Autor Tópico: [Discussão] O que é que já vos correu mal?  (Lida 4901 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
[Discussão] O que é que já vos correu mal?
« em: Julho 14, 2006, 09:30:57 am »
Muito do que é a astronomia também passa pelos falhanços, fracassos, erros, descuidos, sustos, ou outras coisas inesperadas... E isso é bom, porque um tipo tem tendência a aprender mais e melhor com isso!

O que é que já vos aconteceu, que vos influenciou a forma como fazem as coisas?
« Última modificação: Julho 14, 2006, 09:52:11 am por Fil »
Fil.
GOAAA

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #1 em: Julho 14, 2006, 09:47:14 am »
No meu caso a pior coisa que me aconteceu foi ter levado com um telescópio no olho!
Estava eu numa noite humida, a tentar tirar uma foto à M101, mais ou menos a 60~70 graus de altitude, e estava a apontar o telescópio guia que está montado com aneis de 3 parafusos em piggyback em cima do telescópio principal.
Como é natural, o procedimento para apontar o telescópio guia em piggyback envolve ter o telescópio principal apontado ao alvo fotográfico, e ir ajustando os parafusos dos aneis do telescópio guia, até que este aponte para uma dada estrela.
Para este último passo é necessário desapertar uns parafusos antes de apertar outros..
Eu aprendi nessa noite que os telescópios tendem a ficar escorregadios em noites humidas, e que devemos tê-los bem apertados :) ou presos de forma a que não saiam dali!
A parte má, foi que isto se passou há 2 meses, e só há coisa de meio mês ou pouco mais é que eu finalmente senti que a minha visão do olho esquerdo já estava "normal" :P
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

(sem assunto)
« Responder #1 em: Julho 14, 2006, 09:47:14 am »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #2 em: Julho 14, 2006, 10:15:10 am »
Entretanto, mais recentemente, na minha última saída nocturna, esqueci-me de levar o meu banquinho de pesca para me sentar..
E fazer guiagem manual de fotografias durante 45 minutos (foi a minha primeira vez que fiz tanto tempo) sem estar sentado seria muuuuito chato. Felizmente houve outra solução, que foi o parachoques traseiro do carro!

(obrigado Astrolupa) Empurrámos o carro até meio metro do telesópio (sem passar para o outro lado do telescópio ;)) e ficámos com um banco à altura certa!

O banco-parachoques tem umas propriedades curiosas:
Tem rodas, não é muito portatil embora tenho capacidades de auto-locomoção, são precisas duas pessoas para empurrar em terreno ligeiramente arenoso; Mas por outro lado tem um ajuste em altura feito ajustando o número de pessoas que lá se sentam, e é "molinho" (tem amortecedor).
Por outro lado sabe muito bem quando não há outro sítio onde sentar, embora o "molde" do parachoques demore 2 minutos a desaparecer das calças :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
(sem assunto)
« Responder #3 em: Julho 14, 2006, 10:53:09 am »
Bem, o pior que geralmente me acontece é ficar sem bateria no telescópio 5 minutos após o ligar. Lição aprendida. Agora faz parte do equipamento, duas extensões "ficha de isqueiro fêmea - macho" de 5 metros. Assim posso desenrascar-me e ainda posso desenrascar outro colega! (que use 12V!... desculpe mr. Fil)

Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Astrolupa »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline meteoropt

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 175
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://rastosdeluz.astronomo-amador.com
Coisas...
« Responder #4 em: Julho 14, 2006, 11:18:01 am »
Citação de: "Astrolupa"
Bem, o pior que geralmente me acontece é ficar sem bateria no telescópio 5 minutos após o ligar. Lição aprendida. Agora faz parte do equipamento, duas extensões "ficha de isqueiro fêmea - macho" de 5 metros. Assim posso desenrascar-me e ainda posso desenrascar outro colega! (que use 12V!... desculpe mr.


Bom, quando tinha a minha primeira luneta, há uns 15 anos, uma Bushnell, trabalhar com ela era um autêntico desafio á paciência de qualquer santo :)
Outra coisa que me aconteceu...uma vez, em Porto Covo, tive a amável ( e ao inicio, assustadora) visita de uma brigada da PJ...como levava uma faca de mato comigo, no bolso do casaco, durante alguns momentos vi a vida a andar para trás e a ver que ia passar uma noite ao "resort" da PJ em Sines, onde de certeza não havia Spa...
Mas depois de explicar-lhes o que estava alia a fazer, mostraram-se até bastante interessados em aprender umas constelações :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por meteoropt »
Paulo Heleno
Editor "Rastos de Luz"
http://rastosdeluz.astronomo-amador.com

Offline igomes

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 337
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #5 em: Julho 14, 2006, 03:44:08 pm »
Citação de: "Fil"
Entretanto, mais recentemente, na minha última saída nocturna, esqueci-me de levar o meu banquinho de pesca para me sentar..
E fazer guiagem manual de fotografias durante 45 minutos (foi a minha primeira vez que fiz tanto tempo) sem estar sentado seria muuuuito chato. Felizmente houve outra solução, que foi o parachoques traseiro do carro!

(obrigado Astrolupa) Empurrámos o carro até meio metro do telesópio (sem passar para o outro lado do telescópio ;)) e ficámos com um banco à altura certa!

O banco-parachoques tem umas propriedades curiosas:
Tem rodas, não é muito portatil embora tenho capacidades de auto-locomoção, são precisas duas pessoas para empurrar em terreno ligeiramente arenoso; Mas por outro lado tem um ajuste em altura feito ajustando o número de pessoas que lá se sentam, e é "molinho" (tem amortecedor).
Por outro lado sabe muito bem quando não há outro sítio onde sentar, embora o "molde" do parachoques demore 2 minutos a desaparecer das calças :)


Lol  :lol:

Não era um Citroen por acaso ? :mrgreen:  É que o meu pai teve um Citroen Xantia que dava para regular a altura do carro (tinha um botão no interior)...o mesmo se passa com o Citroen C5 que ele tem agora :) Assim não é preciso se sentarem lá pessoas para se por à altura do telescópio   :mrgreen:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por igomes »
Galactica M51 Team powaaaa \":)\"
Konichiwa mina-san ^^

Vendo : Clio 2 1.2 16V Expression - Cor Cinza Perola - 59000km - Revisão aos 52000km - Pneus novos - Inspeccionado ...Interessados contactem-me por Mensagem Privada...

[ur

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #6 em: Julho 15, 2006, 10:52:34 am »
A ultima que me aconteceu foi ter esquecido do contra-peso da ATLUX :( foi uma noite para o galheiro.

Agora, para nunca mais me esquecer, tenho o peso atado à minha perna  :D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por jaclerigo »
Cumprimentos,
João Clérigo

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Coisas...
« Responder #7 em: Julho 15, 2006, 06:57:34 pm »
Citação de: "igomes"
Não era um Citroen por acaso ? :mrgreen:
Não.. É um carro japonês emprestado da minha mãe, que não tem dessas mordomias francesas ;)

Citação de: "meteoropt"
..como levava uma faca de mato comigo, no bolso do casaco, durante alguns momentos vi a vida a andar para trás e a ver que ia passar uma noite ao "resort" da PJ em Sines, onde de certeza não havia Spa...
Mas depois de explicar-lhes o que estava alia a fazer, mostraram-se até bastante interessados em aprender umas constelações :)
:D Vá lá, livraste-te de boa! :)

E já agora, um outro susto que apanhei da segunda vez que fui à Atalaia (ali entre Montijo e Pegões), e fui num sábado mas não estava lá ninguém porque tinha havida muitas nuvens durante o dia e ninguém foi.. Mas resolvi montar o estaminé na mesma e começar a alinhar a montagem..
A dada altura ouvi assim um "desabafo" expirado de um animal vindo de trás de mim, e subiu-me um arripiu pela espinha e comecei a tremer um pouco.. Virei-me para trás e não vi nada, ao mesmo tempo que pensava nas possibilidades de haver um exemplar do "Touro Alentejano", ou de alguns felinos terem fugido de um circo, ou algum tigre que tivesse saído do Zoom de Lisboa, apanhado o comboio até ao rio, nadado até Alcochete, e caminhado o resto do caminho até ali e que por isso devia estar esfomeado..  Mas felizmente lá fiquei descansado mal me chegou ao nariz o cheiro intenso a cavalo..  Uffa! que Susto :D.. Pelos vistos atrás da cerca naquela zona passam cavalos curiosos, e eu não sabia..
Epá, mas é desagradável estar a espreitar atentamente por um telescópio e ouvir barulhos vindos de trás.. :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

Offline joaorrpinto

  • Astro-Amador
  • ****
  • Mensagens: 522
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • Astrofotografia & Fotografia
(sem assunto)
« Responder #8 em: Julho 23, 2006, 11:05:09 pm »
Boas!
Enfim, a minha pior desgraça q me aconteceu foi ontem...
De manha acordei com a ideia d tirar umas fotos ao sol...ora, depois de almoço la fui buscar o scope cá pra fora, e montei os aneis da eq5 no skope...Como abitual, para centrar melhor o sol na ocular costumo meter a mao a frente da ocular projectando o sol...bem, o meu azar foi de ter posto a mão mt perto da ocular e resultado...queimei a mão...lool...depressa fui buscar gelo pra ver se isto melhorava...hoje so ja tenho uma marca vermelha na mão...enfim, tatuei a mão com o sol....loool....ja me serve de lição para n voltar a meter a mão na ocular enquanto n tenha o filtro posto....

Cumps.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por rapidix »
Castelo Branco - Penamacor
Latitude:40.167
Longitude:-7.167
Altitude:494 m


Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Grandes Fotos!
« Responder #9 em: Agosto 28, 2006, 01:31:36 pm »
Quem já andou de bicicleta? Quantas vezes já cairam ao chão a andar de bicicleta? Pois é.. Eu também.. Mas isto que vou dizer não tem muito a ver com bicicletas..

Após 2 semanas em que tirei fotografias a quase tudo, desde M31, M31, NGC7000, M31, e mais umas fotografias de rastos de estrelas para determinar a melhor posição de focagem, e mais umas fotos à M31.. e até me dei ao luxo de tirar uns "flats" para ajudar a eliminar o escurecimento nos cantos, e tudo.. Ah! e tirei também outra foto à M31.. Epá, eu até estava em pulgas para ver o rolo!
9:30 da manhã, deixei o rolo a revelar na loja, hoje..  Ao meio-dia estava pronto, e lá fui eu buscar depois do almoço (foi bom ter almoçado antes)
E o rolo estava preto!!!  Dois fins-de-semanas prolongados de fotografias sob Lua Nova - 12 fotografias ao todo - completamente pretas!
A fotografia em médio formato (rolo de 120) tem umas diferenças em relação à fotografia com filme de 35mm, e o facto do rolo não vir dentro de uma cassetezita que só cabe num sítio é uma delas.

Aqui o je, o pró da fótó, ãh?, hm? O "eu"; atão não é que meteu o rolo ao contrário!?!  :shock:  a máquina puxa o rolo da esquerda para a direita, e eu meti o rolo do lado direito!! :roll: CROMO!!!! :lol:

Só agora na revelação é que eu associei 2 indícios:
:arrow: Quando meti o rolo na máquina, achei estranho que o rolo não rodava livremente para um dos lados.. e aquilo chateava, mas lá consegui enfiar o rolo e pronto.. Apesar de ter ideia que da última vez até tinha metido o rolo com maior facilidade, sem aquela ginástica toda..
:arrow: quando tirei o rolo da máquina, achei estranho também o rolo não ter a fabulosa tirinha de papel no fim para o prender.. Mas pronto, como cada rolo é diferente, podia ser que aquele fosse assim..

Ai que nabo! Há erros que a gente comete numa dada altura mas que só mostram os resultados e as consequências muito tempo depois. Enfiar o rolo na máquina pode ser um desses erros!

Bom, fiquei contente por não ter mandado ampliar nenhuma foto, por não ter pedido para revelarem puxando meio stop (que seria 2x mais caro), e o dono da loja ainda me fez um desconto (pouquito) no preço da revelação..

Portanto, meus amigos, de depois da primeira semana de Agosto, não há fotos minhas para ninguém! :) Ou as que há são facilmente imitáveis por qualquer programa de edição de imagem :) um fundo preto é uma fotografia com menos ruido que as minhas!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
(sem assunto)
« Responder #10 em: Agosto 28, 2006, 02:23:23 pm »
Oh Mr. Fil... não te chateies! No melhor pano cai a nódoa!
Mas deixa lá... dei uma boa gargalhada ás tuas custas! :P
Concerteza que contigo essa já nunca mais vai acontecer... (hão-de acontecer outras!  :wink: )... e já viste também que fartaste-te de treinar a guiar o telescópio? É só coisas positivas.... é raro encontrar alguem que actualmente pratique isso! Colocam logo lá um rolo de filme e esperam que saia alguma coisa.... well done!  :P

Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Astrolupa »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #11 em: Agosto 28, 2006, 03:46:04 pm »
Essa nunca me aconteceu. Agora já não uso filme, mas quando usava, cheguei a tirar algumas fotos sem rolo :D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por jaclerigo »
Cumprimentos,
João Clérigo

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #12 em: Agosto 28, 2006, 06:21:32 pm »
Bolas.
Esta p mim está no top deste tópico :)
De facto, nem dá p imaginar o q sentiste qd viste a revelação.
Mas tal como o Astro disse, tem q se tirar o lado positivo. Tenho a certeza q isso nunca mais te vai acontecer :wink:
Venham as próximas.
Cumps
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #13 em: Agosto 28, 2006, 06:53:21 pm »
Citação de: "PauloSantos"
Bolas.
Esta p mim está no top deste tópico :)
De facto, nem dá p imaginar o q sentiste qd viste a revelação.
Mas tal como o Astro disse, tem q se tirar o lado positivo. Tenho a certeza q isso nunca mais te vai acontecer :wink:
Venham as próximas.
Cumps

:) pois, bem, deixa ver:
Quando cheguei à loja para ir buscar o rolo, o senhor da loja perguntou, se eu tinha pedido para o filme vir inteiro, ou se para cortar em sleeves.. - "Vamos lá ver o que se passa" - pensei eu..
O tipo ligou a mesa de luz para se poder olhar para o slide ao mais ínfimo pormenor.. e aquilo estava tudo preto..  "Mau" - pensei eu, outra vez - "que raio se passa aqui?" - e comecei à procura das inscrições no filme, a ver se era o mesmo Fujifilm Provia 400F que eu tinha mandado revelar..
"A minha máquina já me tinha pregado muitas partidas, mas aquela ainda não" - disse eu ao empregado.
Nisto, ele pergunta-me: "O senhor por acaso, não meteu o filme ao contrário na máquina?.." Aí, eu olhei para ele, desconfiado, assim meio de lado e cabeça baixa, com o olho direito mais fechado que o esquerdo e o queixo todo franzido..  ...e uns dois segundos depois joguei lentamente a mão à testa e a testa à mão, em tom de frustração, como quem está a pensar um misto de "Tu não me digas que...." e "Ai o caraças...."
E depois lá lhe contei que a tese dele até batia certo, porque o rolo parecia novo quando chegou ao fim, e por causa daquilo que descrevi no post anterior..
Bom, com esta cena consegui um desconto de 60 cêntimos no preço da revelação :) e fiquei a saber que não sou o único naquela loja a fazer destas habilidades... Muito boa gente, e profíssionais também faz o mesmo! :P

Pois, do lado positivo: isto não deve voltar a acontecer; pratiquei guiagem manual durante várias meias-horas; fiquei com filme virgem exposto para cortar como bem me apetecer, ou para fazer experiências com a máquina.
Ainda me rio à brava com esta coisa. Poderia estar pior que estragado, mas foi bom ter acontecido depois do almoço! Portanto, é sempre bom ver as fotos de barriga cheia :)
Mas o mais importante é que vou passar a associar os indícios, e da próxima vez que me acontecerem já vou poder desconfiar e evitar o erro.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

Offline Guilherme de Almeida

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Principiante
  • *****
  • Mensagens: 316
  • Karma: +6/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • artigosediversos
Re: Coisas...
« Responder #14 em: Outubro 15, 2006, 07:27:04 pm »
Citação de: "meteoropt"
Citação de: "Astrolupa"
Bem, o pior que geralmente me acontece é ficar sem bateria no telescópio 5 minutos após o ligar. Lição aprendida. Agora faz parte do equipamento, duas extensões "ficha de isqueiro fêmea - macho" de 5 metros. Assim posso desenrascar-me e ainda posso desenrascar outro colega! (que use 12V!... desculpe mr.

Bom, quando tinha a minha primeira luneta, há uns 15 anos, uma Bushnell, trabalhar com ela era um autêntico desafio á paciência de qualquer santo :)
Outra coisa que me aconteceu...uma vez, em Porto Covo, tive a amável ( e ao inicio, assustadora) visita de uma brigada da PJ...como levava uma faca de mato comigo, no bolso do casaco, durante alguns momentos vi a vida a andar para trás e a ver que ia passar uma noite ao "resort" da PJ em Sines, onde de certeza não havia Spa...
Mas depois de explicar-lhes o que estava alia a fazer, mostraram-se até bastante interessados em aprender umas constelações :)


[comentário de Guilherme de Almeida]
Veja várias histórias insólitas desse tipo em
http://www.astrosurf.com/apaa/histAstAm1.htm
E vejam também
http://www.astrosurf.com/apaa/revista%2015.pdf,
nas páginas 29 a 31. Boas leituras!
Guilherme de Almeida
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guilherme de Almeida »
Guilherme de Almeida

Re: Coisas...
« Responder #14 em: Outubro 15, 2006, 07:27:04 pm »