Autor Tópico: Montagem equatorial de telescópio  (Lida 2234 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline ricardo dias

  • Mensagens: 7
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Montagem equatorial de telescópio
« em: Julho 17, 2009, 06:35:48 pm »
ola!sou novo aqui no forum,e gostava de saber se alguem me pode explicar como faço a montagem equatorial de um telescopio
tenho um bresser pluto 114mm com distancia focal de 500mm.
não percebo nada de telescopios
preciso de ajuda
 :(
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Montagem equatorial de telescópio
« Responder #1 em: Julho 17, 2009, 07:22:40 pm »
Citação de: "ricardo dias"
ola!sou novo aqui no forum,
Olá Ricardo,
Olha, aproveito só para deixar aqui uma dica: se quiseres fazer uma apresentação aproveita o tópico para as apresentações ;). Entretanto não te assustes se notares a mensagem com um título diferente e noutro sítio do fórum, porque eu editei para ficar mais organizado. ;)

Mas continuando..
Citação de: "ricardo dias"
como faço a montagem equatorial de um telescopio
Queres saber como montar o equipamento, ou queres saber como se usa a montagem equatorial? ;)

A montagem equatorial é um "suporte" para o telescópio que num dos eixos tenta rodar de uma forma paralela à rotação da Terra. Para a usar convenientemente, é preciso orientá-la bem com o Norte.
Fazer com que a montagem fique com o seu "eixo principal" de rotação paralelo ao da Terra, chama-se "colocar em estação", ou "alinhá-la com a (Estrela) Polar". Aquele "eixo principal" de rotação chama-se o eixo de Ascenção Recta, porque as estrelas quando parecem ir andando no céu com o passar da noite, parecem rodar todas em torno desse eixo, "ascendem" no céu dessa forma.. O outro eixo é o eixo de declinação.
A montagem equatorial que vem com esse Bresser Pluto, deve ter uma escala de lado, para regular a "inclinação" (ajuste em altitude) da montagem. Com o tripé o mais horizontal possível, tentas fazer com que o ponteiro dessa escala aponte para o valor da Latitude do teu local de observação (Porto = ~41º, Lisboa = ~39º, Faro = ~37º, mais ou menos). E depois apontas o eixo de rotação da montagem para Norte. A ideia é que a estrela polar fique mais ou menos na direcção do eixo de rotação em Ascenção Recta (porque a estrela polar é uma estrela que parece quase não rodar nada com o passar da noite, no Hemisfério Norte). 8)

Quando montares o telescópio e o(s) contrapeso(s), convém que fiquem mais ou menos bem equilibrados, para não esforçar as rodas dentadas que fazem rodar os eixos, evitando que o telescópio abane muito e de forma diferente quando se roda os manípulos para um lado e para outro.

:geek: Mas pode ser boa ideia também ler o manual de instruções, que deve falar em outras coisas que eu não tenha dito..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Re: Montagem equatorial de telescópio
« Responder #1 em: Julho 17, 2009, 07:22:40 pm »

Offline ricardo dias

  • Mensagens: 7
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Montagem equatorial de telescópio
« Responder #2 em: Julho 19, 2009, 10:52:36 am »
ok.obrigado. :-D .ja agora ao mais uma pergunta eu tenho três oculares:25mm,9mm,4mm, conforme o valor for maior mais eu consigo ver em campo de visão é isso?queria comprar mais uma ou outra k me recomendas?tenho que comprar lentes do mesmo tipo ou posso comprar de outro.as que tenho são keller.mais uma vez obrigado pela explicação da montagem.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Montagem equatorial de telescópio
« Responder #3 em: Julho 19, 2009, 01:49:09 pm »
Olá Ricardo, bem vindo ao fórum!!Não querendo tirar crédito ao Fil, que é um excelente moderador, eu também gosto de participar e ajudar no que puder!! :D
Em relação a oculares, por norma , a regra é simples: quanto maior fôr a ocular ( distância focal) , menor a ampliação e maior o campo de visão!!No caso do teu telescópio que tem uma distãncia focal de 500mm, com a ocular de 25mm terás 20X de ampliação(500mm/25mm=20X)  e assim sucessivamente; com a de 9mm tens 55,5X e com a de 4mm tens 125X!!Uma coisa que tens de ter em consideração, é que todos os telescópios têm um limite de ampliação que é ditado pelo diãmetro da objectiva , seja uma lente ou espelho; quanto maior fôr, mais luz vai captar e consequentemente, mais ampliação se pode ter; para se saber esse limite, simplesmente se multiplica o diãmetro da objectiva por 2,4X , se o diãmetro fôr em milimetros, ou por 40/50X , se o diãmetro fôr em polegadas; o caso do teu, não deves exceder ampliações superiores a 240X ( mais ou menos); teoricamente, qualquer telescópio consegue qualquer ampliação, mas devido ao diãmetro da objectiva, só consegue captar uma determinada quantidade de luz e por isso,com ampliações acima desses limites, as imagens ficam tão escuras que não se consegue perceber nada, ou quase nada!!!Em relação ao tipo de oculares, qualquer tipo pode ser utilizado, a única coisa que se tem que ter em atenção, é o tamanho do barril; se utilizares oculares com barril de 1,25" de polegada ( as mais utlizadas e populares dos astrónomos amadores), para comprar mais, tens que comprar com o mesmo tamanho de barril, mas com o diãmetro que quiseres nas lentes( o diãmetro do barril só conta para a ocular entrar no porta oculares do telescópio); estes tamanhos são standard em todos os fabricantes de telescópios; outros tamanhos conhecidos e muito utilizados são 0,965" ( este cada vez menos utilizado, porque além de ser pequeno e proporcionar campos de visão muito pequeno, também vêm associadas a telescópios baratos , de fraca qualidade e normalmente fabricados em plástico) e depois o tamanho cada vez mais popular que é o de 2"( este proporciona os campos de visão maiores)!! O que muita gente faz, eu inclusive, é comprar um telescópio com porta oculares de 2" e depois comprar, se não vier incluído de origem, um redutor para 1,25"; desta forma fica-se com muito mais possibilidades !!As oculares mais populares dos astrónomos amadores são as do tipo Plossl, mas vou tentar fazer uma lista ( incompleta, porque não conheço todos os tipos de oculares) das mais fraquinhas até às melhores: H (hyugens), R(ramsden),SR(super ramsden),MA(modified achromat),Kellner,Orthoscopic,Plossl, Wide, SuperWide,UltraWide( estes últimos três tipos incluiem vários design,por ex. Ultrascopic,Hyperion,Erfles,Lanthanum,Radian,Panoptic,Nagler,Ethos,etc); muitas vezes o design é o mesmo ou parecido, mas conforme o fabricante tem um nome diferente; escusado será dizer que a partir das plossl, os preços são um pouco como  o hobbie, astronómicos, :D  e talvez as mais apetecidas sejam as do fabricante Americano Tele Vue, mas os preços de alguns tipos de oculares são mais elevados que o próprio telescópio ( bem, dos telescópios mais acessíveis)!Ahh, já me esquecia de mencionar que também existem oculares com diãmetro pequeno(tipo 6mm ou menos) que têm grandes campos de visão, porque no seu fabrico são utilizadas combinações de várias lentes, algumas com 8 lentes para formar a ocular, é claro que o precinho delas também é proporcional,não é?Há mais tipos de oculares, mas de uma maneira geral, é mais ou menos isto!!Por isso, meu amigo, se tiver eurinhos para gastar, há muuuuuuito onde os derreter!!  :-D Um abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline ricardo dias

  • Mensagens: 7
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
telescopio
« Responder #4 em: Julho 19, 2009, 10:15:13 pm »
ok.obrigado pela resposta.fiquei esclareçido.agora é so ir ver o céu.e ver o que ele nos reserva :D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

telescopio
« Responder #4 em: Julho 19, 2009, 10:15:13 pm »