Autor Tópico: Comparação entre 2 modelos  (Lida 2696 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline JDias

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 93
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Comparação entre 2 modelos
« em: Fevereiro 04, 2010, 02:02:53 pm »
Boas, tava a pesquisar modelos de refractores, e deparei-me com estes 2 modelos:

http://loja.astrofoto.com.pt/index.php? ... &Itemid=26

http://loja.astrofoto.com.pt/index.php? ... &Itemid=26

O último modelo deixou-me um pouco intrigado, pois apesar de a abertura da lente ser muito maior (120mm), terá um aumento bastante menor do que o modelo de 90mm, devido ao facto de a dist. focal ser menor (600mm)... Estará correcto o meu raciocinio? :)

Qual a vantagem então de ter o tubo mais curto do que o primeiro?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Comparação entre 2 modelos
« Responder #1 em: Fevereiro 04, 2010, 03:22:23 pm »
Olá Jdias, tudo bem? Olha, não é bem assim, a distãncia focal não significa necessáriamente maior ou menor ampliação, ou seja, se colocares a mesma ocular em ambos os telescópios, então sim, no de 1200mm terás o dobro de ampliação em relação ao de 600mm, mas , porque existem oculares de todo o tamanho , campo aparente, etc, então, podes ter a mesma ampliação em ambos os telescópios, percebes?? Dou-te exemplos: 1200mm com uma ocular de 10mm = a 120X de ampliação(1200/10=120); 600mm com a mesma ocular de 10mm= a 60X de ampliação (600/10=60); agora 600mm com uma ocular de 5mm = 120X de ampliação; com diferentes oculares também consegues as mesmas ampliações, percebes??

Uma desvantagem dos telescópios de focal curta é o facto de , para ter ampliações altas, ter de se utilizar oculares de focal bastante curta, o que diminui o campo de visão da imagem que se está a ver, no entanto existem fabricantes de oculares ( entre os quais a TeleVue, talvez a mais famosa a nível mundial) que contornaram esse problema com a construção de oculares que apesar de terem focal curta, tipo 6mm, têm um campo de visão aparente muito grande!

O facto de o de 120mm da Skywatcher ter 600mm tem a ver com o facto de os telescópios de focal curta serem mais indicados para astrofotografia , porque tal como as objectivas de máquinas fotográficas, quanto menor fôr a distãncia focal, menor o tempo de exposição necessário para tirar fotos; já reparaste que as objectivas dessas máquinas são quase sempre F/1,8 ou F/2,5 ou uma focal curta deste tipo?? a razão é essa!! Outra finalidade dos telescópios de focal curta é serem mais apropriados para objectos der céu profundo, tipo galáxias e nebulosas, porque sendo objectos relativamente extensos , requerem um campo de visão amplo para se poderem ver na totalidade e quanto menor a focal, maior o campo de visão( quando se utiliza oculares de focal grande, tipo 26mm ou mesmo maiores)!!

Agora, atenção que o telescópio de 120mm terá sempre vantagem sobre o de 90mm, porque a diferença de tamanho fará diferença na imagem , principalmente em astrofotografia, uma vez que a àrea da objectiva é directamente proporcional  ao poder de captar luz ,à resoluçao das imagens ( os detalhes que se conseguem ver) e à qualidade geral das imagens!!

Existem no entanto telescópios de tamanho menor que conseguem superar outros de tamanho bastante superior, mas nestes casos deve-se à qualidade de construção desses telescópios e aos materiais de que são feitos; estou a falar dos refractores apocromáticos , com lentes ED(Extra-low Dispersion) ou Fluorite( o melhor e mais caro tipo de vidro òptico para construção de lentes); obviamente que o preço destes telescópios é proporcional à sua qualidade, não é??
De uma maneira geral, percebeste o que te queria dizer, não foi? Um abraço :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Re: Comparação entre 2 modelos
« Responder #1 em: Fevereiro 04, 2010, 03:22:23 pm »

Offline JDias

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 93
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Comparação entre 2 modelos
« Responder #2 em: Fevereiro 04, 2010, 03:37:48 pm »
Emanuel, fiquei esclarecido... :)
Excelente explicação... Thks :)
Neste momento, estou a fazer observações com um telescópio básico (praticamente um brinquedo) que me foi oferecido...
No entanto, estou a contar, se as condições se proporcionarem, de comprar até ao final do ano, um melhor... Daí estar a tentar perceber como tudo isso funciona (oculares, distâncias focais, etc) de forma a optimizar melhor os recursos (€€€) ... :)

Abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Rui

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 166
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Comparação entre 2 modelos
« Responder #3 em: Fevereiro 04, 2010, 04:25:51 pm »
O Emanuel é mesmo um craque. :-D  Aí está uma explicação muito completa!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Comparação entre 2 modelos
« Responder #4 em: Fevereiro 04, 2010, 08:50:24 pm »
Obrigado pelo elogios pessoal, mas muito do que eu sei hoje fui aprendendo com o pessoal aqui do fórum!! Como sabem temos excelentes astrónomos aqui, que são literalmente "poços de sabedoria" ! No entanto também cometi um erro, o 1º telescópio não tem 1200mm , mas sim 1000mm de distãncia focal! Mas acho que mesmo assim deu para perceber as diferenças entre ambos, não? Um abração :D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Re: Comparação entre 2 modelos
« Responder #4 em: Fevereiro 04, 2010, 08:50:24 pm »