Autor Tópico: Novo telescópio  (Lida 2847 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Novo telescópio
« em: Março 02, 2010, 08:32:21 pm »
Olá pessoal, tudo bem? Bem, este novo tópico não é para a aquisição de um novo telescópio, antes serve um pouco como aviso a quem se quer iniciar em astronomia e procura o 1º telescópio e ao mesmo tempo serve como desabafo meu!!
Como alguns sabem, iniciei-me na astronomia à cerca de 20 anos, umas vezes mais dedicado, outras mais afastado, muito por culpa da minha profissão, que me rouba imenso tempo, mas enfim...
Hoje em dia tenho um pouco de mais tempo livre , e por isso mesmo decidi melhorar o equipamento e conhecimentos ( que eu pouco sei...) e como alguns também sabem, tenho um telescópio de desenho òptico Maksutov, um Intes MK66 Deluxe, de 6", que inicialmente estava montado numa CG5 da Celestron e que recentemente troquei por uma montagem Vixen Sphinx com Go-To !! Ora bem, também tenho andado a pensar em fazer astrofotografia de céu profundo, e para isso o Mak não é muito indicado, devido à longa distãncia focal que tem, 1800mm, o que faz com que as exposições fotográficas tenham que ser mais longas, se bem que com um redutor focal se pode contornar um pouco o problema; ao mesmo tempo, se me dedicar à astrofotografia de céu profundo, também vou precisar de uma luneta guia, para fazer guiagem manual, e aqui é que entra aquilo que vos queria dizer: de repente lembrei-me....eu tenho um TASCO de 50mm, que foi o meu 1º telescópio, comprei-o à cerca de 20 anos, mais ou menos quando me iniciei em astronomia, e podia aproveitá-lo para essa luneta guia, não??
Ora, por acaso, este fim-de-semana passado fui até casa dos meus pais em Trás-Os-Montes, local onde eu tenho o TASCO; porreiro, mesmo a calhar!!Eu já não lhe punha as mãos ao telescópio praí à uns 10 anos; então lá fui eu buscar o TASCO, tirei-o da caixa , que por acaso ainda é a original e....vou-vos contar...só me apetecia dar-lhe com um martelo...MAS QUE BELA MER.......IMPRESSIONANTE!!!  :(|  Comprei-o em Lamego, numa loja de fotografia à uns 20 anos, como disse, custou-me cerca de 16 contos, que em euros são 80 euros, com a actualização para os dias de hoje deve ser praí uns 200/250 euros e é uma autêntica Mer...tudo é de plástico rasco, tenho a impressão que até as lentes são de plástico!! Só não o atirei para o lixo, por dizer que foi o meu 1º telescópio!
Vocês desculpem o desabafo, mas isto também serve como aviso a quem quer comprar o 1º telescópio e vai para esse tipo de "rasquice"!! É bem melhor esperar até ter uns trocos no bolso, nem que seja para comprar usado, mas que tenha alguma qualidade, que optar por esses e depois ser enganado!!Enfim....um abraço pessoal  :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Novo telescópio
« Responder #1 em: Março 02, 2010, 09:04:50 pm »
Estou como tu! O meu primeiro telescópio foi um Tasco de 60mm comprado em 1989, às escondidas dos meus pais e custou-me 80 contos!!!
O pior era a montagem... caía...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Re: Novo telescópio
« Responder #1 em: Março 02, 2010, 09:04:50 pm »

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Novo telescópio
« Responder #2 em: Março 02, 2010, 09:23:52 pm »
Ah, ah , ah , a montagem do meu Tasco?? Tem um palmo de altura e cada vez que se lhe toca, até parar de tremer leva praí uns 10 segundos!! Pfff, ò Miguel, parece que, infelizmente esses tipos conseguiram enganar uns poucos de nós!! Lembro-me de outro telescópio que vi à venda noutra loja de fotografia, à cerca de 12 anos, em Leiria, era um refractor de 90mm, com uma montagem equatorial, não me recordo da marca dele, mas sabes quanto pediam por ele?? 300 contos??? 300 contos à 12 anos atrás!!! Nos dias de hoje era como se estivessem a pedir uns 500 contos (2500 euros) por um refractor acromático de 90mm!!!!Impressionante!! Ainda bem que hoje em dia existem lojas especializadas e decentes para se poder comprar material de qualidade, além de fóruns como este em que nós nos podemos informar mutuamente!! :D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline alexl

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 141
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Novo telescópio
« Responder #3 em: Março 03, 2010, 08:43:56 pm »
Citação de: "Miguel Lopes"
Estou como tu! O meu primeiro telescópio foi um Tasco de 60mm comprado em 1989, às escondidas dos meus pais e custou-me 80 contos!!!
Também passei pelo mesmo em 199x e ficou-me à volta dos 40 contos (meu primeiro $$$$ de um estágio)!
Para quem tiver um Tasco, e quiser dar-lhe alguma vida, recomendo este link: Tasco Telescopes: Why they are to be avoided (and how to fix them up).

Alex.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Novo telescópio
« Responder #4 em: Março 03, 2010, 10:09:52 pm »
Ò Alexl, eu acho que não vale a pena bater no ceguinho!! :D  Quando não existe qualidade nenhuma, pra quê gastar dinheiro a tentar melhorar uma coisa que não tem por onde se lhe pegue!! Mas esta é apenas a minha opinião!! :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Re: Novo telescópio
« Responder #4 em: Março 03, 2010, 10:09:52 pm »