Autor Tópico: Trânsito da ISS por Júpiter  (Lida 2604 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Rui

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 166
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Trânsito da ISS por Júpiter
« em: Setembro 27, 2009, 11:02:54 pm »
Há por aqui algum alentejano que viu ou fotografou o trânsito da ISS sobre o disco de Júpiter? Ou pelo menos a passagem da ISS próximo do planeta?

Aqui do norte, a paralaxe fez com que a ISS passasse muito a sul de Júpiter.

Se alguém esteve atento, até num dob com uma webcam se podia tirar uma sequência de fotos do evento...

Se algum sortudo registou esse trânsito, que nos faça um favor e coloque as imagens ao dispôr de todos. Ou quem observou, que deixe aqui um relato.
Obrigado.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Trânsito da ISS por Júpiter
« Responder #1 em: Setembro 28, 2009, 11:19:31 am »
A ISS passou mesmo por cima de Júpiter, vista a partir de uma linha que vai entre Cascais e Vila Real de Sto. António. Realmente o Alentejo foi um sítio privilegiado para a observar.
No meu caso eu estava ligeiramente a norte da Malveira (perto de Mafra). Também vi a ISS a passar "abaixo" de Júpiter. Tinha telescópio e estava rodeado de umas 3 crianças e 1 adulto. Resolvi tentar mostrar-lhes a ISS, e fui apontando o telescópio usando o buscador, enquanto eles iam espreitando à vez pela ocular do telescópio, deixando que eu o orientasse!
A experiência foi espectacular, os miúdos adoraram! É engraçado constatar o "stress" organizado que uma pinta luminosa a mexer no céu provoca nos presentes! Acho que isso aumentou a motivação deles para espreitarem, e verem uma "coisa que não parava quieta na ocular" :-)
Quando se aponta um telescópio para a ISS é que se vê bem que ela Anda mais depressa quando está mais alta, e é muito mais fácil de seguir quando já está baixa!
E confirmo, que um telescópio numa montagem equatorial não é o ideal para seguir estes satélites à mão!.. O melhor para isso é mesmo um Dob..

Mas não tirei nenhuma foto...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Re: Trânsito da ISS por Júpiter
« Responder #1 em: Setembro 28, 2009, 11:19:31 am »