Autor Tópico: StarParty Galáctica - 2009 - Primavera  (Lida 28789 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline dUbeni

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 335
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
Re: StarParty Galáctica - 2009 - Primavera
« Responder #135 em: Abril 05, 2009, 06:48:02 pm »
Agora! Depois de ter acordado e arrumado o material, e me sentir mais descansado depois de uma longa e fantástica noite, gostaria também de agradecer a oportunidade de ter participado activamente no encontro, com a esperança de poder fazer um pouco melhor para a próxima, pois esta coisa de viver é para progredirmos a cada passo.
É giro encontrarmos aqueles que já não víamos à algum tempo, ver caras novas, e sobretudo partilhar experiências e telescópios  :lol: , o CN do Fil é fantástico! fiquei assombrado com a qualidade da imagem... não preciso de me prenunciar sobre o Obcession ;-) , que é um sonho...
Depois, é sempre de mencionar que a quantidade de coisas que se aprendem em tão curto espaço de tempo nestes eventos são sempre preciosas, pois ainda há tanto, tanto que tenho para aprender, que nunca será demais participar em convívios destes.
E... aqueles que como eu e o Fil resolvemos arrumar o material por volta das 4, 4:30, por causa da humidade, bem nos arrependemos, porque o céu ficou fantástico, limpo e tão estável que mesmo Jupiter ao nascer mal cintilava, um sonho molhado :lol:  :lol:  :lol: .

Cumprimentos e abraços
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
dUbeni
Monte Estoril
38º 42' 25" N
9º 24' 30" W
"Eu ouço e esqueço, vejo e aprendo, faço e compreendo." provérbio chinês in "Telescópios" de Guilherme de Almeida.

Offline rogercrespo

  • Astro-Amador
  • ****
  • Mensagens: 500
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: StarParty Galáctica - 2009 - Primavera
« Responder #136 em: Abril 05, 2009, 07:28:31 pm »
Olá a todos,

não tenho muito mais a acrescentar à aquilo que já foi dito... Foi uma noite fantástica de convívio e apesar de o tempo/lua não ser a melhor vou recordar por muito tempo a observação que fiz pelo Obsession de 18" com uma Ethos 8mm... São coisas raras de acontecer e que nunca mais se esquecem.
Foi bom rever caras e conhecer novas pessoas.

Abraço e obrigado a todos que organizaram este evento.

Roger
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Re: StarParty Galáctica - 2009 - Primavera
« Responder #136 em: Abril 05, 2009, 07:28:31 pm »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: StarParty Galáctica - 2009 - Primavera
« Responder #137 em: Abril 06, 2009, 03:15:44 am »
Pessoalmente acho que houve um grande salto da starparty anterior para esta, que está relacionado com a organização que este teve. Em Montargil, pelo facto de termos tipo uma verdadeira audiência, e por termos tido duas personalidades de peso na astronomia nacional, eu senti que muita gente olhou para todos os palestrantes como pessoas de infindável sabedoria e alto gabarito astronómico.. Pois o que tenho a dizer em minha defesa, é que se isso fosse verdade, essas pessoas teriam chegado a horas! :-D.. Agora a sério, tenho que pedir desculpa pelo meu atraso, que fez com que nem eu nem o dUbeni chegássemos a horas, obrigando a um hábil re-arranjo do programa, e a alguns intervalos forçados..
Mas o que quis dizer ali atrás foi que talvez tenha parecido que a coisa era algo formal, e depois houve quem viesse falar comigo, com o "senhor Filipe Dias", ou "você". Epá, eu sou o "Fil", ou então "mr Fil" para os amigos :)
Mas foi um bom encontro.. Infelizmente eu ando cheio de trabalho e tive pouco tempo para preparar coisas, ou transportar coisas.. Atrasei-me a chegar, cheguei meio cansado, e a observação à noite sofreu um pouco com esta minha falta de energia nocturna.. Mas apesar de ter sido vencido pelo cansaço e humidade, deu para testar uma ocular nova de 12,5mm, e deu para eu ficar boquiaberto ao observar a Lua..
E apesar de alguma dificuldade em certas alturas que tive em reconhecer pessoas pelo seu nome verdadeiro, gostei de encontrar as caras dos membros do fórum que ainda não conhecia em pessoa. :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: StarParty Galáctica - 2009 - Primavera
« Responder #138 em: Abril 06, 2009, 12:23:15 pm »
Tão pessoal, cadê as vossas fotos? Ainda só foram colocadas duas? Fraquinho :(
Vamos a participar: http://starparty.galactica.pt/20090404/
Vejam já as duas fotos que lá estão!!!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
João Clérigo

Offline Galen_Cathal

  • Mensagens: 41
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: StarParty Galáctica - 2009 - Primavera
« Responder #139 em: Abril 06, 2009, 01:16:55 pm »
Já uploadei 4 fotos das palestras: Mr Fil, dubeni, Pedro Ré e Guilherme Almeida...
Ninguém tem fotos dos setups que estavam nas observações?? Isso era muito fixe!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"We must live together as brothers, or perish together as fools"
                                           
                                            Martin Luther King Jr.

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: StarParty Galáctica - 2009 - Primavera
« Responder #140 em: Abril 06, 2009, 03:04:32 pm »
Citação de: "Galen_Cathal"
Ninguém tem fotos dos setups que estavam nas observações?? Isso era muito fixe!

Já contribui também. Só não tirei mais fotos de setups, porque a máquina que levei tinha de tirar com flash ... :s e para não levar com nenhum contra-peso na cabeça, tirei só duas fotos logo no inicio.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
João Clérigo

Offline Galen_Cathal

  • Mensagens: 41
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: StarParty Galáctica - 2009 - Primavera
« Responder #141 em: Abril 06, 2009, 03:13:34 pm »
Citação de: "jaclerigo"
Citação de: "Galen_Cathal"
Ninguém tem fotos dos setups que estavam nas observações?? Isso era muito fixe!

Já contribui também. Só não tirei mais fotos de setups, porque a máquina que levei tinha de tirar com flash ... :s e para não levar com nenhum contra-peso na cabeça, tirei só duas fotos logo no inicio.

Pois, eu não tirei nenhuma para não correr esse risco!
Mas acho que o Rui Carapinha lá da Ass Cultural Montargil andou a tirar fotos (com flash) a torto e a direito. Temos que arranjar essas fotos!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"We must live together as brothers, or perish together as fools"
                                           
                                            Martin Luther King Jr.

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: StarParty Galáctica - 2009 - Primavera
« Responder #142 em: Abril 06, 2009, 03:23:06 pm »
Citação de: "Galen_Cathal"
Citação de: "jaclerigo"
para não levar com nenhum contra-peso na cabeça, tirei só duas fotos logo no inicio.
Pois, eu não tirei nenhuma para não correr esse risco!
Eu fiquei cegueta pelo menos duas vezes! (sem contar com as vezes que olhei para a Lua) Mas essa do contra-pseo não me tinha lembrado.. Se calhar é por ter o veio de contrapesos roscado, o que faz com que retirar um contrapeso da montagem dê tempo para o fotógrafo fugir até Montargil sem sofrer nada.. :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: StarParty Galáctica - 2009 - Primavera
« Responder #143 em: Abril 06, 2009, 11:53:59 pm »
Olá pessoal!

Finalmente arranjei um tempinho para processar as fotos que tirei (sim, é necessário processá-las porque a camara está modificada para astro-fotografia  :lol: ) e colocá-las no repositório que o mr. Jac muito gentilmente criou. Infelizmente não foi possível equilibrar as cores em todas as fotos de maneira decente, portanto ficou o que ficou!  ;-)

http://starparty.galactica.pt/20090404/

Sobre o encontro... Pessoalmente, penso que correu tudo bastante bem. A organização e toda a gente envolvida, com especial destaque para o nacibi e o mr. Jac, foram incansáveis e a prova disso é que tudo correu relativamente bem. As palestras tiveram o bom nível que os nossos ilustres conhecidos palestrantes já nos habituaram, e apesar de alguns contratempos em termos de horários, conseguiu-se fazer com que todos tivessem direito ao seu "tempo de antena" e ainda acabar a horas da janta!

Como já esperava, o jantar prolongou-se mais do que o previsto, e acabei por só chegar ao local de observações já para além das 23h, incomodando toda a gente à minha passagem (desculpem pessoal  :( ). O tempo não foi muito colaborante com o evento e a humidade também não nos deu tréguas, e, quando já a maior parte do pessoal tinha partido, eis que o ceú limpa e fica transparente e cristalino - Tarde demais... já tinha o equipamento quase todo arrumado... também já passava das 5 da matina...
Foi bom voltar a rever o pessoal do fórum e conhecer muitos outros. Só por isso vale sempre a pena. Fiquei surpreendido pela quantidade de pessoas e de diferentes telescópios que por lá estavam! Tive pena de não ter "abandonado" o meu e ter ido visitar os outros, mas por motivos de segurança resolvi não o fazer. A vizinhança era simpática... O mr. Fil com o seu Takahashi CN-212 (bonita máquina), o mr. dUbeni o seu telescópio "secundário" (a máquina "a sério" ficou sossegadinha em casa  ;-) ), o colega do outro lado que não me recordo o nome com o reflector azul que estava a fazer uma astro-fotos, logo mais à frente o mr. Whitehat também a fazer uma fotos que ficaram bem boas, considerando as condições atmosféricas  ;-) , o Sr. que não me recordo do nome com o grande Obsession de 18" (pena que não espreitei por ele!  :(| ) e muito mais pessoal com os mais diversos equipamentos.

Por fim resolvi ficar até ao nascer do Sol, ja que a viagem iria ser demasiado penosa (e perigosa) para ir de volta ao Algarve, mas como ainda era cedo para ir incomodar uma certa pessoa em Lisboa, deixei-me ficar. Tive a companhia do nacibi, do mr. Whitehat e da sua cara-metade, do mr. Galen que acabou por se escapulir para a sua viatura e passar pelas brasas, e o outro senhor que não me recordo do nome......
Por fim, nasceu o astro-Rei e acabou oficialmente a StarParty Galactica 09 - Primavera!

Como não estava lá nenhuma entidade oficial para declarar o encerramento, fiz-o eu mesmo!  :lol:

Até ao próximo encontro! Espero que seja para breve! (e em sitio central, tal como este!)

P.S.: Desta vez não há fotos com comentário... mas dei uma descrição sugestiva a cada ficheiro que fiz o upload.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline glemos

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 67
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.goncalolemos.com
Re: StarParty Galáctica - 2009 - Primavera
« Responder #144 em: Abril 07, 2009, 09:22:44 am »
Boas

Eh, eh. Tou a gostar das fotos! Principalmente do Mr. Fil em stress... he he.

Pois parece que foi um grande sucesso esta astrofesta. Muita gente, muitos telescópios de todos os tipos e tamanhos, muito boa disposição, enfim, um encontro quase perfeito. Quase porque estava Lua, humidade e mais algum vento do que o desejável. Mais para dentro da noite, o frio fez a sua aparição.

Ás 5 da matina foi hora de desmontar o equipamento e voltar a casa.

Agradeço à Associação Nova cultura de Montargil e ao Nacib, incansável na sua busca por ter tudo bem organizado e ao gosto de todos. Parabéns!

Amanhã coloco aqui algumas fotos que fiz. Entretanto podem ver em http://www.goncalolemos.blogspot.com na secção "Artigos", um pequeno artigo sobre esta Starparty.

Abraços
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Céus estrelados
____________________________
Gonçalo Lemos
www.goncalolemos.blogspot.com

Offline Joebernard

  • Mensagens: 31
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: StarParty Galáctica - 2009 - Primavera
« Responder #145 em: Abril 07, 2009, 05:35:39 pm »
O meu obrigado pelo bom acolhimento, simpatia e camaradagem!
Gostamos muito de ter ido, eu e a minha mulher.
Foi um prazer conhecer pessoas como o João Clérigo, o André Narciso, entre outros.
Não tenho mais nada a dizer, já foi tudo dito.
Valeu a pena!
Venha mais.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Existem vários mundos ou há apenas um? Esta é uma das mais nobres e exaltantes questões do estudo da natureza. Alberto Magno, século XIII

Offline nunomac

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 439
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://nmac.apaaweb.com
Re: StarParty Galáctica - 2009 - Primavera
« Responder #146 em: Abril 07, 2009, 08:31:18 pm »
Olá a todos, também não tenho muito mais a acrescentar penso que correu muito bem,
foi bom conhecer novas caras e rever outras. Excelente convívio. Também atingi o meu
objectivo de testar a OTA em "ambiente selvagem"  :-D o que correu bastante bem apesar
da presença da Lua.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nuno Carregueira (aka nMAC)
-----------------------------------
http://nmac.apaaweb.com

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: StarParty Galáctica - 2009 - Primavera
« Responder #147 em: Abril 08, 2009, 08:00:09 pm »
Ao fim de uma semana no estaleiro, consegui finalmente levantar-me da cama com força suficiente.
Esta sinusite maluca fez das suas e impediu-me de ter ido a Montargil, depois de já ter o material todo preparado e pronto a zarpar.
Até comprei mais uma mala para guardar os acessórios e tudo, mas não me deu a mínima hipótese.
Já me doi o corpo de estar tanto tempo deitado. :twisted:  :twisted:

Parece que tudo correu pelo melhor e que esteve bastante concorrido. Fico contente por tal ter acontecido e por ter sido possível com a presença de tão ilustres palestrantes ( afinal Nacibi, perguntar não ofende hein;-) ).
Cá por mim, ficou um local por conhecer, o que não deverá ser óbice para um novo encontro, mesmo que casual.

Parabéns à organização e a todos os presentes.
Aos "velhos" conhecidos, vêmo-nos numa destas noites, perto das estrelas, aos que ficaram por conhecer, um até breve.
Viva a Astronomia!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Offline Nacibi

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 93
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.montargilforum.com/ncforum/forumdisplay.php?f=115
Re: StarParty Galáctica - 2009 - Primavera
« Responder #148 em: Abril 08, 2009, 08:08:33 pm »
Boas tardes.

   Muito obrigado a todos pela vossa presença. O evento correu bem, só faltou mesmo o perímetro de segurança, pois eu não queria que as luzes dos carros dos visitantes nem o pó dos mesmos chegasse ao local, é algo que se vai resolver num próximo encontro. O tempo também n ajudou, mas isso não dá para controlar.

   Espero que o local tenha sido do agrado de todos, pois planícies, só junto da barragem.

   Agradeço a galáctica e a associação nova cultura, pois sem eles nada disto era possível.

   Venha o próximo encontro. Se a universidade não me der trabalhos, lá estarei  :-D  :-D  :-D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Galen_Cathal

  • Mensagens: 41
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: StarParty Galáctica - 2009 - Primavera
« Responder #149 em: Abril 08, 2009, 09:49:35 pm »
Nacibi,

consegues pedir ao Rui Carapinha as fotos que ele tirou na noite da star party?? É que ele ainda tirou algumas fotos e devem ser interessantes de ver!

Abraços
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"We must live together as brothers, or perish together as fools"
                                           
                                            Martin Luther King Jr.

Re: StarParty Galáctica - 2009 - Primavera
« Responder #149 em: Abril 08, 2009, 09:49:35 pm »