Autor Tópico: O Estado da Astronomia de Amadores em PORTUGAL  (Lida 8320 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Estado da astronomia em Pportugal
« Responder #30 em: Outubro 30, 2006, 07:00:00 pm »
Citação de: "Carlos Reis"
(...) ver tudo agora como está , custa realmente muito. (...)

Pois é precisamente por não haver nada e, todos nós, (os mais antigos e especialmente nós, os mais "novatos") consideramos importante haver, é que penso que seria bom começar-se a tratar de fazer alguma coisa nova, seja com o nome ANOA ou outro qualquer.

Será a melhor maneira de conseguirmos 2 coisas importantes:

1- que a dor que voces sentem pelo estado a que tudo o construiram chegou desaparecesse;

2- que todos NÓS que estamos a chegar agora à Astronomia e todos os consagrados tivessemos um porto seguro, de pessoas experientes e conhecedoras do assunto; que sentissemos orgulho em pertencer ao nosso grupo de observação astronómica (GOA?), entidade credível e dinâmica.


Citação de: "Carlos Reis"
(...) e como disse o Joao , por ter sentido tanta falta de apoio  da v/ parte (..)




Eu apenas posso falar por mim, mas penso que alguns de nós sentirão o mesmo.
Chegado de novo a este hobby maravilhoso, após vários anos de hesitações e impedimentos vários, sinto grande necessidade de aprender, seja no equipamento, DSO, técnicas de observação, informações práticas, grupos de observação (não me levem a mal pois não conheço as pessoas, pelo que posso estar a mencionar grupos/pessoas que estiveram na origem desta situação toda :oops: ) - já pensei várias vezes deslocar-me à Atalaia, perto de Lisboa, para poder contactar com outros AA's, ver outros equipamentos, observar por OTA's diferentes, oculares, barlows.... porque por aqui... está bem difícil!!! :x
Fui a Bragança sozinho, ver o Eclipse de 2005 8) , Astrofesta 2006 também sozinho  :?  e assim as coisas tornam-se mais difíceis e desmotivam bastante.

Voltando ao início, por mim estou disposto a participar e apoiar a criação de uma associação ou re-conquistar a antiga.  Estou disposto a colaborar e a participar activamente neste empreendimento, com a experiência de vários anos de treino desportivo e como Director Técnico da Associação de Basquetebol de Leiria e Coordenador Técnico de vários clubes desportivos me foram dando.

E para mim, o que torna as coisas bonitas e motivo de orgulho, são as conquistas difíceis pois as fáceis não valem o gozo da conquista.
As conquistas dão prazer e são motivo de satisfação quando o caminho que percorremos até elas nos pedem dedicação, trabalho e superação das nossas competências e qualidades. São os grandes desafios que nos fazem sentir bem.

É o caminho que torna as coisas saborosas e não apenas o fim.

Posso confidenciar-vos a minha primeira conquista na descoberta de um DSO. Foi a NP do Esquimó (NGC2392). Fui de estrela em estrela, para lá e para cá, que ao fim de algum (bastante) tempo a consegui por no FOV. Que excitação!!! :lol:  e a M1?? e a...
O GOTO é porreiro, mas...

Mais uma vez manifesto a minha disponibilidade para o renascimento da Fénix!

Cumps  :wink:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por xumaxer »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #31 em: Outubro 31, 2006, 12:01:55 am »
Bom, eu realmente desconheço o que a ANOA chegou a ter.. Eu não existia ainda, como astronomo amador..  Agora que já percebo umas coisas do assunto, realmente ter um telescópio remotamente à disposição, é uma coisa interessante!
Uma coisa dessas - em 88 então :shock: - não se fazia de um momento para o outro! Não duvido em nada que muito suor e dedicação tenham estado por detrás de tudo isso.
Também é certo que não compreendo como é que se consegue deitar isso a baixo em tão pouco tempo (não querendo insultar quem o terá feito) sem ser por desleixo.. aliás, acho que mesmo por desleixo não se ia lá, a menos que fosse deixando a chave na porta do observatório pelo lado de fora.. E mesmo assim seria preciso uma tabuleta a dizer "material valioso cá dentro; sem alarme; proibida a entrada a ladrões"..

Bom, mas se este assunto parece ser sensível, eu não o quero levantar.. Aquilo que eu não me importo de ajudar a levantar é a dita fénix que o xumaxer refere ;) Não vou ter muito tempo até Março de 2007... Epá, mas depois disso tenho luz verde no meu futuro relativamente incerto.. Aquilo que eu tiver conhecimentos para contribuir, posso colocar à disposição. Ainda assim, hei-de querer perceber melhor o que se passou, nem que seja em privado, para ter a certeza que uma ajuda minha não seja mal vista por ninguém! Eu só quero é ajudar quem ainda não passou pelo que eu já passei, e ensiná-las a lidar com isso. Quer seja perceber como funciona uma montagem equatorial, como tirar fotografias, ou qualquer outra coisa que eu saiba fazer.. De observação visual é que eu não pesco quase nada! Por isso também preciso de ajuda :P
Se bem que há por aí outra(s) associação(ões) também.. Convém não se remar cada um para seu lado..  Resumindo, ainda estou a falar muito no desconhecimento.. Mas estou disposto a ajudar.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

(sem assunto)
« Responder #31 em: Outubro 31, 2006, 12:01:55 am »