Autor Tópico: Dobsoniano ou Maksutov Cassegrain?  (Lida 2496 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline alexl

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 141
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Dobsoniano ou Maksutov Cassegrain?
« em: Maio 24, 2009, 11:50:41 am »
Após ler o tópico "O meu 1º telescopio" fiquei com a "pulga a trás da orelha".

No entanto ainda tenho duas dúvidas:

* Devo comprar "já" um dob (porque é barato) ou esperar mais um ano e comprar por exemplo ETX-125PE BT UHTC (e qualidade óptica superior) de 1000+ euros?

* Relativamente aos Dobsonianos para comprar "agora mesmo" iria comprar algo menos de 500 euros. Assim, sabem qual é a diferença entre SkyQuest XT8" Clássico e um SkyQuest XT6 IntelliScope c/ Controlador? Ainda consegui perceber o que é o "IntelliScope c/ Controlador" -- permitirá seguir objectos? Não encontrei essa reposta no site da Orion mas existe algo no manual de produto que me deixou a pensar: "most of the time, magnifications are limited to 200x or less, regardless of aperture".

Qual é a vossa opinião?

Alex.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Dobsoniano ou Maksutov Cassegrain?
« Responder #1 em: Maio 24, 2009, 12:16:44 pm »
Se a diferença de tempo é um ano, tem em conta que todo o céu vai passar pela noite 1x nesse tempo..   :) E como está aí a chegar o verão... Num ano aprende-se muito!
O intelliscope, seguir, não segue.. mas permite "encontrar".. é uma coisa que diz "é mais para a esquerda" por meio de umas setas.. Mas umas cartas em papel, uma lanterna vermelha, uma mesinha, e uma pedra do campo para evitar que o vento leve as cartas (ou as espumas das caixas das oculares :P) fazem quase o mesmo efeito :) Atendendo a que vem aí o verão, eu diria que as 2" extra de abertura são preferíveis :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Re: Dobsoniano ou Maksutov Cassegrain?
« Responder #1 em: Maio 24, 2009, 12:16:44 pm »

Offline alexl

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 141
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Dobsoniano ou Maksutov Cassegrain?
« Responder #2 em: Maio 24, 2009, 01:52:01 pm »
Citar
Se a diferença de tempo é um ano, tem em conta que todo o céu vai passar pela noite 1x nesse tempo.. :) E como está aí a chegar o verão... Num ano aprende-se muito!
Por acaso tenho uns binóculos Pentax PCF-WP II 10x50 que tenho usado para explorar o céu nocturno. Ainda relativamente a estes binóculos (quase 1100 gramas), alguém sabe se posso usar qualquer tripé? Tenho dois tripés (um mini e um normal) da maquina fotográfica que gostava de usar para estabilizar a imagem... Como quero observar primariamente objectos do céu profundo 50 mm de abertura não é suficiente!

Uma coisa que gosto no dob é a simplicidade e ser muito barato. Vem ai o verão, e se tempo estiver bom só o tenho que trazer lá para fora e já está pronto. Dúvida: como vivo à beira mar (menos de 1 km) será que posso vir a ter problemas de humidade já que o tubo é aberto?

Relativamente ao Meade ETX, muito caro mas também gosto dele porque é pequeno e cabe em qualquer sitio -- muito bom para transportar. O que me deixa ainda a pensar no assunto é que de momento não estou a pensar em comprar outro telescópio nos próximos anos...

Alex.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Dobsoniano ou Maksutov Cassegrain?
« Responder #3 em: Maio 24, 2009, 04:37:02 pm »
Compra o Dob.
Em relação à condensação, o Mak é dos piores desenhos ópticos, portanto se estás preocupado com isso vai para o dob.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline kickflip

  • Mensagens: 18
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Dobsoniano ou Maksutov Cassegrain?
« Responder #4 em: Maio 24, 2009, 11:18:59 pm »
comprei um xt8 classic ha coisa de 2 meses e estou bastante satisfeito..para alem de que é barato, acho q para começar é bem bom;)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Rui

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 166
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Dobsoniano ou Maksutov Cassegrain?
« Responder #5 em: Maio 28, 2009, 05:06:45 pm »
Citação de: "alexl"
Por acaso tenho uns binóculos ... Como quero observar primariamente objectos do céu profundo 50 mm de abertura não é suficiente!
Alex.

Se o interesse principal é o céu profundo, o Meade com 1900mm de focal e um rácio de F/15 não é certamente o mais adequado, principalmente quando comparado com o Orion de 8". Para Deep Sky, as 8" do Orion põem as 4,9" do Meade num bolso, com a vantagem de um campo de visão maior.

Perto do mar, com alguma humidade, a placa correctora do Meade também vai dar problemas. Por sua vez, o Dob pode ter o tubo molhado da condensação que o espelho no fundo do tubo continua seco (mas o mesmo já não se pode dizer da ocular. O meu truque é trocar a ocular por outra de vez em quando para evitar a condensação...).

Decisions... decisions... decisions!

Rui
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline alexl

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 141
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Dobsoniano ou Maksutov Cassegrain?
« Responder #6 em: Maio 28, 2009, 08:52:19 pm »
Obrigado pelas dicas.

Alex.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline alexl

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 141
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Dobsoniano ou Maksutov Cassegrain?
« Responder #7 em: Junho 21, 2009, 11:13:38 am »
Citar
Se o interesse principal é o céu profundo, o Meade com 1900mm de focal e um rácio de F/15 não é certamente o mais adequado, principalmente quando comparado com o Orion de 8". Para Deep Sky, as 8" do Orion põem as 4,9" do Meade num bolso, com a vantagem de um campo de visão maior.
Se quiser experimentar a fotografia será um dob dará para obter alguns resultados?
Tenho uma câmara digital compacta pelo que não estou a pensar em fotografia durante vários minutos mas de alguns segundos...

Alex.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Re: Dobsoniano ou Maksutov Cassegrain?
« Responder #7 em: Junho 21, 2009, 11:13:38 am »