Autor Tópico: Encontradas diferenças entre Manchas Vermelhas de Júpiter.  (Lida 2056 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Encontradas diferenças entre Manchas Vermelhas de Júpiter.
« em: Agosto 01, 2006, 09:41:49 pm »
As duas grandes manchas na superfície de Júpiter, a Pequena e a Grande Mancha Vermelha, parecem ser semelhantes à luz normal, mas mostram grandes diferenças quando submetidas a raios infravermelhos. As imagens de alta resolução tomadas pelo telescópio Keck 2, de raios infravermelhos, em Mauna Kea, no Havaí (EUA), no último dia 21, mostram que a Pequena Mancha Vermelha é muito mais escura que a outra, uma mancha com diâmetro duas vezes maior que o da Terra.

A descoberta sugere que ou a parte mais alta das nuvens que a formam são mais baixas que as da Grande Mancha Vermelha, ou são menos densas e portanto refletem menos luz, segundo o astrónomo da Universidade de Berkeley Imke de Pater.

A Pequena Mancha - com diâmetro praticamente igual ao da Terra - formou-se pela combinação de três manchas brancas entre 1998 e 2000, mas em Dezembro de 2005 tornou-se vermelha da mesma forma que a Grande Mancha, que rodeia Júpiter há quase 350 anos e movimenta ventos de 400 km/h.

"A Pequena Mancha Vermelha não está à mesma altura que a Grande Mancha Vermelha, ou simplesmente não tem tanta capacidade refletora, ou seja, não é tão densa", explicou De Pater. O facto de a mancha menor ter-se tornado vermelha pode indicar que as suas nuvens tormentosas também estão a levantar-se.

Os cientistas ainda não sabem por que as manchas são vermelhas.

Alguns dizem acreditar que os ventos da Grande Mancha Vermelha levantam materiais da atmosfera do planeta que, quando expostos a raios ultravioleta, tornam-se vermelhos.

Fonte: Agência EFE in Folha Online
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

Encontradas diferenças entre Manchas Vermelhas de Júpiter.
« em: Agosto 01, 2006, 09:41:49 pm »