Autor Tópico: Pilar  (Lida 1919 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline nunoagameiro

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 250
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Pilar
« em: Março 24, 2009, 01:12:39 pm »
Boas;

Depois do desaire que foi, a tentativa de utilização do Konus 90 mm para AF, arranjei um SW 130/650, reflector, para iniciar (a ver se é desta). O prmeiro problema a resolver foi evidentemente o problema do Prime-Focus em reflectores, mas uns parafusos de colimação maiores, funcionaram na perfeição.

O problema agora é que 130 mm para 90 mm, para quem tem uma marquise, fazem uma enorme diferença, no que observar/fotografar objectos mais altos diz respeito. Uma vez que os pés do tripé já estão o mais rebaiados possivel, a
opção é a consturção de um pilar mais baixo.

Visto que o futuro passa pela colocação do XT8 numa EQ6 (muito futuro), gostava que o pilar fosse construido já a pensar nisso.

Duvidas;  
O facto de ser quadrado, tem algum problema?
Qual a espessura aconselhada da parede do mesmo?
Qual a distância aconselhada entre parafusos, partindo do principio que vamos ter 4 patas aparafusadas ao chão?
Ouvi dizer que as montagens quando postas sobre um pilar, aumentam a sua capacidade de carga, é verdade?

Obrigado
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Pliar
« Responder #1 em: Março 24, 2009, 02:06:09 pm »
Olá Nuno

Depreendo do teu post que vais colocar o pilar numa marquise, certo?
Então, se calhar não será má ideia veres este tipo de construção, o que estou a pensar fazer daqui por uns tempos:
http://astrosurf.com/fjcortes/EQ6_Column.html

Atenção ao aparafusar o pilar ao chão... no site que te indico, ele usou uma borracha (3mm) para absorver vibrações e apenas aparafusou à parede o mais alto possível para evitar esse problema.

A secção do pilar pode ser quadrada, mas isso pode implicar algumas nódoas negras nos joelhos, pernas, etc. ou  no próprio equipamento :shock:
Em relação à espessura, podes consultar este documento. Se bem que não é em metal, pode dar uma ideia do que precisas, mas aqui, alguém ligado à engenharia de estruturas poderá dar mais alguma informação.
http://home.att.net/~dpersyk/Pier_Design.doc

Não aparafuses o pilar ao chão... (podes vir a ter infiltrações de água...)
Quanto mais robusto for o apoio (tripé da montagem/pilar) mais fácilmente se evitam as vibrações, só isso. senão, punhamos as nossas montagens numa rocha e podíamos lá ter o HST sem problemas...

Agora a dica final: um XT8 numa EQ6 pode não resultar tão bem como estás a pensar, devido ao peso, ao tamanho do tubo que é tudo menos compacto...
 just my 2cts!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Re: Pliar
« Responder #1 em: Março 24, 2009, 02:06:09 pm »

Offline nunoagameiro

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 250
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Pilar
« Responder #2 em: Março 24, 2009, 06:21:10 pm »
Citação de: "xumaxer"
Depreendo do teu post que vais colocar o pilar numa marquise, certo?
Nem mais. Mas já que falas nisso, pôr um pilar, faz com que o telescópio esteja sempre no mesmo sitio, o que me levanta um problema desde já, o qual ainda não sei como vou resolver. A vista da minha marquise, vai de N a +/- SE (mais para E), e entre os dois, tenho a barra de aluminio que suporta o canto da marquise. Ora seria precisamente nesse sitio que valeria a pena por o pilar. Enfim, ainda vou ter de pensar como dar a volta a isto.

He pá, bem sei que são fotos. mas mostram que a EQ6 é bem grande, e precisava de um pilar a condizer. Como dizem, em principio não se compram casas em função do telescopio, mas telescopios em função da casa...e não me parece ser a minha seguramente.

Aparafusar à parede é uma grande ideia. Até porque evitava que o peso estivesse todo sobre o canto da marquise. Era suportado na maioria pela parede...haaaaa, agora so falta convencer a minha mulhar  :geek:

Estive a ver esse documento, e...perdi-me. Já percebi (o que tem lógica) que o segredo está no diâmetro do pilar. Mas os cálculos para chegar lá é que são mais complicados. Como é que se cálcula o diâmetro em relação ao peso do conjunto com a altura do pilar?

Citação de: "xumaxer"
Agora a dica final: um XT8 numa EQ6 pode não resultar tão bem como estás a pensar, devido ao peso, ao tamanho do tubo que é tudo menos compacto...
Só porque estive a ver, e a mesma suporta cerca de 23 Kgs, ora só o tubo do XT8 tem +/- 9Kg. MAs como disse, não me parece que tenha sequer capacidade (espaço) para pôr o conjunto na varanda. è preciso não esquecer que a ocular ficaria de certeza do lado do fora (e montanhismo não é o meu forte)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Pilar
« Responder #3 em: Março 24, 2009, 07:07:06 pm »
Citação de: "nunoagameiro"
...haaaaa, agora so falta convencer a minha mulhar  :geek:

 :lol:  :lol:  :lol:
I've been there, believe me! :lol:

Citação de: "nunoagameiro"
Estive a ver esse documento, e...perdi-me. Já percebi (o que tem lógica) que o segredo está no diâmetro do pilar. Mas os cálculos para chegar lá é que são mais complicados. Como é que se cálcula o diâmetro em relação ao peso do conjunto com a altura do pilar?

POr isso te disse que a malta das engenharias é que te podiam ajudar. Aí, não é para mim.

Citação de: "nunoagameiro"
Citação de: "xumaxer"
Agora a dica final: um XT8 numa EQ6 pode não resultar tão bem como estás a pensar, devido ao peso, ao tamanho do tubo que é tudo menos compacto...
Só porque estive a ver, e a mesma suporta cerca de 23 Kgs, ora só o tubo do XT8 tem +/- 9Kg. MAs como disse, não me parece que tenha sequer capacidade (espaço) para pôr o conjunto na varanda. è preciso não esquecer que a ocular ficaria de certeza do lado do fora (e montanhismo não é o meu forte)

O maior problema não será o peso mas sim a sua distribuição em cima da montagem e, mais ainda, o tamanho do tubo acaba por lhe dar o comportamento de uma vela, e não é daquelas de aniversário, mas mesmo das dos barcos. :?
E isso é que é o pior. Se apanhas vento, então não se fala...
É por isso que os newtons montados em EQs são mais curtos e com DF mais baixa.
E claro, a localização do focador/ocular... bem, podes sempre pedir umas dicas ao João Garcia... :-D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Offline nunoagameiro

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 250
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Pilar
« Responder #4 em: Março 30, 2009, 01:02:42 pm »
Fase 1 concluida; esposa convencida  :D

Estou a fazer um projecto da mesma, baseado no link que me deste (está muito boa). A minha não irá ter aquela estrutura superior, irá asentar directamente no prato, o qual estou com algumas dificuldades em arranjar quem mo faça tal e qual como quero. Os 3 "varões" de suporte para a parede parecem-me suficientes, mas o superior vai sair também directamente do prato, assim, consigo distribui-los e ganhar maior estabilidade. Axo que vou pedir para, em vez de os soldarem, fazerem buracos para parafusos, assim, se alguma medida falhar, é mais facil de resolver.

Não conhecem nenhum programita freeware que faça projectos deste genero ? Tentei o Blender, mas é mais-do-que complicado.

Afinal é mais facil fazer o tubo redondo do que quadrado (informações dadas pelo serralheiro).

Realmente, este fim-de-semana estive a olhar para o XT8 na vertical, e o "bicho" é bem grande. Aquilo numa EQ deve ocupar espaço. O Dobson foi sem duvida um tipo inteligente.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Pilar
« Responder #5 em: Março 30, 2009, 02:32:02 pm »
Citação de: "nunoagameiro"
O Dobson foi sem duvida um tipo inteligente.

Foi não, É!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Offline nunoagameiro

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 250
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Pilar
« Responder #6 em: Março 30, 2009, 02:51:10 pm »
ups!!!  :oops:  :oops:  :oops:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Re: Pilar
« Responder #6 em: Março 30, 2009, 02:51:10 pm »