Autor Tópico: Humanidade precisa colonizar outros planetas, diz Hawking  (Lida 1061 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Humanidade precisa colonizar outros planetas, diz Hawking
« em: Dezembro 01, 2006, 03:59:43 pm »
Os seres humanos precisam colonizar planetas de outros sistemas solares, chegando até ali por meio de propulsores semelhantes aos da série "Jornada nas Estrelas", para não serem extintos, afirmou na Quinta-feira o grande cosmólogo britânico Stephen Hawking.

Referindo-se a teorias complexas e à velocidade da luz, Hawking, que é professor de física da Universidade de Cambridge, afirmou à rádio BBC que avanços teóricos poderiam revolucionar a velocidade das viagens espaciais, transformando tais colónias numa realidade.

"Cedo ou tarde desastres como a colisão de asteróides ou uma guerra nuclear podem eliminar todos nós", disse Hawking, que ficou paralisado devido a uma doença muscular surgida quando ele tinha 21 anos e que fala por meio de um sintetizador de voz computadorizado.

"Mas, se conseguirmos nos espalhar pelo espaço e criar colónias independentes, o nosso futuro está garantido", afirmou o físico, que deve receber o mais antigo prémio científico do mundo, a medalha Copley, na Quinta-feira, da Sociedade Real da Grã-Bretanha.

Entre os que já receberam esse prémio estão Albert Einstein e Charles Darwin.

A fim de sobreviver, a humanidade teria de se aventurar rumo a planetas habitáveis que orbitam outras estrelas. Mas os foguetes tradicionais, alimentados por combustíveis químicos e que levaram o homem à Lua, demorariam 50 mil anos para chegar a esses locais, disse.


Crédito: http://www.stephen-hawking.com/

Hawking, de 64 anos, que tem três filhos e que raramente concede entrevistas, sugeriu que um tipo de propulsor como o usado pela espaçonave Enterprise, da série "Jornada nas Estrelas", poderia solucionar o problema, permitindo ao homem "chegar a lugares onde nunca esteve antes".

"A ficção científica criou a idéia da warp drive (viagem por meio de dobra espacial), que permite a alguém chegar instantaneamente a seu destino", afirmou o cientista, autor do best-seller "Uma Breve História do Tempo".

"Infelizmente, isso violaria a lei científica segundo a qual nada pode viajar mais rápido do que a luz."

No entanto, usando a "aniquilamento matéria/antimatéria", poderiam ser alcançadas velocidades um pouco inferiores à da luz, o que tornaria possível chegar à próxima estrela dentro de seis anos.

"Esse não seria um período longo demais para os que estivessem a bordo", afirmou.

O cientista também disse que gostaria de realizar uma viagem espacial, mas por meio de um veículo convencional.

"Não tenho medo da morte, mas não tenho pressa de morrer. A minha próxima meta é ir ao espaço", disse Hawking.

E, referindo-se ao dono da Virgin, o empresário britânico que criou uma agência de viagens espaciais a fim de, a partir de 2008, levar turistas para fora da atmosfera terrestre, Hawking disse: "Richard Branson talvez possa me ajudar."

Fonte: Michael Holden in Yahoo News
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

Humanidade precisa colonizar outros planetas, diz Hawking
« em: Dezembro 01, 2006, 03:59:43 pm »