Autor Tópico: Maior telescópio solar do mundo começa a ser construído  (Lida 1151 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline phoenix

  • Mensagens: 41
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Maior telescópio solar do mundo começa a ser construído
« em: Julho 06, 2009, 02:24:38 am »
A noticia é do mês 04/2009, mas é muito interessantes, leitura recomendada.

Foi dada a largada para a construção do maior telescópio solar do mundo, o ATST (Advanced Technology Solar Telescope). Quando ele estiver pronto, em 2012, os cientistas finalmente terão uma ferramenta capaz de ajudar a compreender os fenômenos de larga escala que ocorrem no Sol, como nascem, vivem e morrem as partículas do vento solar e como a atividade solar impacta a Terra.


Com um sistema óptico de 4 metros de diâmetro, o ATST será o primeiro observatório de grande abertura projetado para observar o Sol, permitindo observações com uma resolução sem precedentes. A grande abertura é necessária para resolver espacialmente as escalas fundamentais dos processos que ocorrem na atmosfera solar. Simulações mostram que algumas estruturas magnéticas que acionam os processos de larga escala na superfície e na corona solar podem ser muito pequenas, com cerca de 35 quilômetros de diâmetro. O novo telescópio solar conseguirá identificar estruturas com essas dimensões.

O sistema de óptica adaptativa do ATST será capaz de minimizar a difusão da luz, aliviar as questões termais associadas com a observação direta do Sol e observar tanto o disco quanto a corona solar. Um dos elementos essenciais para isso é o projeto do domo onde será instalado o telescópio (a estrutura em azul na imagem), com um formato destinado a suavizar o fluxo de ar ao seu redor. Um sistema de controle do ar dirige diretamente o fluxo de ar do topo do domo para o piso, desviando do telescópio a turbulência e a poeira do ar.

Fonte » http://www.inovacaotecnologica.com.br/n ... construido
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
“Não à Poluição Noturna (PL). Lâmpadas devem iluminar o chão e não o céu”

Fabio Gomes.
Latitude: -23.75454°S (Sul)
Longitude: -46.68644°W (Oeste)
Equipamento: Celestron UpClose 10x50WA
------------------------------------------------
fabiof

Maior telescópio solar do mundo começa a ser construído
« em: Julho 06, 2009, 02:24:38 am »