Autor Tópico: Disparador moulinex  (Lida 2478 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline joaorrpinto

  • Astro-Amador
  • ****
  • Mensagens: 522
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • Astrofotografia & Fotografia
Disparador moulinex
« em: Novembro 17, 2009, 06:41:25 pm »
Olá a todos.
Como este mau tempo não tem dado tréguas, as horas que devíamos estar a olhar para o céu foge para outras andanças...De tal modo que dei largas à imaginação para conceber o que lhe chamo agora de disparador moulinex:D:D
Ora tudo isto começou por questionar-me de um sistema de temporização que me fizesse o trabalho de abrir e fechar o obturador da máquina sem estar a olhar para o relógio e contar os minutos. Para isso andei a vasculhar daquelas "coisas que vêm com a la redoute" quando fazemos encomendas, e eis o que encontrei! Um mini-forno eléctrico... :sunny:  :sunny:  :sunny:  (Devem-me estar a chamar maluco, mas mais a frente explico para que serviu). Ao ver tal relíquia ali arrumada que me lembrei eu? Vi que aquilo tinha um daqueles temporizadores como os dos microondas que quando acabam de aquecer faz aquele barulhinho interessante..PLIIIIMMMMM :-D . Resolvi então desmontar o dito cujo e tirar-lhe o temporizador e ver o que podia fazer com ele, acabei por perceber que aquilo não se tratava nada mais nada menos que um interruptor, embora tenha o "extra" de temporizar o tempo que ele está fechado e de fazer o Plim quando ele abre... :lol: .
Como só isto não chega para continuar a minha "invenção" se é que lhe posso chamar de tal, fui ver de algo que me servisse de cabo para ligar o temporizador à tomada que a pentax dispõe...arranjei então um resto de cabo de telefone e uma ficha que creio que é o do tipo "molex" de um led de uma board que pertencia a um pc pronto para o ecoponto... :D . Com todos estes materiais reunidos procedi à ligação e "enxertamento" daquele que viria a ser o disparador revolucionário que mudou a astrofotografia...:D
Tudo concluído fui experimentar a invenção a tirar umas fotografias em longa pose de mais ao menos 40 minutos e não é que funcionou plenamente?
Conclusão: agora basta ouvir a campainha do disparador tocar e voilá! Bon apetit

Prós:
-Extremamente versátil
-Campainha de "fotografia feita"
Contras:
-Só dá até 15 minutos "de aquecimento"...Se quiser mais tenho que rodar o manipulo outra vez até ao fim
Em baixo vêm algumas fotos:



Cumps.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Castelo Branco - Penamacor
Latitude:40.167
Longitude:-7.167
Altitude:494 m


Offline nunomac

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 439
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://nmac.apaaweb.com
Re: Disparador moulinex
« Responder #1 em: Novembro 17, 2009, 06:53:55 pm »
Espectáculo!!! Lá tenho de ir ao sótao  :-D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nuno Carregueira (aka nMAC)
-----------------------------------
http://nmac.apaaweb.com

Re: Disparador moulinex
« Responder #1 em: Novembro 17, 2009, 06:53:55 pm »