Autor Tópico: Radical ou nem por isso?  (Lida 2251 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline nunoagameiro

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 250
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Radical ou nem por isso?
« em: Setembro 27, 2009, 08:45:01 pm »
Boas

Surgiu-me um problema, para o qual arranjei uma possível solução, mas agradecia comentários pois posso não estar a ver o filme todo.

O meu “observatório” habitual é a minha varanda, a qual está transformada numa marquise; a montagem é uma HEQ5, já por si só com um corpo bem alto. A situação é que neste momento o campo de visão é reduzidíssimo. Já tenho o tripé rebaixado ao máximo, mas mesmo assim ainda muito alto para poder ter algum campo de visão.    

A solução óbvia é baixar o mais possível a montagem para que consiga obter maior (ainda que curta) visão do céu. Há uns tempos coloquei um “post” sobre a possível construção/instalação de um pilar, mas por diversos motivos não vai ser possível (se bem que o mais difícil foi conseguido – convencer a esposa  :lol: ).  

Ora a minha ideia seria então radical…serrar os pés do tripé ao meio. Já pus a montagem em cima de uma cadeira, o que me pareceu dar uma visão mais alargada. A minha dúvida é se por acaso não iria sofrer de instabilidade ou de qualquer outro problema que não esteja a ver. Li numa revista da APAA, alguém que pôs um pilar tão junto à parede posterior da varanda, que os contra-pesos ficavam de fora, dando assim uma visão larguíssima do céu. O meu problema é que vivo num 9º andar. Conseguem imaginar um peso de 5 Kg (ou mesmo os 2) a cair de um 9º andar?

O que acham, Corto? Ou existem por aí ideias do tipo milagre para situações como esta?

Obrigado.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Radical ou nem por isso?
« Responder #1 em: Setembro 28, 2009, 11:54:26 am »
Citação de: "nunoagameiro"
Conseguem imaginar um peso de 5 Kg (ou mesmo os 2) a cair de um 9º andar?
eu consigo!.. :twisted:

Bom, mas em relação a observatórios de janela.. Eu em tempos já tive a minha montagem aparafusada a uma ex-prateleira de madeira com 28 mm de espessura, que estava assente em cima de uma cadeira (que tem o assento em verga, logo é pouco estável). O meu problema principal nisso era as costas da cadeira que não davam jeito nenhum.. Mas quem diz cadeira, também diz um banco de madeira..  Mas convém ser um "rico banco" em termos de solidez..
Há ainda outro cuidado a ter com o dito "banco", convém haver certezas que o centro de gravidade da montagem+ telescópio + contrapesos está sempre dentro dos pés do banco, para evitar que ele tombe! Ou seja, se mudares de ocular, ou fizeres alguma alteração ao peso da coisa, é preciso ter bastante cuidado!!
É preciso também ver bem se os contrapesos não vão bater na janela ou algum sítio desses.
Uma outra coisa que ajuda, é aproximar o mais possível a montagem da janela. Os tripés às vezes têm um pé num sítio chato, mas se for possível rodar a montagem em cima do tripé, é óptimo porque podem ficar dois pés do lado da janela minimizando a distância.

Eu também li sobre correntes ascendentes de ar quente, rente às paredes do prédio que podem aumentar a turbulência e piorar o "seeing". Eu posso confirmar que também desconfio que a zona mais estável do céu não é perto do zénite. (A minha janela em causa fica virada a Oeste num 8º andar).

Mas recentemente tenho usado outro truque: descobri que se o telescópio (refractor) está em cima do tripé normalmente, consigo observar dos 0 aos 45º de altitude (+/-) Mas que se "der a volta" e colocar o telescópio do lado de baixo e os contrapesos do lado de cima, sem mudar a montagem de sítio consigo apontar dos 45º aos 70º (mais ou menos).
Portanto consigo uma certa "liberdade aparente" de movimentos. Digo que a liberdade é aparente, porque como a janela está virada a Oeste, aqueles 25 graus de céu que vão dos 70º aos 45º de altitude passam em pouco tempo! 25 graus passa em cerca de 1 h. Portanto arranjar alvos que caibam ali é complicado..

ter o telescópio do lado de baixo e os contrapesos do lado de cima, introduz algumas complicações, nomeadamente em estar sempre atento a quando o telescópio vai bater no parapeito da janela, ou quando vai bater no chão, ou na própria cadeira/tripé, ou mesmo se a própria montagem não vai trincar cabos, ou bater nela própria..

---
Resumindo, como eu o faria seria começar por ver, com o telescópio que vai estar lá, que parte do céu se quer ver (por exemplo, uns graus acima do horizonte, e ver a que altura e em que sítio a montagem teria de estar. Aponta-se depois para a posição mais acima possível e vê-se onde o varão dos contrapesos pode ficar da janela/parede, e se o telescópio bate no chão, etc (por exemplo tomando medidas e fazendo desenhos). E só depois disso, pensar no suporte a dar à montagem de acordo com o espaço disponível.
Não colocaria nada fora da janela também para ser discreto. E acaba por não valer muito a pena o extra de céu que se vê para cima..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Re: Radical ou nem por isso?
« Responder #1 em: Setembro 28, 2009, 11:54:26 am »

Offline nunoagameiro

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 250
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Radical ou nem por isso?
« Responder #2 em: Setembro 28, 2009, 12:18:17 pm »
Obrigado Fil;

Citação de: "Fil"
Não colocaria nada fora da janela também para ser discreto
Tambem julgo que não ia dar, o telescópio em causa é um ED80 (ou vai ser, quando chegar). os 600 mm, não deixam muita margem de manobra.

O meu problema é que o setup não é para visual, é para AF, o que faz com que não possa "inventar" muito. Se virar os pesos para cima e o telescópio para baixo, o problema seria mais ou menos o mesmo, pois como tenho marquise, ela tem aqueles vidrinhos por baixo, o que nesse caso o telescópio apontava para os mesmos; assim teria de subir a montagem, o que levava a ficar exactamente a mesma coisa.

Eu consigo ver +/- um pouco acima da polar. A partir daí o telescópio guia está a guiar-se com a márquise :shock:
Também podia pôr o guia lado-a-lado, ia ganhar mais uns minutinhos de foto. Mas se a montagem estiver mais baixa, ainda devo ganhar para aí 1H ou mesmo mais (numa hora, já se tira umas fotos bastante fixes à M31, por exemplo)

Citação de: "Fil"
posso confirmar que também desconfio que a zona mais estável do céu não é perto do zénite
Pois, mas fotografar alguma coisa, que esteja logo acima de um prédio, vai dar aquela cor linda alaranjada. Seria quase como pôr jupiter dentr de um copo de sumo de laranja.

A unica coisa a fazer, julgo, é mesmo cortar os pés do tripé. A dúvida é se depois não vai ficar instável.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Radical ou nem por isso?
« Responder #3 em: Setembro 29, 2009, 12:48:37 pm »
A minha ideia de passar os contrapesos para cima, tem a ver unicamente com o facto de o telescópio ficar entre o centro de rotação do eixo de AR e a janela. Ou seja, em termos práticos, numa janela virada a Oeste, isto faz com que o telescópio possa apontar mais para cima, sem descer a montagem, porque está mais perto da janela. Mas isto é para a minha janela virada a Oeste.

Podes inventar à vontade! tem é que ser boa invenção ;-)

Cortar os pés ao tripé só me choca por estares a fazer uma modificação pouco reversível :)
Mas se à nova altura, tudo funcionar, então até é melhor em termos de estabilidade ter pernas mais curtas! Em termos de equilíbrio (resistência a encontrões ou contrapesos muito desequilibrados) é que pode ser pior, tendo uma base mais pequena. Podes ainda tentar alargar o ângulo das pernas do tripé (se der), para tentar combater este problema. A minha sugestão se o fizeres é que mantenhas as pontas das pernas bem presas com uma corda, ou corrente, para evitar que o tripé se abra completamente. Mas deve funcionar bem, se tiveres uma perna do tripé alinhada com o Norte (em geral o centro de massa da montagem está mais a norte que o centro do encaixe no tripé).
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline nunoagameiro

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 250
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Radical ou nem por isso?
« Responder #4 em: Setembro 29, 2009, 04:57:55 pm »
Citação de: "Fil"
Mas isto é para a minha janela virada a Oeste.
OK, essa opção está posta de lado. N - SE.

Citação de: "Fil"
Cortar os pés ao tripé só me choca por estares a fazer uma modificação pouco reversível
Pouco reversível ??? Nada reversível. A minha ideia era de cortar apenas até inicio dos pés interiores quando estão completamente rebaixados. Assim (caso tenha cortado de mais), ainda posso subi-la um pouco.

Citação de: "Fil"
então até é melhor em termos de estabilidade ter pernas mais curtas
Ora ai está uma coisa que não sabia. Pensava que quanto menor o espaço entre elas, pior. Que é precisamente o que vai acontecer ao corta-las. Quanto à sensibilidade em termos de vento e situações como essa, faz sentido.

Citação de: "Fil"
A minha sugestão se o fizeres é que mantenhas as pontas das pernas bem presas com uma corda, ou corrente, para evitar que o tripé se abra completamente
Ao ficarem mais curtas vai exercer mais força?

Bom, mas como disseste, é exprimentar com o telescópio que lá vai ficar em cima. Como ainda está para chegar....temos tempo. Até lá, vou fazendo experiências com o que tenho.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Radical ou nem por isso?
« Responder #5 em: Setembro 30, 2009, 01:58:13 pm »
Citação de: "nunoagameiro"
Pensava que quanto menor o espaço entre elas, pior. Que é precisamente o que vai acontecer ao corta-las. Quanto à sensibilidade em termos de vento e situações como essa, faz sentido.
.. pelo menos em termos de problemas de estabilidade causada por algum flexibilidade algures (por exemplo na dobradiça).. quanto maior a perna do tripé, maior a "alavanca"..  Em contra partida, em geral todo o peso fica repartido pelas pernas ao longo do comprimento delas (se as pernas tiverem umas pontas de borracha ou ficarem agarradas ao chão ou entre si com uma corda)..


Citação de: "nunoagameiro"
Ao ficarem mais curtas vai exercer mais força?
como dei a entender antes, será a mesma força. Do ponto de vista do chão, tem esactamente o mesmo peso em cima, do ponto de vista da articulação do tripé, estará a fazer menos força para manter o ângulo das pernas.

Citação de: "nunoGameiro"
Até lá, vou fazendo experiências com o que tenho.
Faz um desenhito, ou recorta o telescópio à escala "visto de lado" em papel :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline nunoagameiro

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 250
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Radical ou nem por isso?
« Responder #6 em: Outubro 29, 2009, 09:53:20 am »
Muito bem...está feito.

Tive de mandar fazer. Não só porque cortaram com a máquina e ficou direitinho, mas porque a cola que vinha, para prender os pés ao tubo, é dos diabos.  :(|

Tirei 20 cm, e ficou "um mimo".

Agora tenho muito mais ceu.

Mas agora que chegou finalmente o ED80, e tenho a montagem prontinha, temos este tempo "fantabulástico"  :(|  :(|  :(|

Depois, ponho aqui uma foto da minha nova "short legs"  :D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline nunomac

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 439
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://nmac.apaaweb.com
Re: Radical ou nem por isso?
« Responder #7 em: Outubro 29, 2009, 10:37:01 am »
Ahhh então o responsável és tu!!!!  :lol:  :lol:  :lol:  
Foste vítima da "maldição"  :-D

Ainda bem que ficou como querias, manda lá umas fotos do setup quando estiver pronto...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nuno Carregueira (aka nMAC)
-----------------------------------
http://nmac.apaaweb.com

Re: Radical ou nem por isso?
« Responder #7 em: Outubro 29, 2009, 10:37:01 am »