto ao GoTo penso que o software é igual ou parecido em todos os equipamentos da marca e por isso, com alinhamento correcto, penso que ocorreram os mesmos erros que noutros telescópios. Mesmo que não tenham conhecimento sobre as duvidas mais especificas que coloquei pedia que dessem a vossa opinião sobre o telescópio.

Aqui vão as especificações:

Tipo: Schmidt-Newtoniano
Abertura: 8'' (203mm)
Distância Focal: 812mm a f/4  
Ocular incluida: Series 4000 26mm


Desde já obrigado! Céus limpos!
Cumps
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por joaofaria »

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #1 em: Agosto 02, 2006, 08:53:04 pm »
Wow... grande investimento joão :o
Infelizmente não te posso ajudar mt neste assunto mas tenho a certeza q essa ajuda virá mais cedo ou mais tarde. De facto, o tubo destaca-se mt da montagem e parece-me q esta aparenta ser insuficientemente robusta p aguentar com a firmeza necessária p depois poderes usar a câmera... Mas isso pode ser apenas aparente. Não sei, não tenho mais argumentos p te dar :oops:
Cumps

PS: Bem vindo ao forum :wink:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

(sem assunto)
« Responder #1 em: Agosto 02, 2006, 08:53:04 pm »

Offline igomes

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 337
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #2 em: Agosto 03, 2006, 09:56:12 am »
Bemvindo João  :)

Se não te importares faz uma apresentação aqui

http://albedo.gem51.com/viewtopic.php?t=10

Obrigado  :wink:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por igomes »
Galactica M51 Team powaaaa \":)\"
Konichiwa mina-san ^^

Vendo : Clio 2 1.2 16V Expression - Cor Cinza Perola - 59000km - Revisão aos 52000km - Pneus novos - Inspeccionado ...Interessados contactem-me por Mensagem Privada...

[ur

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
(sem assunto)
« Responder #3 em: Agosto 03, 2006, 11:22:25 am »
Olá João.

Eu actualmente uso o modelo anterior ao LXD75, o LXD55, com um tubo de 10" em cima. Realmente para um tubo de 10", a montagem é usável só para uso visual. Com um tubo de 8", e com a montagem interna melhorada como é a do LXD75, que usa rolamentos "verdadeiros" em vez da "invenção" que fizeram na montagem do LXD55, penso que não terá qualquer problema quer em uso visual quer usando uma LPI ou DSI, e arriscar-me-ia a dizer que irá carregar bem um pequeno telescópio guia, se mais tarde assim o desejar. Não é nenhuma montagem topo de gama, mas bem alinhada e tudo dá pra fazer umas coisas engraçadas.

Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Astrolupa »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline vic_nunes

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 55
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://vitornunes.planetaclix.pt
(sem assunto)
« Responder #4 em: Novembro 14, 2006, 12:01:49 pm »
Olá, eu tenho um LXD55 SN6", em relação à questão em falta, neste caso do goto, tenho a dizer que desde que o telescópio, esteja alinhado com a polar, e esteja nivelado, nunca tive problemas com o goto, ainda mais com o alinhamento por 3 estrelas, ainda mais perfeito fica...  depois o autostar também tem o PEC, que para quem faz astrofoto da jeito, eu pessoalmente nunca o usei, mas ja vi por ai q funciona relativamente bem. Ja vi sites em que conseguiram pôr a lxd75 a fazer 15min sem desviar nada com a correcção do PEC, mas é obvio, que para isso seja necessário um trabalho enorme, mas também é claro que o uso principal desta montagem não é a fotografia, mas como se costuma dizer em Portugal, o pessoal desenrascasse com o q tem...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por vic_nunes »
Vitor Nunes
             Redondo - Alentejo

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #5 em: Novembro 14, 2006, 06:51:10 pm »
Olá João, tudo bem? Complementando as informações já dadas, será que não é possível adquirir só o tubo òptico? É que se for possível, podes sempre comprar uma montagem melhor! Este tipo de acessório é daqueles que se tem de ter mais em atenção, porque a montagem se for boa ou excelente, pode nos servir por muito anos, e acomodar practicamente qualquer tubo òptico, dentro do seu limite, como é òbvio! Por exemplo, se comprares a montagem Atlas da Orion, tens montagem para suportar à vontade um tubo de 12" em visual, e  de 10" em astrofotografia! A montagem que eu tenho é bastante boa para o meu telescópio ( montagem Cg5 da Celestron e tubo òptico de 6" maksutov-cassegrain da Intes ), é muito robusta e consegue eliminar as vibrações provocadas pelas inevitáveis pancadas no tubo e montagem, assim como a montagem da Orion, a sky view pro,que se eu não me engano, as duas são clones uma da outra, e consegue suportar em visual até 12kgs, um pouco menos em astrofotografia ( o meu tubo pesa cerca de 6,5kgs sem acessórios)! Por isso tens que ter em consideração a montagem, mesmo antes de pensar em go-to ou ccd que por norma é um investimento mais caro! Um abraço 8)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Emanuel »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

(sem assunto)
« Responder #5 em: Novembro 14, 2006, 06:51:10 pm »