Autor Tópico: Dúvida na Observação com o meu Dob 8"  (Lida 3373 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Ginie

  • Mensagens: 39
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Dúvida na Observação com o meu Dob 8"
« em: Julho 25, 2009, 01:14:09 am »
Olá pessoal!

Bem, estou aqui com uma dúvida.
Pus-me a observar o Aglomerado (M13) na Constelação de Hércules mas quando consigo apanhar no meu campo, não vejo com grande definição. :(
Não há brilho.
Quando mexo com o parafuso (muito muito devagar) para focar o campo, mal consigo fazê-lo.

Mudei para a Nébula em Andrómeda...mesma coisa. :( Nada definido, pouco contraste.

Como não sou expert, não sei se é assim que devo ver os objectos ou não.

Sabem o que se passa?

Colimação? Preciso de filtros?

Obrigada desde já! ;-)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
41º 14\' 17" N
8º 40\' 29" W

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: Dúvida na Observação com o meu Dob 8"
« Responder #1 em: Julho 25, 2009, 03:49:47 pm »
Olá!

É com um dob de 8"? Devia-se ver relativamente bem. Em que zona estás a observar? Quero somente saber como é o ceú, se é dentro de uma cidade ou não, etc etc...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Re: Dúvida na Observação com o meu Dob 8"
« Responder #1 em: Julho 25, 2009, 03:49:47 pm »

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Dúvida na Observação com o meu Dob 8"
« Responder #2 em: Julho 25, 2009, 04:04:37 pm »
Olá Ginie

Não foi com esse tubo que viste a Lua, Saturno e Júpiter?
Que oculares estás a usar?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Offline Rui

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 166
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Dúvida na Observação com o meu Dob 8"
« Responder #3 em: Julho 25, 2009, 05:34:39 pm »
Três dicas:

1ª Faz o seguinte: quando apontares para M31 ou para M13, procura uma estrela relativamente brilhante (fácil de focar) dentro do campo de visão ou nas imediações. Em seguida foca essa estrela o melhor que conseguires e voilá! O telescópio está focado. Agora a dica n.º 2...

2ª Esquece todas as fotos de Andrómeda e de M13 que viste até hoje... :lol:  :lol: ... e ajusta as tuas expectativas.

3ª Procura informação acerca de seeing e transparência.
A atmosfera acima de nós pode estar mais ou menos calma, mais ou menos turbulenta. A medida dessa estabilidade da atmosfera (e das imagens que vês pelo telescópio porque a luz tem que atravessar a atmosfera para chegar ao teu olho) é um número. Varia entre nível 1 e nível cinco, em que nível 1 significa arruma o telescópio e vai dormir :-D e o nível 5 quer dizer que se observares Júpiter nesse dia até te caem os queixos! :-D
Claro que isto é o seeing atmosférico. Mas depois também tens perturbações que advêm do local em que observas e do próprio telescópio que pode estar mais quente que o ar que o rodeia, provocando fluxos de ar. Se observas de uma zona urbana, cheia de construções à tua volta, terás sempre um seeing de nível baixo, porque essas superfícies aquecem bastante durante o dia e irradiam calor durante a noite, causando instabilidade da imagem.
Com seeing de nível 2 ou 3, podes observar na mesma, mas apenas poes usar oculares de baixa potência. Se tentares grandes ampliações, aumentas a imagem mas diminuis a qualidade desta pois ao maior tamanho aparente do planeta não correponde um maior número de detalhes visíveis.
Com nível 4 ou 5, aproveita para utilizar as oculares de maior potência pois as imagens são muito estáveis e ao aumentares a imagem, consegues ver mais detalhes.

Transparência refere-se à limpidez do céu, a olho nu. A escala varia de 1 a 7. Se a transparência for 1 está totalmente nublado e 7 está extremamente limpo, sendo visíveis a olho nu: a Via láctea, M31, M44, o Double Cluster e talvez M33 (de um local afastado de fontes de luz, claro...).

Espero ter ajudado.
Rui
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Ginie

  • Mensagens: 39
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Dúvida na Observação com o meu Dob 8"
« Responder #4 em: Julho 25, 2009, 06:08:59 pm »
Citação de: "xumaxer"
Olá Ginie

Não foi com esse tubo que viste a Lua, Saturno e Júpiter?
Que oculares estás a usar?

Uma Plossl de 25 e outra 10 ;-)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
41º 14\' 17" N
8º 40\' 29" W

Offline Ginie

  • Mensagens: 39
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Dúvida na Observação com o meu Dob 8"
« Responder #5 em: Julho 25, 2009, 06:14:49 pm »
Citação de: "Rui"
Três dicas:

1ª Faz o seguinte: quando apontares para M31 ou para M13, procura uma estrela relativamente brilhante (fácil de focar) dentro do campo de visão ou nas imediações. Em seguida foca essa estrela o melhor que conseguires e voilá! O telescópio está focado. Agora a dica n.º 2...

2ª Esquece todas as fotos de Andrómeda e de M13 que viste até hoje... :lol:  :lol: ... e ajusta as tuas expectativas.

3ª Procura informação acerca de seeing e transparência.
A atmosfera acima de nós pode estar mais ou menos calma, mais ou menos turbulenta. A medida dessa estabilidade da atmosfera (e das imagens que vês pelo telescópio porque a luz tem que atravessar a atmosfera para chegar ao teu olho) é um número. Varia entre nível 1 e nível cinco, em que nível 1 significa arruma o telescópio e vai dormir :-D e o nível 5 quer dizer que se observares Júpiter nesse dia até te caem os queixos! :-D
Claro que isto é o seeing atmosférico. Mas depois também tens perturbações que advêm do local em que observas e do próprio telescópio que pode estar mais quente que o ar que o rodeia, provocando fluxos de ar. Se observas de uma zona urbana, cheia de construções à tua volta, terás sempre um seeing de nível baixo, porque essas superfícies aquecem bastante durante o dia e irradiam calor durante a noite, causando instabilidade da imagem.
Com seeing de nível 2 ou 3, podes observar na mesma, mas apenas poes usar oculares de baixa potência. Se tentares grandes ampliações, aumentas a imagem mas diminuis a qualidade desta pois ao maior tamanho aparente do planeta não correponde um maior número de detalhes visíveis.
Com nível 4 ou 5, aproveita para utilizar as oculares de maior potência pois as imagens são muito estáveis e ao aumentares a imagem, consegues ver mais detalhes.

Transparência refere-se à limpidez do céu, a olho nu. A escala varia de 1 a 7. Se a transparência for 1 está totalmente nublado e 7 está extremamente limpo, sendo visíveis a olho nu: a Via láctea, M31, M44, o Double Cluster e talvez M33 (de um local afastado de fontes de luz, claro...).

Espero ter ajudado.
Rui

Sim, ajudaste! :-D

Claro que eu também não estava à espera de ver Andromeda e a M13 como vejo nas fotos, mas esperava que fosse melhorzinho. Como alguém disse, no meu primeiro tópico, que a diferença entre um 130 e um 200mm, era conseguir ver a M13 sarapintada de estrelas com o 200mm...bem, como não vi nada disso, achei estranho.

O meu método é mesmo esse, identificar uma estrela que esteja próxima, neste caso procurei a constelação de Hércules, e depois procurei a M13. ;-)

Por acaso tenho me saído melhor do que estava à espera! :-D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
41º 14\' 17" N
8º 40\' 29" W

Offline Ginie

  • Mensagens: 39
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Dúvida na Observação com o meu Dob 8"
« Responder #6 em: Julho 25, 2009, 06:16:21 pm »
Citação de: "Astrolupa"
Olá!

É com um dob de 8"? Devia-se ver relativamente bem. Em que zona estás a observar? Quero somente saber como é o ceú, se é dentro de uma cidade ou não, etc etc...
É dentro da cidade, mas muito perto da praia, e não tem assim tanta poluição luminosa. Quando procurei a M13, a luz era bloqueada pela minha casa. Quanto a Andromeda, tive de mudar de sítio e aí já havia alguma poluição.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
41º 14\' 17" N
8º 40\' 29" W

Offline kickflip

  • Mensagens: 18
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Dúvida na Observação com o meu Dob 8"
« Responder #7 em: Julho 26, 2009, 03:09:34 pm »
ola ginnie!
tambem tenho um dob e uma ocular plossl igual a tua e consigo ver o aglomerado em hercules relativamente bem..mas quando meto a barlow consigo ver melhor, fica mais nitido..ja tentaste mudar e ver com a de 10mm?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Rui

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 166
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Dúvida na Observação com o meu Dob 8"
« Responder #8 em: Julho 26, 2009, 11:23:44 pm »
Citação de: "Ginie"
Claro que eu também não estava à espera de ver Andromeda e a M13 como vejo nas fotos, mas esperava que fosse melhorzinho. Como alguém disse, no meu primeiro tópico, que a diferença entre um 130 e um 200mm, era conseguir ver a M13 sarapintada de estrelas com o 200mm...bem, como não vi nada disso, achei estranho.

O meu método é mesmo esse, identificar uma estrela que esteja próxima, neste caso procurei a constelação de Hércules, e depois procurei a M13. ;-)

Por acaso tenho me saído melhor do que estava à espera! :-D

Esse alguém que disse que se referiu a essa diferença entre uma abertura de 130mm e de 200mm fui eu! :-D  :-D  E mantenho o que disse.

Duas técnicas para melhorar as observações:
1ª - Usa as mãos em concha à volta da ocular e do olho, para bloquear toda a luz indirecta que te perturbe (ainda resulta melhor se calçares umas luvas de tecido preto)
2ª - Nesta época do GOTO, em que se encontram 20 objectos por hora e se dedica 5 segundos a cada um, para se concluir que na maior parte dos casos não se vê nada, lembra-te que na astronomia o objectivo não é ver... é observar. Para observar, dedica 10 minutos a cada objecto: troca as oculares, usa a Barlow, vê qual das oculares ou combinação ocular + Brlw apresenta a melhor imagem e depois investe alguns minutos a observar... haverá fracções de segundo em que de repente se vêm ene detalhes ou, se for em M13, ene estrelas individualizadas. No dia seguinte faz a mesma coisa. Isto também é um jogo de paciência. Quanto mais tempo se observar mais se vê.

Boas observações!
Rui
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline nunoagameiro

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 250
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Dúvida na Observação com o meu Dob 8"
« Responder #9 em: Julho 27, 2009, 09:40:48 am »
Com esse mesmo telescópio, os melhores momentos de observação que tive, foram com o tempo frio e chuvoso. Naquelas alturas em que o que o comum mortal quer é ficar em casa no quentinho.  :D

E olha que com esse tubo é porreiro, pois ao fim de algum tempo, as mãos até parecia que colavam ao tubo. Haaaaa!!!! que belos momento foram esses... :sunny:

PS: Foram mesmo, sem brincadeira.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Ginie

  • Mensagens: 39
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Dúvida na Observação com o meu Dob 8"
« Responder #10 em: Julho 27, 2009, 11:17:34 am »
Citação de: "kickflip"
ola ginnie!
tambem tenho um dob e uma ocular plossl igual a tua e consigo ver o aglomerado em hercules relativamente bem..mas quando meto a barlow consigo ver melhor, fica mais nitido..ja tentaste mudar e ver com a de 10mm?

Com a de 25mm vi alguns pormenores, mas era mesmo muito ténue. Com a de 10mm também a visualizei, mas concluindo, tenho que observar durante mais tempo. E ainda não tenho Barlow :(
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
41º 14\' 17" N
8º 40\' 29" W

Offline Ginie

  • Mensagens: 39
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Dúvida na Observação com o meu Dob 8"
« Responder #11 em: Julho 27, 2009, 11:18:14 am »
Citação de: "Rui"
Citação de: "Ginie"
Claro que eu também não estava à espera de ver Andromeda e a M13 como vejo nas fotos, mas esperava que fosse melhorzinho. Como alguém disse, no meu primeiro tópico, que a diferença entre um 130 e um 200mm, era conseguir ver a M13 sarapintada de estrelas com o 200mm...bem, como não vi nada disso, achei estranho.

O meu método é mesmo esse, identificar uma estrela que esteja próxima, neste caso procurei a constelação de Hércules, e depois procurei a M13. ;-)

Por acaso tenho me saído melhor do que estava à espera! :-D

Esse alguém que disse que se referiu a essa diferença entre uma abertura de 130mm e de 200mm fui eu! :-D  :-D  E mantenho o que disse.

Duas técnicas para melhorar as observações:
1ª - Usa as mãos em concha à volta da ocular e do olho, para bloquear toda a luz indirecta que te perturbe (ainda resulta melhor se calçares umas luvas de tecido preto)
2ª - Nesta época do GOTO, em que se encontram 20 objectos por hora e se dedica 5 segundos a cada um, para se concluir que na maior parte dos casos não se vê nada, lembra-te que na astronomia o objectivo não é ver... é observar. Para observar, dedica 10 minutos a cada objecto: troca as oculares, usa a Barlow, vê qual das oculares ou combinação ocular + Brlw apresenta a melhor imagem e depois investe alguns minutos a observar... haverá fracções de segundo em que de repente se vêm ene detalhes ou, se for em M13, ene estrelas individualizadas. No dia seguinte faz a mesma coisa. Isto também é um jogo de paciência. Quanto mais tempo se observar mais se vê.

Boas observações!
Rui
Obrigada pelas dicas!! ;-)  :D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
41º 14\' 17" N
8º 40\' 29" W

Offline Ginie

  • Mensagens: 39
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Dúvida na Observação com o meu Dob 8"
« Responder #12 em: Julho 27, 2009, 11:19:56 am »
Citação de: "nunoagameiro"
Com esse mesmo telescópio, os melhores momentos de observação que tive, foram com o tempo frio e chuvoso. Naquelas alturas em que o que o comum mortal quer é ficar em casa no quentinho.  :D

E olha que com esse tubo é porreiro, pois ao fim de algum tempo, as mãos até parecia que colavam ao tubo. Haaaaa!!!! que belos momento foram esses... :sunny:

PS: Foram mesmo, sem brincadeira.

Epah, ao frio...? Ui.... :lol:
Ainda tenho alguns meses para me mentalizar disso, vá lá! ;-)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
41º 14\' 17" N
8º 40\' 29" W

Offline Orion_PKFD

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1228
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://astro-andregoncalves.blogspot.com/
Re: Dúvida na Observação com o meu Dob 8"
« Responder #13 em: Julho 27, 2009, 12:49:47 pm »
M31 é muito difícil conseguires ver alguma estrutura. Procura antes as galáxias satélites. No M13, não vês tão bem como pensavas porque não obtens amplificação suficiente. Mesmo com a de 10mm, "só" são 100x. Ora, para puderes resolver muitas estrelas (e 8" permite resolver bastantes, a atmosfera cooperando), precisas de amplificar mais para teres mais resolução. O seeing e a resolução do telescópio serão os factores determinantes.

Resumindo, precisas de uma barlow e, quem sabe uma ortoscópica (recomendo)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Re: Dúvida na Observação com o meu Dob 8"
« Responder #13 em: Julho 27, 2009, 12:49:47 pm »