Autor Tópico: Vaivém espacial Atlantis vai ser lançado em Agosto.  (Lida 974 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Vaivém espacial Atlantis vai ser lançado em Agosto.
« em: Julho 25, 2006, 01:17:38 pm »
A agência espacial norte-americana, Nasa, transferiu o vaivém espacial Atlantis de seu hangar para o imenso pavilhão de montagem do Kennedy Space Center, na segunda-feira, onde a espaçonave será acoplada a um tanque de combustível e aos dois foguetes de propulsão, no processo de preparação para seu próximo lançamento, no mês que vem.

A decolagem do Atlantis, transportando tripulação de seis ou sete astronautas, está marcada para o próximo dia 27 ou 28 de agosto. O vôo marca o retorno definitivo da Nasa à montagem da Estação Espacial Internacional, depois da destruição do Columbia em 2003.

A nave-irmã, Discovery, retornou na semana passada de uma missão bem sucedida durante a qual foram demonstrados o projeto remodelado do tanque de combustível da frota e executados reparos em um transportador da estação espacial, que será usado para futura construção.

Uma grande porção de espuma de isolamento que se desprendeu do tanque de combustível do Columbia durante o lançamento da espaçonave, em janeiro de 2003, causou a destruição do vaivém espacial na sua tentativa de pouso, 16 dias mais tarde. Destroços da espuma atingiram e romperam o escudo antitérmico da asa do Columbia, causando uma brecha que foi atingida por gases superaquecidos durante a reentrada da nave na atmosfera. Isso fez o Columbia se desintegrar sobre o Texas em 1 de fevereiro de 2003. Os sete astronautas que estavam a bordo do vaivém espacial morreram.

O reparo inicial que a Nasa conduziu no tanque de combustível fracassou durante o primeiro teste de vôo, na missão do Discovery em julho de 2005.

A bem sucedida missão de 13 dias que o Discovery completou este mês, porém, liberou a Nasa para o início de uma campanha de quatro anos e 16 vôos, com o objetivo de concluir a montagem da estação espacial antes que a frota de ônibus espaciais seja aposentada, em 2010.

"Precisamos deixar para trás o clima de retorno aos vôos e adoptar uma sequência de montagem mais operacional, sob a qual poderemos, com sorte, voar quatro ou cinco vezes por ano, completando a montagem com alguma rapidez", disse Brent Jett, comandante do Atlantis, em entrevista.

Fonte: Reuters in yahoo news.
« Última modificação: Julho 25, 2006, 04:03:51 pm por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #1 em: Julho 25, 2006, 01:20:22 pm »
A Nasa transferiu hoje a nave Atlantis para o hangar onde serão acoplados o tanque e os foguetes propulsores para o lançamento programado para a última semana de agosto.

A Atlantis, que transportará seis astronautas, levará um jogo de painéis solares que darão energia aos laboratórios da Estação Espacial Internacional (ISS), que orbita a 395 quilómetros da Terra com três tripulantes a bordo.

Há menos de duas semanas, a nave Discovery completou a sua segunda missão em um ano, e transferiu equipamentos e tripulação à ISS.

Em 1 de fevereiro de 2003, a nave Columbia, com sete astronautas, se desintegrou quando retornava à Terra. A Discovery foi encarregada de retomar, dois anos mais tarde, as missões, que são cruciais para a construção da ISS.

Quando a Atlantis partir rumo à sua décima nona missão na ISS, a tripulação estará sob o comando de Brent Jett, que já possui três viagens similares em seu histórico.

O piloto será Chris Ferguson, em sua primeira viagem ao espaço no controle de uma nave.

Os outros tripulantes serão Joe Tanner, que fez quatro vôos espaciais e cinco saídas das naves em órbita; Dan Burbank, em sua segunda missão espacial; o canadense Steve MacLean, em sua segunda viagem; e Heidemarie Stefanyshin, em seu primeiro vôo.

Espera-se que a Atlantis seja levada em 31 de julho à rampa de lançamento. A nave foi rebocada hoje até o edifício de montagem no Centro Espacial Kennedy, no sul da Flórida.

Em meados de agosto serão concluídas as revisões de dados dos analistas, e se fixará a data de lançamento que, por enquanto, se espera para 27 ou 28 de agosto.

Fonte: Agência EFE in Yahoo news
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

(sem assunto)
« Responder #1 em: Julho 25, 2006, 01:20:22 pm »