Autor Tópico: Adaptar um filtro solar  (Lida 5097 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline dav.lisb

  • Mensagens: 10
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Adaptar um filtro solar
« em: Junho 23, 2009, 04:49:14 pm »
Boa tarde a todos

Eu acabei de comprar um tubo Newton 200/1000

Eu tenho um filtro solar Orion Fs Atotal que eu utilizava no meu antigo newton 150/750.

Estou a pensar adaptar o filtro para o novo tubo de 200mm.
Mas não sei como proceder....
Devo colocar o filtro solar no centro ? ou é melhor colocar mais para um lado ?
Vou perder muito definição na imagem ?

Abraço e desde já obrigado pela ajuda.

David.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline alexl

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 141
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Adaptar um filtro solar
« Responder #1 em: Junho 23, 2009, 11:14:11 pm »
Pessoalmente não te recomendava a adaptar o filtro.
Joga pelo seguro e compra outro filtro (200 mm) ou usa o telescópio de 150 mm.
Poderias sempre adaptar mas nota que no final iria obter sempre uma abertura de 150 mm e não é seguro. Pensa que se a adaptação não for perfeita a luz solar que entrar pode cegar....

Alex.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Re: Adaptar um filtro solar
« Responder #1 em: Junho 23, 2009, 11:14:11 pm »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Adaptar um filtro solar
« Responder #2 em: Junho 24, 2009, 09:39:21 am »
Bom, por acaso ambos são telescópios F/5 (mesma relação focal)... Ou seja, em princípio não haveria diferença.. E na realidade, sendo a abertura do telescópio a menor entre 200mm e a abertura do filtro, ela deveria ser 150mm. Ou seja, a real relação focal efectiva fica em F/6.7, e como tal ligeiramente mais "seguro"..
Penso que a ideia dos filtros solares ficarem afastados do eixo tem a ver com o aproveitar-se a área do filtro ao máximo (sem obstruções). O problema de um filotr com 150 num newtoniano de 200 é justamente que a luz que passa no filtro apanha sempre um bocado de obstrução pelo secundário.
A minha sugestão seria tentares maximizar a área de filtro que cabe entre as duas circunferências dadas pela obstrução do secundário e a dimensão do espelho primário.
Por outro lado, o filtro é só para usar com o SOl, onde a luz é o que não falta.. Se calhar centrando o filtro, ainda há luz que chegue, e fica a funcionar como um uma obstrução central de uns 33% ~ 40%. Aqui podem aparecer as críticas à obstrução central e implicações na resolução / contraste..

Acho que fora de eixo é o melhor..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline Rui

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 166
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Adaptar um filtro solar
« Responder #3 em: Junho 24, 2009, 10:43:07 pm »
A ideia do Fil é óptima.
Partindo do princípio que o reflector de 200mm tem um espelho secundário de 50mm, então a forma resultante é uma coroa circular com Largura = R-r. Assim, a largura é de 100mm-25mm = 75mm.
Podes construir uma máscara/tampa que tape todo o tubo. Nessa máscara recortas uma abertura circular descentrada com um diâmetro de 75mm. Sobre esta abertura circular colocas o filtro (de mylar, suponho?). Convém recortar esse círculo por forma a que a sua projecção incida totalmente sobre o espelho primário, mas evitando o secundário e a aranha de suporte.
Assim ficas com o equivalente a um telescópio de 75mm, sem obstruções, com uma qualidade equivalente à de um apocromático (não sofre de aberração cromática...) e que tem uma abertura mais que suficiente para ver o Sol. Um bónus acrescido é uma razão focal longa (1000/75 resulta em F/13.3), que facilita a focagem e praticamente anula (disfarça) qualquer imperfeição do espelho primário.

Com um pouco de bricolage, tens uma soluçao perfeita...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Re: Adaptar um filtro solar
« Responder #3 em: Junho 24, 2009, 10:43:07 pm »