Autor Tópico: Como será um ET Inteligente?  (Lida 11528 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline Carlos Capela

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 92
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • Observações Nocturnas
Re: Como será um ET Inteligente?
« Responder #15 em: Agosto 24, 2009, 05:46:28 pm »
Percebo o que dizes.
Mas repara, se ele se teleportasse e fizesse a viagem Andrómeda-Terra num clique, e ao chegar cá olhasse para Andrómeda, iria ver luz vinda do passado, certo?
Tomando como referência Andrómeda, não podemos entender isto como uma viagem ao futuro?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Carlos Capela
<a href=\"mailto:carloscapela@vorsat.org\">carloscapela@vorsat.org</a>
91 646 40 11
http://observacoesnocturnas.blogspot.com

Offline lcprospero

  • Mensagens: 8
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Como será um ET Inteligente?
« Responder #16 em: Agosto 24, 2009, 06:45:46 pm »
A mim parece-me que não, tal como nós vemos a luz do passado, a luz de milhares de anos e não estamos no futuro por isso, da mesma forma esse ser que viesse num clique estaria cá no mesmo presente que os seus conterrâneos, veria é a luz do passado. Estamos no futuro dessa luz, não no futuro de Andrómeda, não é assim?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Re: Como será um ET Inteligente?
« Responder #16 em: Agosto 24, 2009, 06:45:46 pm »

Offline Carlos Capela

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 92
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • Observações Nocturnas
Re: Como será um ET Inteligente?
« Responder #17 em: Agosto 25, 2009, 03:52:22 am »
Ok, a conversa desviou-se do assunto inicial, decididamente... :lol:
Acho que para tudo é preciso um referencial. No referencial Andrómeda, penso que ele viajaria para o futuro.

Imagina que ele se teleporta para cá, se dedica à astrofotografia e tira uma bela foto da M31. Volta para casa através de novo teleporte e mostra a foto aos pais e diz "Olha a nossa galáxia daqui a 3 milhões de anos.". Isto não será viajar para o futuro?
Ou achas que podemos considerar só que ele viajou para o futuro da luz da sua galáxia?

Ou imagina outra coisa. Ele arranja um super-telescópio que consegue ver a Terra ao pormenor. Sabes que Terra ele vê? A Terra de há 3 milhões de anos... Ainda antes do Homo Habilis, ele vê Australopitecos! Se ele se teleportasse para cá, dava de caras connosco! Viajava no tempo. No espaço de um clique, é certo, mas no tempo...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Carlos Capela
<a href=\"mailto:carloscapela@vorsat.org\">carloscapela@vorsat.org</a>
91 646 40 11
http://observacoesnocturnas.blogspot.com

Offline TiG

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 112
  • Karma: +0/-1
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Como será um ET Inteligente?
« Responder #18 em: Agosto 25, 2009, 12:04:18 pm »
Estou a perceber o que o Carlos está a querer dizer e faz todo o sentido! O que ele vê de Andrómeda é o passado da Terra mas o que está nesse preciso momento a acontecer na Terra é eu estar a escrever aqui no fórum neste momento!

Melhor explicando... Se eu tiver em Andromeda e o Carlos na Terra e ambos olharmos para o planeta um do outro o que acotnece é que vemos o planeta um do outro mas o planeta tal e qual como era à milhoes de anos :)

É isso certo? :)
Se for concordo plenamente!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Como será um ET Inteligente?
« Responder #19 em: Agosto 25, 2009, 12:52:56 pm »
Um ET inteligente passaria bem ao largo deste 3º calhau à roda do Sol  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:
Um povo que se auto-mutila e destroi os recursos do seu planeta, não pode ser muito inteligente, não...
Se eles vierem para nos destruir e comer (uh, uh!) nada melhor que deixar que nós próprios o façamos por eles... :lol:  :lol:  :lol:  :lol:
Vai lá, vai!


Quanto ao tele-transporte e afins, também há 110 anos atrás voar era impensável, ir à Lua então...

Impossível dizer impossível :lol:  :lol:  :lol:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Offline TiG

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 112
  • Karma: +0/-1
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Como será um ET Inteligente?
« Responder #20 em: Agosto 25, 2009, 01:34:30 pm »
Falaste muito bem xumaxer...

Algo só é impossivel até que alguém acabe provando o contrário.. Adoro esta frase do Einstein :D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Carlos Capela

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 92
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • Observações Nocturnas
Re: Como será um ET Inteligente?
« Responder #21 em: Agosto 25, 2009, 09:35:45 pm »
É exactamente isso, TiG! :sunny: Neste sábado, quando apontei o meu telescópio a Andrómeda, não consegui deixar de pensar que a Andrómeda que vi é a Andrómeda do passado! E engraçado, tive certeza absoluta que nenhum ser de Andrómeda me estava a espiar, porque quando ele me vir (quando a luz da minha imagem chegar lá), já eu morri há muito tempo! :lol:

Mas como diz o xumaxer, se ele fosse inteligente nem cá punha os pés! :lol: Isto, se ele tiver pés... :lol:  :lol:  :lol:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Carlos Capela
<a href=\"mailto:carloscapela@vorsat.org\">carloscapela@vorsat.org</a>
91 646 40 11
http://observacoesnocturnas.blogspot.com

Offline lcprospero

  • Mensagens: 8
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Como será um ET Inteligente?
« Responder #22 em: Agosto 26, 2009, 06:31:52 pm »
Eu acho que ele chegava lá com a fotografia e diria "Olha a nossa galáxia  3 milhões de anos."
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Carlos Capela

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 92
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • Observações Nocturnas
Re: Como será um ET Inteligente?
« Responder #23 em: Agosto 26, 2009, 07:03:07 pm »
Sim, tens razão! Boa correcção. ;-)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Carlos Capela
<a href=\"mailto:carloscapela@vorsat.org\">carloscapela@vorsat.org</a>
91 646 40 11
http://observacoesnocturnas.blogspot.com

Offline Ninon

  • Mensagens: 4
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Como será um ET Inteligente?
« Responder #24 em: Setembro 08, 2009, 12:07:09 am »
Oh... Por isso é que ainda não fomos visitados...
Eles pensam que isto é so macacões...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Carlos Capela

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 92
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • Observações Nocturnas
Re: Como será um ET Inteligente?
« Responder #25 em: Setembro 08, 2009, 04:15:20 am »
E é mentira? :lol:  :lol:  :lol:  :lol:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Carlos Capela
<a href=\"mailto:carloscapela@vorsat.org\">carloscapela@vorsat.org</a>
91 646 40 11
http://observacoesnocturnas.blogspot.com

Offline TiG

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 112
  • Karma: +0/-1
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Como será um ET Inteligente?
« Responder #26 em: Setembro 08, 2009, 10:21:46 am »
Citação de: "Ninon"
Oh... Por isso é que ainda não fomos visitados...
Eles pensam que isto é so macacões...

E faz todo o sentido, pode ser bem verdade o que dizes :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Rui

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 166
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Como será um ET Inteligente?
« Responder #27 em: Setembro 21, 2009, 12:34:15 am »
Definitivamente desviámo-nos do tópico original.
O Carlos Capela tem razão. O tele-transporte que não respeite a velocidade da luz como limite funcionaria como uma máquina do tempo.
Vou exemplificar com algo mais terra a terra. Não é necessário pensar em Andrómeda. Pensemos em Marte...

Suponhamos que Marte se encontra a 300 milhões de km da Terra. E que um grande inventor inventa a máquina que permite o tele-transporte. Será razoável pensar que essa máquina só permita efectuar um tele-transporte para um outro local onde foi colocada uma outra máquina semelhante? Para este exemplo esta questão é irrelevante.
Suponhamos então que esse inventor coloca uma dessas máquinas aqui na Terra e outra em Marte. A máquina está numa sala e o o relógio de parede da sala marca p.ex. 15h16. Se eu entrar na máquina e no momento seguinte eu estiver em Marte e entrar de imediato na outra máquina (que está em Marte) e regressar à Terra no instante seguinte, ao sair da máquina o relógio que está aqui na Terra marcará 15h16 e alguns segundos, mas eu estarei em posição de prever um acontecimento futuro em Marte... Confusos? O Carlos Capela compreendeu!

Para tornar este exemplo mais fácil, vamos fazer o seguinte: Suponhamos que ao lado da máquina de Marte está um holofote gigantesco que eu ligarei quando chegar a Marte. Então eu parto aqui da Terra às 15h16. Chego a Marte no instante seguinte e ligo o holofote. No instante seguinte regresso à Terra. Aqui na Terra, ainda ninguém viu o clarão do holofote em Marte. Para nós (digo nós porque eu já estou na Terra), eu ainda não cheguei a Marte. O sinal que eu enviei de Marte só cá chegará 16,6 minutos depois. Eu poderei alertar a comunidade científica para um fenómeno que terá lugar em Marte, daqui a pouco mais de 15 minutos.
Se houvesse um totoloto intergaláctico, eu poderia assistir à extracção dos números sorteados, tele-transportar-me para um mundo distante, registar um boletim e ganhar o loto.
Até nem seria mal pensado...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline TiG

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 112
  • Karma: +0/-1
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Como será um ET Inteligente?
« Responder #28 em: Março 08, 2010, 10:31:40 am »
Rui o problema é que não iria existir loto em planetas diferentes tipo Univermilhões(invenção minha para substituir o euromilhões). LOL

Mas percebi perfeitamente o que disseste.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Como será um ET Inteligente?
« Responder #29 em: Março 08, 2010, 10:57:44 am »
Citação de: "Rui"
Para tornar este exemplo mais fácil, vamos fazer o seguinte: Suponhamos que ao lado da máquina de Marte está um holofote gigantesco que eu ligarei quando chegar a Marte. Então eu parto aqui da Terra às 15h16. Chego a Marte no instante seguinte e ligo o holofote. No instante seguinte regresso à Terra. Aqui na Terra, ainda ninguém viu o clarão do holofote em Marte. Para nós (digo nós porque eu já estou na Terra), eu ainda não cheguei a Marte. O sinal que eu enviei de Marte só cá chegará 16,6 minutos depois. Eu poderei alertar a comunidade científica para um fenómeno que terá lugar em Marte, daqui a pouco mais de 15 minutos.
Se houvesse um totoloto intergaláctico, eu poderia assistir à extracção dos números sorteados, tele-transportar-me para um mundo distante, registar um boletim e ganhar o loto.
Até nem seria mal pensado...

Rui, estás a misturar 2 tipos diferentes de transporte. O transporte de informação e o transporte de matéria.
Em relação ao transporte de informação, ainda não se tem a certeza se tem como limite a velocidade da luz. Por exemplo ainda não é concensual que a força da gravidade seja "transmitida" a uma velocidade infinita ou à velocidade da luz.

Em relação ao teletransporte, existem vários tipos de teletransporte, desde a replicação de partículas até a um efeito de campo que basicamente conecta 2 pontos no espaço.
No de replicação o teletransporte é feito à velocidade de transmissão dos dados. No de efeito de campo é feito à velocidade que o corpo demora a passar o "wormhole" ou fenómeno semelhante que o permita.

Mas esse paradoxo que apresentaste não tem dificuldade de resolução. Vamos pensar desta maneira mais simples, sem teletransporte: em vez de marte estás na Nova Zelândia e em vez de ligares um holofote envias um sinal de rádio que vai reflectir na atmosfera e dar a volta ao planeta até ser captado no Porto. Ao mesmo tempo usas um buraco que foi feito entre a nova zelândia e o porto e que passa pelo centro da terra para emitir um sinal óptico directo. Claro que o sinal óptico chega mais depressa e quem o recebeu consegue prever uma chegada desfasada do sinal de rádio...

Isso não é viajar para o passado nem sequer viajar mais depressa do que a luz.... o espaço é que foi "dobrado", portanto não existiu violação nenhuma do limite da velocidade da luz.
« Última modificação: Março 08, 2010, 11:02:10 am por Miguel Lopes »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Re: Como será um ET Inteligente?
« Responder #29 em: Março 08, 2010, 10:57:44 am »