Autor Tópico: Energia a partir de bateria auto  (Lida 2215 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Energia a partir de bateria auto
« em: Julho 30, 2009, 11:30:51 pm »
Estou contente! Estou em casa, e não no campo, mas consegui finalmente ligar o meu portátil a uma bateria de 12V. Fi-lo através de um transformador de 12V para 19V 6A. é um daqueles "made in China" que trazem uma variedade de pontas de ficha e que se tem que escolher a voltagem, mas funciona. As experiências anteriores levaram-me a usar um inversor de 150W que parecia não aguentava com os 120W que era suposto, provavelmente por o inversor estar a querer gerar uma sinusoide bonitinha de corrente alterna, e depois o transformador do portátil andar a gerir a crise à sua maneira.. Nisto o inversor começava a apitar sem conseguir produzir a corrente necessária e desligava. Numa experiência anterior a esta, a tensão no fio ia abaixo dos 10V (embora nos terminais da bateria não fosse) e o inversor desligava também, mas esta resolveu-se canibalizando a ficha de isqueiro do inversor ligando-o directamente aos terminais da bateria com fio grosso (para saltar uma caixinha de junção de fios artesanal).
Enfim. Mas parece que agora, com o transformador de 12 para 19 a coisa aguenta-se bem melhor. Isto do fio ter que ser grosso e estar bem ligado de forma robusta e com secção em todo o lado que suporte uns 10A de corrente é importante.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline nunoagameiro

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 250
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Energia a partir de bateria auto
« Responder #1 em: Julho 31, 2009, 09:01:16 am »
Cada vez mais acho que deveria haver uma secção no forum para "gadgets made in home" ou algo do género  :geek:

Citação de: "Fil"
Fi-lo através de um transformador de 12V para 19V 6A. é um daqueles "made in China" que trazem uma variedade de pontas de ficha e que se tem que escolher a voltagem, mas funciona
Eu uma vez também comprei um transformador desses para substituir as pilhas dos motores da SVP (6v). Mas assim que o liguei, queimou. Quando fui verificar com o voltimetro, os 3V, marcavam 15V  :(|
Fica a dica...

Já agora, quanto tempo é que dura o portátil com uma bateria dessas?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Re: Energia a partir de bateria auto
« Responder #1 em: Julho 31, 2009, 09:01:16 am »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Energia a partir de bateria auto
« Responder #2 em: Julho 31, 2009, 10:58:48 am »
Citação de: "nunoagameiro"
Cada vez mais acho que deveria haver uma secção no forum para "gadgets made in home" ou algo do género  :geek:
Eu tenho usado a secção de ATM (Amateru Telescope Making).. Não sendo um telescópio, um gadget acaba por ser uma coisa amadora que se constroi, e que se usa com os telescópios, por isso até nem fica mal...
Mas agora que falas nisso, se calhar devia moderar o meu próprio post e mover este para lá, não?

Em relação à voltagem convém mesmo ter a certeza que se tem a patilha no sítio certo... Mas realmente não me lembrei de testar com um multímetro a ver se batia certo com o esperado! Parece-me uma dica importante para material barato e para evitar surpresas desagradáveis!

Citação de: "nunoagameiro"
Já agora, quanto tempo é que dura o portátil com uma bateria dessas?
Pois, isso ainda não sei :)
Mas com bateria de 65Ah, e se o portátil precisar de 120W (10A @ 12V), seria coisa para durar 65/10 = 6.5h.. Claro que o portátil não estará sempre a chupar 10A, e deve haver sempre umas perdas e coisas assim.. Fazendo as contas a um portátil que precise em regime de cruzeiro de 5~6A a 12V, numa bateria nova, e com uma temperatura amena no sítio onde a bateria esteja, deve durar para a noite toda e talvez a seguinte também (10h). Talvez no inverno, com mais frio, dure menos, talvez 8 a 6h.. De qualquer maneira, não sou grande fã de "drenar" a bateria completamente (especialmente estas de Automóvel). À medida que o tempo vai passando e a bateria vai tendo uso, a duração deve ir diminuindo também.  O Whitehat é que tinha a bateria dele a alimentar durante 6h originalmente quando nova, mas não sei ao certo a capacidade da bateria dele, nem se ele só alimentava o portátil ou mais coisas...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline nunoagameiro

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 250
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Energia a partir de bateria auto
« Responder #3 em: Julho 31, 2009, 01:48:16 pm »
Citação de: "Fil"
se calhar devia moderar o meu próprio post e mover este para lá, não?
Um moderador a moderar-se... :-D  Por mim, aqui está bem.

10H seria muito bom. As baterias deles, mesmo no modo de poupança de energia, não duram nem metade.  Estas "invenções", pediam, no mínimo, uns pdf's passo a passo com fotos, para a malta levar para casa, tipo tuturials ;-)

É que neste forum, o que não faltam para aí, são engenhocas...a continuarem claro.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Re: Energia a partir de bateria auto
« Responder #3 em: Julho 31, 2009, 01:48:16 pm »