Autor Tópico: Olá a todos..  (Lida 2674 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Domingos Machado

  • Mensagens: 4
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Olá a todos..
« em: Dezembro 30, 2009, 06:40:33 pm »
Boa noite, sou o Domingos Machado, resido e trabalho em Penafiel, Porto.
Adquiri um telescópio celestron, para iniciar a minha pesquisa no espaço, no entanto não sei como o posso fazer para visualizar.
Necessito de alguma ajuda para iniciar esta caminhada, espero que alguém me possa orientar nesta iniciação.
 Muito obrigado, e um bom ano.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline joaorrpinto

  • Astro-Amador
  • ****
  • Mensagens: 522
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • Astrofotografia & Fotografia
Re: Olá a todos..
« Responder #1 em: Dezembro 30, 2009, 06:50:18 pm »
Olá Domingos, bem vindo ao fórum. Temos um tópico para apresentações na Galactica Caffe.
Qual é o modelo do seu telescópio?
Para começar, creio que um bom manual para se iniciar nestas andanças é crucial, falo do livro "Telescópios" de Guilherme de Almeida que está a venda na loja Galáctica.

Mas de resto estamos cá para isso mesmo, ajudar e ser ajudado... ;-)

Um abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Castelo Branco - Penamacor
Latitude:40.167
Longitude:-7.167
Altitude:494 m


Re: Olá a todos..
« Responder #1 em: Dezembro 30, 2009, 06:50:18 pm »

Offline Domingos Machado

  • Mensagens: 4
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Olá a todos..
« Responder #2 em: Dezembro 30, 2009, 09:00:09 pm »
Boas, obrigado pela resposta,

É um celestron astromaster 114.

Não estou completamente a cru neste tema, vou optar por esse manual.

Muito obrigado,
Cumprimentos
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline joaorrpinto

  • Astro-Amador
  • ****
  • Mensagens: 522
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • Astrofotografia & Fotografia
Re: Olá a todos..
« Responder #3 em: Dezembro 30, 2009, 10:12:09 pm »
Não tem de quê ;-)
O seu equipamento é um bom começo :)
Para tirar o verdadeiro potencial dele terá que o ir explorando e aprender a funcionar com a sua montagem Equatorial, todos os procedimentos a ter com o telescópio estão todos descritos no livro que lhe indiquei.
Seria bom era também arranjar um planetário ou umas cartas celestes. Existem muitos softwares na internet em versões Free que são bestiais para o efeito, por exemplo o Winstars é um bom programa para quem quiser começar a familiarizar-se com o céu nocturno, coordenadas celestes, etc...e é Free.  :sunny:
Neste site: http://astrotips.com/ poderá encontrar este e muitos outros softwares úteis no âmbito da astronomia.

Cumprimentos
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Castelo Branco - Penamacor
Latitude:40.167
Longitude:-7.167
Altitude:494 m


Offline Carlos Capela

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 92
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • Observações Nocturnas
Re: Olá a todos..
« Responder #4 em: Dezembro 31, 2009, 02:46:20 am »
Domingos, permita-me... não perca uma oportunidade de olhar para cima à noite. E depois compare aquilo que vê com as cartas celestes.
Eu sou estupidamente verde comparado com grande parte da malta que frequenta este forum, e há aqui muita gente que lhe dará conselhos melhores que os meus, mas acredite que a sensação de identificar as Estrelas, ou de sem hesitar distinguir Marte ou Saturno de uma Estrela (entre tantas outras coisas), vai aumentar exponencialmente a sua vontade de usar o seu telescópio. Até porque depois o fará muito melhor.
O meu maior triunfo foi encontrar a Nebulosa do Anel "à unha", sem o buscador aldrabão do meu telescópio, só por saber saber a sua localização. Vi-a muito pequenininha, mas encontrá-la foi uma vitória de goleada...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Carlos Capela
<a href=\"mailto:carloscapela@vorsat.org\">carloscapela@vorsat.org</a>
91 646 40 11
http://observacoesnocturnas.blogspot.com

Offline Rui

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 166
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Olá a todos..
« Responder #5 em: Janeiro 03, 2010, 11:27:05 pm »
Olá Domingos.
A apresentação no Galactica caffe ainda esta em falta, mas cá vão umas dicas a ver se esse telescópio mostra alguma coisa (tem obrigação disso).

Primeiro, deve começar por experimentá-lo de dia e não de noite. Monte o tubo na montagem/tripé, conforme as instruções. Uma das extremidades deve ter uma tampa. Retire essa tampa e verá no fundo do tubo um espelho. Deixe o espelho sossegado, nunca lhe toque e certifique-se que nada cai lá para dentro.
No lado de fora do tubo, próximo da extremidade onde tirou a tampa, há um outro tubo mais estreito, perpendicular ao tubo principal. esse tubo também deve ter uma pequena tampa. Retire-a e coloque lá a ocular (uma peça pequena com lentes) que tiver a maior medida em milímetros (provavelmente 20mm ou 25mm). Deve ter um pequeno parafuso lateral para fixar a ocular e evitar que caia. É por essa ocular que deve olhar. Quanto ao tubo principal, a parte de onde retirou a tampa é por onde entra a luz e deve ser orientada na direcção do que pretende observar (uma casa longínqua, uma árvore, etc).

Provavelmente a imagem está completamente desfocada. Na base do tubo menor (focador) existe um sistema de focagem com duas rodas que movimentam o tubo. Rode-o até à posição mais baixa e depois, olhando pela ocular, rode-o devagar na direcção oposta, até a imagem ficar nítida. Para ver imagens mais ampliadas, troque a ocular por uma de numeração mais baixa.

Depois de se familiarizar com este procedimento, experimente durante a noite apontar para a Lua.

Boa sorte.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Domingos Machado

  • Mensagens: 4
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Boa tarde..
« Responder #6 em: Janeiro 04, 2010, 02:35:47 pm »
Agradeço desde já todos os promenores e dicas que me foram dados,
Já consegui visualizar a lua, fiquei muito contente para um começo já foi muito bom.
Como sabem ainda ando muito perdido nestas andanças, no entanto vou começar a pesquisar para poder apreender algo, claro que a vossa ajuda é muito importante.
Desculpem se não efectuei a apresentação no local correcto, é que não sei onde é.
Já consegui o manuel, muito interesante obrigado pela dica.
Cumprimentos a todos.[q
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Rui

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 166
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Olá a todos..
« Responder #7 em: Janeiro 04, 2010, 11:34:20 pm »
Sempre às ordens! :)

Próximo passo: Júpiter e os 4 satélites galileanos.
Após o pôr-do-sol, procure a primeira estrela bastante brilhante (a mais brilhante do céu nesta altura) que lhe aparece numa posição próxima daquela onde o Sol esteve aí pelas 3 ou 4 da tarde. Não é uma estrela mas sim Júpiter. É mais difícil de apontar para Júpiter que para a Lua, mas vale a pena o esforço.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Re: Olá a todos..
« Responder #7 em: Janeiro 04, 2010, 11:34:20 pm »