Autor Tópico: Rússia busca voluntários p simulação de expedição espacial.  (Lida 1017 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Cientistas russos deram início esta semana à inscrição de voluntários, russos e estrangeiros, para que possam participar do projeto Marte-500, a simulação na Terra de um vôo ao Planeta Vermelho que durará pelo menos um ano e meio.

O Instituto de Problemas Médico-Biológicos (IPMB) da Academia de Ciências da Rússia, que apresentou oficialmente o projecto em Janeiro de 2004, informou que a inscrição ficará aberta até 31 de Dezembro deste ano.

A experiência que imitará um vôo tripulado a Marte, que deve começar no quarto trimestre de 2007, está programada para durar pelo menos 520 dias podendo chegar a 700, anunciou o porta-voz do Instituto, Mark Belakovski.

O IPMB, que publicou no seu site os requisitos para os candidatos, selecionará os seis tripulantes que deverão passar mais de um ano fechados no simulador de uma nave espacial.

A tripulação será "internacional", pois serão aceites pedidos de estrangeiros, e numa segunda etapa será decidido se a equipa terá a participação de mulheres.

Os candidatos devem ter entre 25 e 50 anos, boa saúde, educação em nível superior e dominar o inglês em nível comunicativo e técnico. A prioridade será dada a profissionais ligados às áreas de medicina, biologia, engenharia e informática.

Para o projecto, a Rússia conta com a colaboração da Agência Espacial Europeia (ESA) e também convidou os EUA.

A "tripulação marciana" será formada por um comandante, um engenheiro de bordo, três cientistas de diferentes especialidades responsáveis pelas pesquisas e um médico, que seja capaz de realizar tarefas como extrair um dente ou mesmo realizar uma cirurgia. Por 17 meses e com reservas de três toneladas de água e de cinco de comida, os astronautas viverão em condições mais ou menos similares às registradas numa expedição real a Marte, no interior de um conjunto de cinco módulos espaciais de 550 metros quadrados.

Um dos módulos imitará as condições de Marte para um eventual "desembarque" de três astronautas numa missão de até um mês, depois de 250 dias do vôo Terra-Marte e antes da viagem de volta, que durará outros 240 dias.

As equipas técnicas reproduzirão nos simuladores de módulos espaciais a composição do ar, a pressão atmosférica e o nível de ruído na nave, e renovarão as reservas de oxigenio e água.

Na viagem virtual, que durará o mesmo tempo de uma missão real a Marte, não faltarão testes difíceis, incluindo simulações de avarias, para pôr à prova a capacidade da tripulação de superar problemas técnicos inesperados e situações de stress.

Os voluntários só poderão abandonar o experimento em caso de doença grave ou de uma crise de ordem psicológica.

O e-mail será o principal meio de comunicação com o centro espacial "em terra", e as mensagens atrasarão meia hora, o tempo que levaria para chegar ao destinatário em uma expedição real, o que aumenta o grau de autonomia da equipe em casos de emergência.

"A diferença fundamental de um vôo a Marte de outros realizados atualmente é que será autónomo, e se acontecer algo grave ou um cosmonauta se sentir mal, já não será possível interromper e fazer a nave retornar", disse Anatoli Grigoriev, diretor do IPMB.

Numa situação crítica, a Terra pode ajudar, mas a uma grande distância no espaço o sinal demora meia hora para chegar, "muito para um caso de emergência, o que nos coloca diante de uma tarefa científica sem precedentes para acumular o máximo de conhecimentos a bordo", afirmou.

Fonte: Agência EFE in Yahoo News
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #1 em: Agosto 08, 2006, 12:54:11 pm »
Voluntários de vários países do mundo inscreveram-se para participar no projecto Marte-500, uma simulação de vôo ao Planeta Vermelho que durará pelo menos um ano e meio, informaram hoje cientistas russos.

O Instituto de Problemas Médico-Biológicos da Academia de Ciências da Rússia abriu a inscrição de voluntários em 26 de Julho e a encerrará em 31 de Dezembro.

"Considerando que já recebemos mais de cinquenta inscrições, podemos esperar que o número total chegue a 200", disse um porta-voz do instituto à agência "Interfax".

O porta-voz afirmou que, além de voluntários russos, se inscreveram candidatos de "Ucrania, Bielorussia, Estados Unidos, Grã-Bretanha, Austrália, Bélgica, México, Argentina, Itália, Espanha e Estónia".

O experimento para simular um vôo tripulado a Marte, que deverá começar no segundo semestre de 2007, está planeado para durar pelo menos 520 dias, que podem ser prorrogados até 700.

O instituto seleccionará os seis "astronautas" da tripulação, que será internacional e permanecerá todo o período do experimento trancada num simulador de uma nave espacial. Ainda não se decidiu se haverá mulheres na tripulação.

Os candidatos devem ter entre 25 e 50 anos, ser saudável, ter nível superior e domínio do inglês em nível comunicativo e técnico.

Os profissionais em medicina, biologia, engenharia e informática terão prioridade.

Neste projecto, a Rússia conta com a colaboração da Agência Espacial Europeia (ESA) e também convidou os Estados Unidos a participarem no projecto.

Da mesma fonte.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

(sem assunto)
« Responder #1 em: Agosto 08, 2006, 12:54:11 pm »