Autor Tópico: Política... e poluição luminosa  (Lida 2728 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Política... e poluição luminosa
« em: Setembro 14, 2009, 12:42:15 am »
Bem sei que não devemos discutir política por aqui mas...
Tenho como hábito ler os programas eleitorais dos partidos (os 5 maiores) antes de votar.

Ora estava eu a ler o programa do BE e vejo a seguinte frase:
Código: [Seleccione]
Manutenção e ampliação da rede de iluminação pública como forma de restringir os espaços que se tor-
nam perigosos;

Fica aqui o alerta.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline rjsc2001

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 127
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Política... e poluição luminosa
« Responder #1 em: Setembro 14, 2009, 09:08:15 am »
Há muitos sitios em Lisboa e noutras cidades que são mal iluminados e que convidam à insegurança, mas qualquer adição de luza deve ser feita com muito cuidado e ter sempre presente a ideia de apontar para o chão e não para o ar.

Infelizmente, os fabricantes de luzes, aproveitam-se disso para vender candeeiros muitissimo mais caros apenas porque são novos modelos, mais modernos, eficientes, etc, etc...

Dá vontade de montar uma fabrica de candeeiros.....

ricardo
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Ricardo

Re: Política... e poluição luminosa
« Responder #1 em: Setembro 14, 2009, 09:08:15 am »

Offline nunoagameiro

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 250
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Política... e poluição luminosa
« Responder #2 em: Setembro 14, 2009, 10:36:19 am »
Citação de: "Miguel Lopes"
Tenho como hábito ler os programas eleitorais dos partidos (os 5 maiores) antes de votar.
He pá, afinal ainda ha quem o faça  :geek:
(só a brincar, não leves a mal)

Pois, penso que o problema não será iluminar os locais potencialmente inseguros. O problema está em ilumina-los mal, e não rever os espaço ja (mal) iluminados. Porque concordo, existem por aí alguns sitios (urbanos) uma outra fonte de luz não lhes fazia mal nenhum.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Política... e poluição luminosa
« Responder #3 em: Setembro 14, 2009, 11:06:10 am »
Pessoalmente não sou a favor do sufrágio universal. Acho que quem quisesse votar teria de passar num teste que demonstrasse conhecimento básico dos programas partidários.

Em inglaterra, algumas aldeias começaram a desligar algumas luzes depois da meia noite e não houve aumento de crime.

O ridículo do programa do BE é que uns parágrafos antes defendia a melhoria da eficiência energética e logo a seguir vem com este disparate.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline nunoagameiro

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 250
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Política... e poluição luminosa
« Responder #4 em: Setembro 14, 2009, 11:34:30 am »
Citação de: "Miguel Lopes"
Pessoalmente não sou a favor do sufrágio universal. Acho que quem quisesse votar teria de passar num teste que demonstrasse conhecimento básico dos programas partidários.
Ó muito me engano, ou haveria muito boa gente dentro dos próprios partidos que não votava.  :shock:
Mas sim, concordo, assim acabavam as votações por partido (ha e tal, eu sempre votei neste ou naquele), e as mais absurdas de todas; votar em A, porque B está lá ha muito tempo e malta já está farta dele (+/- isto).

O problema, é que hoje em dia, e infelizmente, para a população em geral muita iluminação=segurança. E (como se pode ver neste caso), usa-se esse facto como arma nas mais diversas situações. Confesso que tal como muitos milhares de pessoas, antes de me iniciar na astronomia, não me preocupava muito com o problema da (boa ou má) iluminação. Agora (como é obvio), vejo as coisas de forma diferente. E infelizmente isto pode ser visto como uma forma qualquer de interesse, e não de preocupação efectiva.

Por isso concordo que a unica forma de chamar a aenção para o uso indevido de iluminação, é mostrar que má iluminação sai caro, MUITO caro. Mas apelar á segurança (ou á falta dela), dá votos, e aqui voltamos ao inicio da questão.

Por estas e outras, é que acho que os ministros e responsaveis (ocais e não), deveriam ser escolhidos e colocados consuante as áreas em questão. Porque é que um ministro da agricultura (por exemplo) é advogado? Saberá de facto o que é a agricultura. Se assim não fosse, haveria discuções que não teriam de existir.

Talvez a da iluminação fosse uma delas...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: Política... e poluição luminosa
« Responder #5 em: Setembro 14, 2009, 11:38:24 am »
Bem, se aliada à iluminação de espaços fosse feita a remodelação integral da iluminação pública existente por luminárias bem direcionadas e com a possível redução de potência das lampadas, tudo bem! Era bom e recuperava-se em relativamente pouco tempo o dinheiro investido, mas duvido que alguem consiga pensar e fazer assim tanto...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Política... e poluição luminosa
« Responder #6 em: Setembro 14, 2009, 02:01:12 pm »
Todos vocês têm razão!
Para mim, o problema passa pela capacidade (ou falta dela) de, depois de eleitos, "essa gente" ser imune às pressões dos grupos económicos, sejam eles quais forem...

Quando vocês falam em diminuir custos, lembrem-se que os LEDs consomem muito menos, o que pode levar a que os autarcas substituam os candeeiros e potência existentes por estes LEDs mais económicos, o que os pode levar a aumentar a PL...!
Já imaginaram a OSRAM a perder dinheiro com lâmpadas de menor consumo e maior longevidade???
Não lhes interessa...

Agora digam-me vocês: se quem manda no País não consegue dar um médico de família a cada habitante, porque razão haveria de se preocupar com umas míseras estrelas ou uns candeeiros mal instalados?

Enquanto o sistema de justiça português não for melhorado (na prática e não no papel) e houver consequências sérias para quem prevarique, não serão as lâmpadas que irão travar a criminalidade.

Votem em mim!  :lol:  :lol:  :lol:
Rid mai lipss: nou móre técssis!  :-D  :-D  :-D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Offline nunoagameiro

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 250
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Política... e poluição luminosa
« Responder #7 em: Setembro 14, 2009, 05:24:17 pm »
Citação de: "xumaxer"
Para mim, o problema passa pela capacidade (ou falta dela) de, depois de eleitos, "essa gente" ser imune às pressões dos grupos económicos, sejam eles quais forem...
UHHHHHHIIII!!!!! Deve ter doido a alguem.... APOIADO...

Citação de: "xumaxer"
Votem em mim!  
Qual dos 463 "quadradinhos" de voto é que é? :shock:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Política... e poluição luminosa
« Responder #8 em: Setembro 14, 2009, 08:27:14 pm »
Citação de: "nunoagameiro"
Citação de: "xumaxer"
Votem em mim!  
Qual dos 463 "quadradinhos" de voto é que é? :shock:
:-D hehe..
Agora a coisa é independente do quadrado, basta escreveres a primeira letra do nome dele, "X"umaxer num quadrado escolhido por outros critérios ;)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Re: Política... e poluição luminosa
« Responder #8 em: Setembro 14, 2009, 08:27:14 pm »