Autor Tópico: AJUDA POR FAVOR  (Lida 1865 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline sembase

  • Mensagens: 2
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
AJUDA POR FAVOR
« em: Agosto 03, 2009, 04:20:30 pm »
BOM dia a todos, sempre tive curiosidade no ceu ai comprei um telescopio barato que sei que não é dos boms mais achei que pelo menos dava pra ver algums planetas mais nao consigo  (orbitor objetiva 70m focal 300m barlow 3x) devo não estar sabendo usar so vejo a lua :s me ajudemmmmmmmmmmmm brigado
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: AJUDA POR FAVOR
« Responder #1 em: Agosto 03, 2009, 04:34:48 pm »
Oi Sembase, tudo bem?? Bem vindo ao fórum!!Olha, deixa-me corrigir algumas coisas: o teu telescópio deve ter uma objectiva de 70 mm (milímetros) de diãmetro e 300mm de distãncia focal, certo?? De que tipo é?? Refractor??Reflector??Além da Barlow 3X, também deve ter vindo com oculares, não??De que tamanho?? Para ver a Lua, é fácil, mas para os planetas, 300mm de distãncia focal não é muito, dá para ver algumas coisas, por exemplo as 4 maiores luas de Júpiter( e o próprio planeta, òbvio); os anéis de Saturno também se podem  ver, se bem que nesta  altura ainda se encontram algo fechados em relação ao nosso ponto de vista; Marte também é visível com o teu telescópio assim como Vénus ( e podes observar as fases deste planeta, que se parecem com as da Lua), etc. Aquilo que deves ter em conta, é que com o teu telescópio, não podes esperar grandes ampliações e detalhes devido não só ao diãmetro da objectiva, mas também devido à pequena distãncia focal.Um abraço :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Re: AJUDA POR FAVOR
« Responder #1 em: Agosto 03, 2009, 04:34:48 pm »

Offline sembase

  • Mensagens: 2
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: AJUDA POR FAVOR
« Responder #2 em: Agosto 04, 2009, 04:29:19 am »
ola emanuel obrigado pela atenção.
Refrator ele tem um objetiva de 70 milimetros distancia focal de 300 milimetros barlow 3x ,ereta 1.5x,ocular de 20 milimetros e de 6 milimetros.

acontece emanuel que eu so consigo ver a lua quando aponto para um planeta so vejo um ponto de luz como se olhasse a olho nu.

acho que não estou sabendo usalo corretamente,se voce poder me ajudar agradeço.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: AJUDA POR FAVOR
« Responder #3 em: Agosto 04, 2009, 08:36:23 am »
Bom, a 1ª coisa que te pergunto, e não leves a mal, acontece a muita gente, será que estás a apontar a um planeta, ou a alguma estrela brlhante ? Um bom software para localização em tempo real de objectos estelares é o stellarium, se não tens faz o download em www.stellarium.org !! Se estás a pontar para um planeta, por exemplo Júpiter, com o teu telescópio tens de conseguir ver, no mínimo, as 4 maiores luas; com a distãncia focal dele ( 300mm), se utilizares a ocular de 20mm, terás 15X de aumento(300/20=15X), o que é pouco para conseguir ver detalhes na superfície do planeta, mas suficiente para ver as luas( como pontos brilhantes); se utlizares a de 6mm , então terás 50X de aumento(300/6=50X), e já poderás ver mais alguma coisa; se quiseres aumentar ainda mais então colocas a Barlow entre o porta-oculares e a ocular, só que não te aconselho usar a de 6mm, porque ficas com uma ampliação  de 150X, que está quase no limite do máximo de ampliação para o diãmetro do teu telescópio ( a ampliação tem directamente a ver com a quantidade de luz que um telescópio consegue captar e quanto maior, mais luz, consequentemente mais ampliação; normalmente a fórmula para se saber esse limite é multiplicar o diãmetro por 2,4X , se o diãmetro for dado em milímetros , ou por 50X , se o diãmetro for dado em polegadas); o outro problema que vais ter ao utilizar a Barlow de 3X mais a ocular de 6mm, é que vais ficar com um campo de visão muito reduzido e desconfortável para observar; no entanto, se utilizares a ocular de 20mm com a Barlow terás 45X de aumento e um campo de visão mais amplo!!Experimenta e diz alguma coisa!! Mas continuo a achar que o teu maior problema é a distãncia focal curta, ou então , as oculares que tens não são grande coisa: são do tipo H, R, SR ou MA?? Se forem, tenta comprar uma ou duas oculares de desenho òptico Plossl que não são caras e fazem muita diferença!!Um abraço :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Re: AJUDA POR FAVOR
« Responder #3 em: Agosto 04, 2009, 08:36:23 am »