Autor Tópico: Local para observação  (Lida 9562 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline Carlos Capela

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 92
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • Observações Nocturnas
Local para observação
« em: Maio 24, 2009, 07:00:25 pm »
Antes de mais boa tarde.
Descobri este forum casualmente, mas achei-o bastante interessante, por isso decidi registar-me.
Ofereceram-me um pequeno telescópio, mas ainda não tive oportunidade de o experimentar, não só por ter normalmente os meus fins-de-semana muito ocupados, como por não saber ao certo onde o montar.
Moro em Espinho, e gostaria de perguntar aos utilizadores deste forum se há algum local "privilegiado" aqui nas redondezas, que conheçam e me possam indicar, para poder finalmente fazer as minhas observações sem ser a olho nu.

Acho que há 2 formas de se sentir a Astronomia: ou se lhe é indiferente ou se ama. Não posso pedir conselhos aos meus amigos porque eles são-lhe indiferentes, por isso venho pedir ajuda a quem partilha a mesma paixão que eu. E que, por sinal, sabe bem mais. :)

Muito obrigado,
Carlos Capela
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Carlos Capela
<a href=\"mailto:carloscapela@vorsat.org\">carloscapela@vorsat.org</a>
91 646 40 11
http://observacoesnocturnas.blogspot.com

Offline alexl

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 141
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Local para observação
« Responder #1 em: Maio 24, 2009, 07:41:43 pm »
Olá Carlos,

Bem vindo ao forum.
Penso que de certo para começar o mais seguro seria junto à praia porque existe sempre gente a passar (segurança primeiro) -- o único senão é a neblina  em certos dias e a humidade. Caso contrario tens que ir para o interior para fugir à poluição luminosa. Vê por exemplo este mapa ou podes ver este e ver o resultados perto de Espinho.
Boa sorte.

Alex.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Re: Local para observação
« Responder #1 em: Maio 24, 2009, 07:41:43 pm »

Offline Carlos Capela

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 92
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • Observações Nocturnas
Re: Local para observação
« Responder #2 em: Maio 24, 2009, 08:02:11 pm »
Pois, o factor "segurança" foi o que me fez vir pedir opinião. Conheço alguns recantos que seriam óptimos para montar o telescópio, pois não há poluição luminosa e o sossego permitir-me-ia estar à vontade, mas a ausência de luz e de pessoas obriga-me a torcer o nariz.

Obrigado pelos conselhos e pelos mapas! Vamos lá ver como me safo sozinho. É mais fácil participar nas noites de observação do Centro Multimeios de Espinho, mas se calhar o prazer de sermos nós próprios a procurar aquilo que queremos ver torna o trabalho bem satisfatório...

Já agora, uma pergunta que pode parecer muito inocente (e que se calhar o é). Como primeira observação, se calhar é melhor apontar à Lua por ser o mais fácil de encontrar, não? Talvez seja mais fácil ganhar prática assim, pelo menos é o que penso...

Obrigado.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Carlos Capela
<a href=\"mailto:carloscapela@vorsat.org\">carloscapela@vorsat.org</a>
91 646 40 11
http://observacoesnocturnas.blogspot.com

Offline alexl

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 141
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Local para observação
« Responder #3 em: Maio 24, 2009, 08:23:45 pm »
O Multimeios é um bom sitio para aprender...

A lua é um ponto de partida (fácil de localizar) e assim vais começar a compreender o funcionamento do teu telescópio... depois podes ir para Saturno que de momento é visível. Podes também usar alguns programas freeware para localizar objectos importantes. Recomendo o Virtual Moon Atlas, Stellarium e finalmente o Cartes du Ciel. O primeiro tem bom mapas da lua, o segundo lá uma visualização muito realista do céu e o último uso para encontrar facilmente os objectos que procuro...

Alex.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Carlos Capela

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 92
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • Observações Nocturnas
Re: Local para observação
« Responder #4 em: Maio 24, 2009, 09:19:10 pm »
Eu tenho o Cartes du Ciel, o Stellarium, o SkyMap Pro e o Celestron's The Sky, um software que veio com o telescópio. A um outro nível, também tenho o Celestia, mas esse não serve para ajudar nas observações. Não conheço o Virtual Moon Atlas, mas vou aproveitar a sugestão.

A olho nu faço observações todos os dias. É aquele gosto de sair à noite e olhar para cima, e de acordo com as horas saber o que se vai encontrar no céu. Ou como eu gosto de às vezes fazer, olhar para o céu e depois confirmar que horas são...  :)  Faltava-me o telescópio para poder aprofundar os meus conhecimentos e o meu interesse. Agora falta-me poder e saber dar-lhe o devido uso...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Carlos Capela
<a href=\"mailto:carloscapela@vorsat.org\">carloscapela@vorsat.org</a>
91 646 40 11
http://observacoesnocturnas.blogspot.com

Offline alexl

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 141
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Local para observação
« Responder #5 em: Maio 24, 2009, 09:31:04 pm »
De certo agora é tarde mas recomendava (também) binóculos 7x50 (ou mesmo 10x50).
Não é preciso uns muito caros porque já tens telescópio mas eles iram permitir varrer o seu à procura de objectos interessantes. Por exemplo, uns 7x50 têm 6.5 graus de campo de visão o que ajuda muito a ver a onde estamos a apontar. Uns binóculos não substituem o telescópio apenas o complementam.

Eu ando às voltas relativamente a que telescópio a comprar. De momento, estou a pensar seriamente em algo como SkyQuest XT8. Entretanto vou usando uns binóculos para ficar familiarizado com o céu nocturno..

Alex.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Carlos Capela

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 92
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • Observações Nocturnas
Re: Local para observação
« Responder #6 em: Maio 24, 2009, 10:29:14 pm »
Pois, é a este tipo de linguagem mais dedicada à óptica que me estou a tentar habituar. Alguns termos são-me familiares, outros nem por isso.
O meu telescópio é um Celestron, com as seguintes características: http://www.celestron.com/c3/product.php?CatID=62&ProdID=422.
Será possível dar-me a sua opinião? (não sei a sua idade, não sei se posso tratá-lo por tu :)  )
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Carlos Capela
<a href=\"mailto:carloscapela@vorsat.org\">carloscapela@vorsat.org</a>
91 646 40 11
http://observacoesnocturnas.blogspot.com

Offline alexl

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 141
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Local para observação
« Responder #7 em: Maio 24, 2009, 11:10:43 pm »
Para aprofundar este tema recomendo os livros do Guilherme de Almeida (editora Platano). Neste momento já tenho:
* Introdução À Astronomia e às Observações Astronómicas (como o nome diz é uma introdução)
* Roteiro do Céu (muito bom para aprender a observar o seu a olho nu e a localizar)
* Observar o Céu Profundo  (mais para objectos do ceu profundo, tipo galáxias, nebulosas, etc)

E estou a pensar no próximo fim de semana obter o Telescópios do mesmo autor. Como gosto muito deste tema, espero aprender enquanto não compro...

Relativamente ao AstroMaster 70AZ penso que a abertura é pequena (vê por exemplo a mensagem "O meu 1º telescopio"). Por exemplo, o meu primeiro telescópio foi um Tasco de 60 mm de abertura e observei os anéis de Saturno, as luas de Júpiter e claro a nossa lua. Se daqui a um ano ainda estiveres numa de astronomia (aquilo que quero dizer é: se não for apenas uma fase mas sim um verdadeiro hobby) diria para comprares um de abertura maior. Daqui até lá tens que aprender a manusear com um pequeno e mais simples. Quanto maior for a abertura, mais luz vai entrar, melhor vai ser a resolução e qualidade da imagem. Por fim maior abertura significa que podes usar uma maior magnificação (2x a 2.4x o diâmetro da objectiva em milímetros).

Alguma dúvida está à vontade, porque neste forum vais sempre encontrar alguma resposta..

Alex.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Carlos Capela

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 92
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • Observações Nocturnas
Re: Local para observação
« Responder #8 em: Maio 24, 2009, 11:55:50 pm »
Bibliografia tenho alguma, tirando outros livros em que a Biblioteca da FEUP foi providencial... Ainda não li alguns livros que já comprei.
Dos que já li, gostei particularmente de:
* "Observar o Céu", David H. Levy. A secção dos telescópios é curta, mas sempre dá umas dicas a quem é, como eu, principiante.
* "As variedades da experiência científica", Carl Sagan.
* "Crónicas dos átomos e das galáxias", Hubert Reeves.

Ainda cá tenho alguns de reserva, dos quais destaco:
* "The Night Sky", Giles Sparrow. Parece-me ter informação extremamente útil na escolha e utilização de material de observação.

Como sugeres, tenho de passar os próximos tempos a ganhar prática com este telescópio. Mesmo que veja os planetas como "bolinhas pequenas", como já li no outro tópico, se não souber trabalhar com este não vou poder evoluir.

A Astronomia não será nunca uma fase. Desde pequenino (tenho 29 anos) que colo nos programas de TV sobre o espaço, nas notícias que passam nos media, que procuro formas no céu à noite. De há uns anos para cá decidi conhecer MESMO aquilo que me despertava a curiosidade, e quanto mais informação recolho mais percebo quanto há para recolher, e mais constato que perdi tempo em não investir na Astronomia mais da minha atenção durante este tempo.
Agora que consigo orientar-me no céu por simples observação, que consigo perceber a dinâmica celeste, sinto que me falta subir um degrau. E puseram-me a escada à frente ao darem-me o telescópio. Pequeno, é certo, mas perfeito para começar. E conhecer este forum foi fantástico!

Obrigado pela ajuda, Alex. E se eu por vezes falar demais e fugir ao tema peço desculpa.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Carlos Capela
<a href=\"mailto:carloscapela@vorsat.org\">carloscapela@vorsat.org</a>
91 646 40 11
http://observacoesnocturnas.blogspot.com

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Local para observação
« Responder #9 em: Maio 25, 2009, 12:39:42 am »
Ora ,ora, bem vindo ao fórum amigo Carlos!! Aqui o pessoal é todo amigo e sempre pronto a ajudar, por isso não hesites em pedir ajuda para qualquer coisa!!O teu telescópio é pequeno?? Não importa, aliás, importa e muito, porque todos nós ou pelo menos a maior parte, também começou mais ou menos assim, com um telescópio desse tipo!! Aliás, um dos conselhos que mais se dá a quem começa´é exactamente de  comprar um bom atlas do céu para conhecer o céu nocturno, e depois uns binóculos ou um pequeno telescópio!!Porquê?? Porque se a pessoa se interessar, quando chegar a altura de comprar um bom telescópio, então saberá dar-lhe todo o valor e uso; se a pessoa se desinteressar pela astronomia ( e espero que não ), então o investimento efectuado não terá sido muito grande!! Infelizmente, ainda existem muitas pessoas que são atraídas para a astronomia porque viram numa revista qualquer ou livro imagens espectaculares de planetas , galáxias ou outro objecto qualquer, e depois quando observam têm uma desilusão, sem se terem informado devidamente de como essas imagens são tiradas!! :(  Enfim...
Mas falando de coisas prácticas, um bom software que podes ter no teu computador, e que normalmente, falamos quase sempre nele, além do já mencionado "cartes du ciel", é o "Stellarium", e que podes fazer o download do programa em www.stellarium.org !! Muito práctico para localização de objectos estelares, além de funcionar em tempo real!!Tem havido reportes de incompatibilidades com algumas placas gráficas e programas, comigo sempre funcionou muito bem!!Experimenta, pode ser que gostes!!Um abraço :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline Carlos Capela

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 92
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • Observações Nocturnas
Re: Local para observação
« Responder #10 em: Maio 25, 2009, 02:46:01 am »
Viva, Emanuel!
Já reparei que aqui o pessoal está pronto a ajudar, e isso faz toda a diferença na integração de uma pessoa. Agradeço a disponibilidade!
Sem dúvida que as imagens espectaculares podem funcionar como fonte de interesse pela Astronomia, e que muita gente se decepciona mais tarde por não observar aquilo que espera. Mas não é bem isso que me motiva. Não resisto a contar uma pequena história que se adequa. Em 2007, no pico das Perseidas, estive na Serra da Freita (em 2008 o céu estava coberto de nuvens). Estava lá um telescópio (eu ainda não tinha o meu) apontado a Júpiter, e 3 das 4 maiores luas estavam visíveis. A rapariga ao meu lado disse "Oh, são pontos..." e eu estive mesmo para lhe dizer "Isto não são pontos, são OS pontos!". Que é que ela estava à espera de ver num telescópio pequeno??? Pelo que percebi, tanto eu como ela estavamos a ver as luas de Júpiter pela 1ª vez. A diferença é que eu fiquei feliz por ver "os pontos", ela de certeza que nunca mais foi procurar "pontos" porque não fazia a mínima ideia do que ia ver... Por isso, Emanuel, não vai haver desinteresse pela Astronomia... ;-) Aliás, cheguei foi à fase de querer ser eu a ter o prazer de procurar o que quero! E de ficar feliz por ver os meus primeiros pontos por mérito próprio! :)

Eu tenho o Stellarium, mas penso que já saiu uma nova versão (tenho a 0.9.0). Vou actualizar.

Um abraço!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Carlos Capela
<a href=\"mailto:carloscapela@vorsat.org\">carloscapela@vorsat.org</a>
91 646 40 11
http://observacoesnocturnas.blogspot.com

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Local para observação
« Responder #11 em: Maio 25, 2009, 10:38:42 am »
Boa!!Assim é que se fala e já vi que estás bem motivado! Ainda bem, continua!!Um abraço :D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline PEDRO SANTOS

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 76
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Local para observação
« Responder #12 em: Maio 25, 2009, 07:04:17 pm »
Sê bem vindo.
 É sempre um bom sinal para a astronomia de amadores,aparecer alguém com tanta motivação como o Carlos.
 Devo disser que gostei do modo como abordou com uma pequena frase o seu interesse ,
 "...há 2 formas de se sentir a Astronomia: ou se lhe é indiferente ou se ama..." ,está tudo dito. :D
 Também eu há uns bons anitos ( cerca de dezasseis) me deixei levar pela paixão , comecei as observações á vista desarmada,
 depois uns binóculos, depois um reflector 114mm e só mais tarde um de 200mm com o qual fiz uns poucos de desenhos dos discos
 planetários.Agora estou mais virado para a astrofotografia, mas continuo sempre a observar nem que seja a olho nú.
 Quero disser com isto, que é tudo uma questão de tempo e sobretudo motivação para se ir progredindo neste hobbie até chegar
 aonde quisermos.
 Infelizmente nem sempre a vida profissional /familiar se conjugam com a astronomia,mas faz-se o possivel e o impossivel. :-D
 Cumprimentos.
 Pedro Santos.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Carlos Capela

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 92
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • Observações Nocturnas
Re: Local para observação
« Responder #13 em: Maio 25, 2009, 10:24:30 pm »
Obrigado pelas suas palavras.
Aquilo que eu disse, se calhar é aquilo que muitos sentem, por isso o sentimento não será um exclusivo meu. Tive apenas o mérito de o dizer...
Para mim foi óptimo descobrir um forum onde posso estar com pessoas que têm o mesmo interesse que eu pela Astronomia. Por vezes sentimo-nos sós, porque há que admitir que é raro encontrar quem partilhe esta paixão connosco com o mesmo interesse. Ou é raro ou eu não tenho pontaria relativamente às pessoas com quem falo! :-D

Se formos persistentes, as pessoas que nos rodeiam acabam por respeitar a Astronomia. Veja o meu caso... Há não mais que 2 anos a minha mãe só me dizia "Credo, metes impressão, sempre com o nariz no ar!", e agora já diz "Que estrela é aquela ali em cima que brilha tanto?" "Não é uma estrela, é o planeta Vénus!" :(|  :lol: e passado um bocado "Olha, Vénus mudou de sítio!" "Não, aquela é Sírio!". Depois diz "Sabes lá tu os nomes delas..." mas ao menos já aceita!

Um abraço,
Carlos Capela
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Carlos Capela
<a href=\"mailto:carloscapela@vorsat.org\">carloscapela@vorsat.org</a>
91 646 40 11
http://observacoesnocturnas.blogspot.com

Offline alexl

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 141
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Local para observação
« Responder #14 em: Maio 26, 2009, 08:07:33 pm »
Compreendo perfeitamente o que penas.

Alex
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Re: Local para observação
« Responder #14 em: Maio 26, 2009, 08:07:33 pm »