Autor Tópico: O Estado da Astronomia de Amadores em PORTUGAL  (Lida 8329 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #15 em: Outubro 24, 2006, 08:22:29 pm »
Então pessoal???
Não há mais nada a dizer sobre este tema? Vamos ficar parados ou há vontade de criar algo de novo?
Eu sei que o tempo está mau, com nuvens, vento, humidade, etc. mas não passa nada?

 :wink:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por xumaxer »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #16 em: Outubro 25, 2006, 08:00:45 pm »
Olá,

já li a tua mensagem do dia 18 umas 500x, e fico sempre na tentação de responder. Por isso aqui vai.

No que toca em assunto "ANOA", penso que nada mais há a dizer, a não ser que haja por aqui um bom advogado que queira ajudar aqui o pessoal a retomar a ANOA. Caso contrário é assunto morto.

Relativamente às diversas e inumeras actividades que se faziam na época da ANOA, sem dúvida que todos (os que participaram nisto) se lembram bem das "nossas" Astronomias do Verão (alguem se lembra daquela sessão de abertura em Leiria?) ou dos ERAAs (dois por ano, sim eram dois) que juntavam sempre centenas de pessoas. Do website? Lembram-se? E do BR? Pois é meus amigos, movimentavamos as "massas" (não da comestivel nem da que se poe no banco).

Em 2002 tudo mudou com a nova "gerência" que prometeu "mundos e fundos" aos sócios mas esquecia-se que o verdadeiro "espírito" da ANOA estava na outra lista concorrente.

O "espírito" que criou a ANOA ainda por aí anda... e quem sabe em breve haja algumas surpresas ;)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por jaclerigo »
Cumprimentos,
João Clérigo

(sem assunto)
« Responder #16 em: Outubro 25, 2006, 08:00:45 pm »

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #17 em: Outubro 26, 2006, 12:36:54 am »
Citação de: "jaclerigo"
O "espírito" que criou a ANOA ainda por aí anda... e quem sabe em breve haja algumas surpresas ;)


YES! :D

EXCELENTE!

Há vontade, há experiência, há filosofia, há pessoas... e há necessidade de criar alguma coisa credível e com "garra", onde todos se possam rever, sejam novatos, astro-principiantes, astro-avançados ou simples curiosos...

Quanto às "massas", parece-me que temos que as agitar um pouco para chegarem mais contributos que possam dar origem à nossa Associação.
Também há outra "massa" com que temos que nos preocupar: a massa crítica. Só quando conseguirmos a suficiente, é que podemos realmente avançar com um projecto destes.

Pela minha parte, estou disponível para ajudar, dentro das minhas "astronómicas" limitações em astronomia.  :lol:

Fico a aguardar por novidades ou desafios, aqui no Forum
"Bámos lá cambáda..."

 :wink:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por xumaxer »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Offline joaorrpinto

  • Astro-Amador
  • ****
  • Mensagens: 522
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • Astrofotografia & Fotografia
(sem assunto)
« Responder #18 em: Outubro 26, 2006, 01:19:14 am »
Eu apoio inteiramente!
Como diz o  xumaxer vamos ver o que diz o resto da malta.
Porque eu acho que com este fórum os membros têm que vindo a unir-se mais!E nestas andanças é preciso união e cooperação!!

Cumps. :wink:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por rapidix »
Castelo Branco - Penamacor
Latitude:40.167
Longitude:-7.167
Altitude:494 m


Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #19 em: Outubro 26, 2006, 09:42:06 am »
JClerigo, podia explicar o que se passou com a ANOA? Já vi imensas mensagens sobre qualquer evento catastrófico no passado recente envolvendo a ANOA, mas não faço ideia do que seja. Parece um daqueles filmes de espiões em que uma personagem diz:
" - Lembras-te do dossier Coimbra?
 - Sim, como posso esquecer...."

E depois aparece o terceiro elemento do filme, o que faz os gags, que está sempre fora do assunto:

" - EI! Que raio se passou em Coimbra!"

Prontos, eu sinto-me como o cromo que só ouve partes de assuntos e sente-se excluído por não saber as histórias....

Retomando o tópico, eu realmente devo ser um péssimo exemplo. Nunca fui a uma star party, nunca vi em nenhum telescópio sem ser meu. Não conheço uma única pessoa na minha zona que tenha um telescópio e a loja de astronomia mais próxima fica a 100km.   :(

A Galáctica não quer fazer um franchising no Porto??  :D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel Lopes »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #20 em: Outubro 26, 2006, 09:57:25 am »
O que se passou com a ANOA foi algo muito simples:

Esta foi fundada originalmente por mim e pelo Carlos Reis (ele anda por aqui de quando em vez) em 1995. Cresceu muito mais do que aquilo que poderiamos esperar, pelo que inevitavelmente, a associação tornou-se numa estrutura complexa com pessoas complicadas. Em 2002, divergências entre nós os dois e a restante direcção levou a que se fizessem eleições e consequentemente 2 listas concorrentes. A lista que concorreu contra nós venceu. A ANOA, agora, é o que todos sabem o que é.

Esta é a versão curta, sem o drama e sem a parte da espionagem. Muita água passou por aquela ponte e só poucos sabem quanta.

Infelizmente, não aparecem outras listas que queiram concorrer à ANOA, porque certamente qualquer outra deve ser muito melhor do que a actual.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por jaclerigo »
Cumprimentos,
João Clérigo

Offline mmontes

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 52
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://mmontes.dyndns.org
(sem assunto)
« Responder #21 em: Outubro 26, 2006, 10:30:04 am »
Enfim, politiquices... quando a Astronomia em Portugal deixar de ter essas tretas, chamem-me, estarei à disposição.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por mmontes »

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #22 em: Outubro 26, 2006, 12:08:28 pm »
Citação de: "mmontes"
Enfim, politiquices... quando a Astronomia em Portugal deixar de ter essas tretas, chamem-me, estarei à disposição.


Não me interpretes mal M&M, mas é por nós portugueses nos afastarmos e não lutarmos por aquilo em que acreditamos, que chegam os "manhosos" e papam tudo  :twisted: , com o nosso alheamento :roll: . Assim, também nos tornamos responsáveis pelo que vai acontecendo. :x

As coisas têm mais significado quando lutamos por consegui-las. Vais ver que vais gostar de lutar ao nosso lado, na criação de uma SUPER(a)NO(V)A. :wink:
Cumps
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por xumaxer »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #23 em: Outubro 26, 2006, 12:16:46 pm »
Citação de: "xumaxer"
... mas é por nós portugueses nos afastarmos e não lutarmos por aquilo em que acreditamos, que chegam os "manhosos" e papam tudo...


Foi, e é ainda, por causa disto que a ANOA hoje está como está. Na altura em que as coisas "apertam" fogem todos. Bem me lembro da verdadeira "solidão" que senti quando precisei de ajuda e ninguém apareceu quando foi preciso fazer frente a certas pessoas.

Por isso é que, não havendo um grupo organizado que queira fazer alguma coisa, nada se pode fazer... e eu sozinho outra vez é que não, obrigado.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por jaclerigo »
Cumprimentos,
João Clérigo

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #24 em: Outubro 26, 2006, 12:34:42 pm »
João,
como já disse, estou seriamente disposto a avançar!

Pelo menos já há "efeverscência" neste tema, o que é bom.

 :wink: Cumps
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por xumaxer »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #25 em: Outubro 26, 2006, 01:08:48 pm »
Bom, eu tb sinto-me um pouco como o Miguel Lopes. Nunca fui a nenhum encontro de astrónomos e nunca tive oportunidade de observar por outro equipamento senão o meu (excluindo a pequena luneta do meu afilhado).
Eu próprio já pensei em criar uma pequena associação (nada formal) com os   interessados pela astronomia, na minha zona (grande Porto), uma vez q neste e noutro forum descobri q ainda somos um nº considerável. No entanto confesso q me falta um pouco de espirito de iniciativa mas vontade não falta. Estaria tb interessado no reatamento da ANOA e podem contar comigo dentro do q me for possivel. Até aqui estive com mt pouco tempo devido aos estudo (trabalhador/estudante) mas como terminei o Bacharelato e não vejo p já indicios de continuar e concluir a Licenciatura, a minha disponibilidade é relativamente maior.
Aguardo por novos desenvolvimentos.
Cumps
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

Offline meteoropt

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 175
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://rastosdeluz.astronomo-amador.com
a solidão
« Responder #26 em: Outubro 26, 2006, 02:09:51 pm »
Citação de: "jaclerigo"
Foi, e é ainda, por causa disto que a ANOA hoje está como está. Na altura em que as coisas "apertam" fogem todos. Bem me lembro da verdadeira "solidão" que senti quando precisei de ajuda e ninguém apareceu quando foi preciso fazer frente a certas pessoas.
Por isso é que, não havendo um grupo organizado que queira fazer alguma coisa, nada se pode fazer... e eu sozinho outra vez é que não, obrigado.


Em relação ás palavras do João, eu compreendo-o perfeitamente, porque também fiz parte de uma lista de direcção para o FISUA em Aveiro, e depois da tomada de posse, toda a gente desapareceu, e fiquei eu e o José Matos a fazer gestão corrente da associação...por isso também digo que sozinho, não contem comigo, pois já estou escaldado dessa vez, e a época do mexilhão penso que já acabou :)
Reactivar a ANOA, eu entro no projecto, se este existir, e se contar directa ou indirectamente com as pessoas que lideraram o projecto original.

Só mais uma última coisa...não é bem deste tópico, mas aproveito a onda...como está o projecto do Portal? o do João?

Céus Limpos
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por meteoropt »
Paulo Heleno
Editor "Rastos de Luz"
http://rastosdeluz.astronomo-amador.com

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #27 em: Outubro 26, 2006, 02:21:50 pm »
Bolas! Para mim, que estou fora dos contactos com outros astrónomos amadores, os últimos post assustaram-me!

Na minha inocência nesta questão não percebo como tanta gente se pode dar mal.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel Lopes »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #28 em: Outubro 27, 2006, 12:53:40 am »
Eu, como entusiasta que caiu aqui no meio (da astronomia) de forma completamente súbita - causada por um mero vício resultante de prender uma máquina de fotografia num tubo com dois vidrinhos - que estou completamente à nora a cerca do que posso fazer com todo o sangue fervente e mais "cafeinado" que uma chávena de café queimado, Estou completamente fora do contexto de tudo o que se terá passado.
Vejo que já houve muito boas intensões que descambaram em "algo" alegadamente devido a interacção de diversas pessoas.
É certo que desconheço o que é uma "associação", não faço ideia o forma uma associação nem o que a move, ou como se ela move.. Mas realmente, dá-me pena que haja algo de "bom" que estagne.. Eu sei que o sangue precisa de estar dentro de uma veia para não coagolar.. E que até se pretende que ele cicatrize quando sai para fora da veia, para que o restante sangue corra normalmente.

Mas sinceramente parece-me haver um problema qualquer, algures. À falta de mais informação, eu fico sempre a achar que o problema existe dos dois lados e que não é só de um deles!..
Porque se algo não "anda", seria desejável da parte de quem está lá dentro que ela "andasse". Estando eu assim completamente a milhas do que se possa passar, a única justificação que arranjo para que algo se mantenha (aparentemente) "parado", é haver pontos de vista diferentes sobre o "movimento". Ou seja, quem está cá fora acha que está "parado", e quem está lá dentro achar que está a "andar" e está tudo ok.

Eu até agora só ouvi o ponto de vista de quem está cá fora, que diz que está "coiso".. Em que a minha interpretação de "coiso" é "mais ou menos, assim p'ró a modos que a andar mais lento que um caracol marciano". Como eu não conheço os caracois marcianos, acho que é algo parecido com "parado".. Mas pronto.. isto é só do que vejo, e do que leio.. não li ainda nada do outro ponto de vista!

Eu só quero dizer que há gotas de água provenientes de um rio, que se podem acomular numa lagoa. Quando a água acomula numa lagoa, parte pode evaporar, outra parte acomula elevando o nível da água. Pode acontecer que a dada altura a água descubra um caminho alternativo, e quem sabe se a água do lago não baixa de repente?
Aquilo que é certo é que a água que evaporar vai demorar ainda muito tempo a voltar a chuver..

Eu sou um gajo novo; e os gajos novos toda a gente sabe como são: irrequietos e não percebem o que se passa à volta deles! É assim! Eu não percebo o que se passa à minha volta! Tão simples! E como forma de protesto contra o "não perceber", eu faço esta "birra".. Isto é uma birra de uma criança que ainda está a aprender a viver! Como todas as birras, deve ser entendido só como um "sintoma" e não como uma "ameaça"!

Portanto, interpretem este meu texto como um sintoma de que "alguém que está fora do assunto se consegue aperceber que há um mau estar no ar". Tudo o resto que eu terei dito neste texto, foi um aglomerado de palavras só para fazer número. O que é importante a retirar daqui é que "Um gajo que não tem nada a ver com o assunto pode vir a aperceber-se que há barraca algures". Se é essa a mensagem que é para fazer passar, estão é continuar!! Se um gajo se aperceber disto, quem sabe se muitos mais não terão a mesma sensação? E o que raio pode vir a fazer alguém que tenha esta sensação?

Esta mensagem resumida numa única palavra é: "Pensem!"
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

Offline Carlos Reis

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Curioso
  • *****
  • Mensagens: 70
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.gem51.com
Estado da astronomia em Pportugal
« Responder #29 em: Outubro 30, 2006, 05:58:24 pm »
Pois de facto, para quem apanha este assunto a meio, é compreensivel que não entenda muito bem o que se passou, e por vezes faça algumas "birras"  :-) e eventualmente possa julgar que se trata de algum mau estar criado por "politiquice" ou outras coisas sem importancia.

Eu,  no que me diz respeito, tenho muita relutancia em falar deste assunto (ANOA) em publico e prefiro falar obviamente de Astronomia, mas de vez em quando sinto que não posso ficar calado, e não tenho problema nenhum em dizer o que sinto, porque de facto, tudo o que aconteceu  antes das eleicoes na ANOA foi comigo e com o Joao, bem como alguns episódios depois das mesmas.

Bom ,mas então o que aconteceu de tão grave ?

Oo que aconteceu de grave foi a DESTRUIÇÂO em pouco tempo  (+/- 2 meses) da Associação que mais eventos fazia em Portugal, da associação que conseguia reunir nos seus eventos largas centenas de Astronoimos Amadores, da Associação que tinha um boletim mensal sem nunca ter falhado um unico mes sequer no seu compromisso com os associados, da associação que tinha uma pagina na Internet que era a referencia para muito milhares de pessoas que a visitavam, da associação que partindo do ZERO absoluto , construiu em 6 anos de actividade um patrimonio de cerca de  100.000 euros, entre os quais um Observatorio, muito bem equipado, e projectos de observação por controlo remoto !!! (é verdade ja naquele tempo:  -  O que agora é anunciado com pompa e circunstancia , ja em 1988 tinhamos essa actividade UCROA) e ainda da associação que movimentava milhares de alunos nas escolas e outras tantas  pessoas que nos visitavam nos eventos que faziamos ou participavamos.

Pois foi isto que aconteceu a destruição pura e simples de uma associação, que muito trabalho tinha dado a construir.
 
Podem considerar o que quizerem, politiquice, birra, mau estar, má lingua, o que quizerem, isso não me importa porque a verdade é só uma, mas para quem passou o que eu passei , o trabalho  que la tive e ver tudo agora como está , custa realmente muito.

Para todos vocês que sempre estiveram "fora" isto obviamente não vos diz nada, por isso e como disse o Joao , por ter sentido tanta falta de apoio  da v/ parte a minha relutancia em falar do assunto.

Um  Abraço

Carlos  Reis
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Carlos Reis »
Carlos Reis
Marinha Grande
39º 46\' 46" N  -  8º 55\' 45" W

Estado da astronomia em Pportugal
« Responder #29 em: Outubro 30, 2006, 05:58:24 pm »