Autor Tópico: StarParty Galáctica - 2009 - Primavera  (Lida 28764 vezes)

0 Membros e 3 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline dav.lisb

  • Mensagens: 10
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: StarParty Galáctica - 2009 - Primavera
« Responder #15 em: Março 05, 2009, 11:30:32 am »
Ola a todos
Estou muito interressado neste starparty
Comprei um telescopio a pouco tempo (150/750 newton), mas na zona de Lisboa, o céu não é grande coisa......

Acho k vou la passar o fim de semana, se ha possibilidade de acampar.
E assim vou conhecer pessoas com o mesmo interresso.

Sou de lisboa, se alguem esta interressado, posso levar alguem no carro

(ou meu email: dav.lisb@gmail.com)

Cumprimentos
David
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: StarParty Galáctica - 2009 - Primavera
« Responder #16 em: Março 05, 2009, 11:38:26 am »
No seguimento da questão do David, pergunto eu se há a possibilidade de acampar no local.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Re: StarParty Galáctica - 2009 - Primavera
« Responder #16 em: Março 05, 2009, 11:38:26 am »

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: StarParty Galáctica - 2009 - Primavera
« Responder #17 em: Março 05, 2009, 12:52:46 pm »
Citação de: "Astrolupa"
No seguimento da questão do David, pergunto eu se há a possibilidade de acampar no local.


O Nacibi já me disse que há um parque de campismo a cerca de 3Km do local de observação.
http://www.orbitur.com/Home1.html
Procurem o parque de Montargil.


Falou também na possibilidade de ficarmos por lá, no local; recordo-me que terá falado na possibilidade de a GNR "garantir" umas passagens para ver se tudo está bem, mas ele pode confirmar isto...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Offline nunomac

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 439
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://nmac.apaaweb.com
Re: StarParty Galáctica - 2009 - Primavera
« Responder #18 em: Março 05, 2009, 02:32:38 pm »
Em princípio também vou, mas o meu 102/1000 ainda não chegou...  :(|
Vinha mesmo a calhar para a first light  :-D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nuno Carregueira (aka nMAC)
-----------------------------------
http://nmac.apaaweb.com

Offline Nacibi

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 93
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.montargilforum.com/ncforum/forumdisplay.php?f=115
Re: StarParty Galáctica - 2009 - Primavera
« Responder #19 em: Março 05, 2009, 02:51:09 pm »
Existem ainda vários pontos a confirmar. Esta sexta feira vou a câmara de ponte de sor verificar estes mesmos pontos, de entre os quais estão o acampamento no local de observação e os wc's.

   O grupo Nova Cultura de Montargil está muito interessado neste encontro, e está a ajudar. Gostava que alguém falasse sobre astronomia, pois o pessoal desconhece muitas coisas do tema.

   O caso da GNR, eles passam muitas vezes por mim quando estou a observar, e com um encontro destes, eles devem aparecer.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: StarParty Galáctica - 2009 - Primavera
« Responder #20 em: Março 05, 2009, 03:22:27 pm »
Citação de: "Nacibi"
O grupo Nova Cultura de Montargil está muito interessado neste encontro, e está a ajudar. Gostava que alguém falasse sobre astronomia, pois o pessoal desconhece muitas coisas do tema.
Ai as ciências que você desconhece... O que eu gostava de falar no encontro vai de encontro um pouco a isto.. Seria a aventura de um astrónomo amador no reino não-amador.. Acho que, se conseguir ter tempo para pensar bem em como contar esta história, isto pode dar uma boa ponte entre o não se conhecer nada e o estado actual da "investigação" em astrofísica..
Muito embora astronomia não é só astrofísica.. Enfim, havia tanto para dizer, mas não é o melhor sítio.. É que depois ainda há a pergunta sobre a distinção entre um astrónomo amador e um profissional.. Tudo isto cabe no contexto desta história!.. Como contá-la é que é o desafo que sinto neste momento :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline dUbeni

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 335
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
Re: StarParty Galáctica - 2009 - Primavera
« Responder #21 em: Março 05, 2009, 09:31:18 pm »
Citação de: "Fil"
Seria a aventura de um astrónomo amador no reino não-amador
Boa Fil! Eu até acho que alguns de nós, a avaliar pelo último encontro em francês, poderiam dar um excelente contributo.

Abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
dUbeni
Monte Estoril
38º 42' 25" N
9º 24' 30" W
"Eu ouço e esqueço, vejo e aprendo, faço e compreendo." provérbio chinês in "Telescópios" de Guilherme de Almeida.

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: StarParty Galáctica - 2009 - Primavera
« Responder #22 em: Março 06, 2009, 01:29:59 pm »
Citação de: "nunomac"
Em princípio também vou, mas o meu 102/1000 ainda não chegou...  :(|
Vinha mesmo a calhar para a first light  :-D

NEM PENSES! Coisas novas são sinónimo de nuvens, por isso não te atrevas, ou como diria o "Badalhoco Henrique": make my day!
 :lol:  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:


Citação de: "dUbeni"
Citação de: "Fil"
Seria a aventura de um astrónomo amador no reino não-amador
Boa Fil! Eu até acho que alguns de nós, a avaliar pelo último encontro em francês, poderiam dar um excelente contributo.

Abraço

 :lol:  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: StarParty Galáctica - 2009 - Primavera
« Responder #23 em: Março 06, 2009, 05:14:51 pm »
Olá a todos,

está já confirmado o grande apoio da Associação Nova Cultura de Montargil, que no fundo vão ser os nossos anfitriões. Ora em contrapartida da excelente ajuda que já nos estão a prestar na preparação do local e das licenças de utilização, nós vamos precisar da vossa ajuda também.

Vai ser preciso alguns palestrantes, obviamente preciso de voluntários:

1 - É preciso um ou mais palestrantes para o auditório na escola (público alvo: Professores e Alunos)
2 - Pelo menos um palestrante / divulgador para o programa local chamado "Café com Letras". Aqui trata-se de uma palestra informal com Q&A num café local.

Todos os equipamentos estarão à disposição, apenas é preciso levar o "powerpoint".

Está confirmado também que esta Associação QUER oferecer o jantar a todos os astrónomos que venham a este evento, especialmente àqueles que queiram ajudar. Obviamente que há um limite de pessoas (ainda não confirmado). Mas todos os que quiserem ir a este jantar, deverão confirmar a sua participação. Não esquecer de me enviar email para starparty@gem51.com com o numero de pessoas.

Fico a aguardar vossa ajuda e participação.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
João Clérigo

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: StarParty Galáctica - 2009 - Primavera
« Responder #24 em: Março 06, 2009, 05:24:54 pm »
Citação de: "jaclerigo"
Vai ser preciso alguns palestrantes, obviamente preciso de voluntários:

1 - É preciso um ou mais palestrantes para o auditório na escola (público alvo: Professores e Alunos)
2 - Pelo menos um palestrante / divulgador para o programa local chamado "Café com Letras". Aqui trata-se de uma palestra informal com Q&A num café local.

Muito bom, mesmo!
a) Eu posso arranjar algumas "actividades" para os mais jovens, com alguns "truques" para descobrirem algumas coisas da astronomia, tipo pequenas experiências.
b) Posso também fazer uma demonstração da construção da minha caixa de flats, que foi barata e fácil de fazer. Posso fazer uma demonstração prática e construir in loco a  caixa para o meu FS-102 ou então, demonstrar com algumas fotos todo o processo, o que está mais ou menos alinhavado para um artigo a publicar na revista da APAA. Isto claro, mais direccionado aos AAs que pretendem fazer uma...
c) se quiserem, posso levar uns DVDs em português, de séries sobre o espaço, dos canais História, Discovery, etc.
d) DVD do HST e o oficial dos 400 anos do telescópio, da AIA09.

Como estamos no ano AIA09, pode ser que vejam algum interesse em projectar alguns desses videos e depois ir falando sobre eles....
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: StarParty Galáctica - 2009 - Primavera
« Responder #25 em: Março 06, 2009, 07:27:38 pm »
Olá a todos,

já apareceu mais um voluntário. O colega Carlos Reis ofereceu-se para a sessão do "Café com Letras" para uma workshop de "Construção e Montagem de um Telescópio Newton".
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
João Clérigo

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: StarParty Galáctica - 2009 - Primavera
« Responder #26 em: Março 06, 2009, 08:35:51 pm »
Eu estou voluntarizado para falar um pouco de espectros estelares, e da colaboração que houve em Tenerife entre amadores e profissionais na qual estive envolvido :)

Há projector e sítio onde projectar, é isso?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline dUbeni

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 335
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
Re: StarParty Galáctica - 2009 - Primavera
« Responder #27 em: Março 06, 2009, 09:54:42 pm »
Muito bem! Estou a gostar das iniciativas.
Também sei dar aulas, mas teriam de ser mais genéricas e não tanto sobre a observação, ou seja uma introdução a alguns aspectos da astronomia, que para todos efeitos deve ser bem preparada, e porque não acompanhada de projecções feitas a partir do Stellarium, se houver um projector.
Bem se calhar estou a esticar-me, enfim vou tentar fazer qualquer coisa.

Aurevoir
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
dUbeni
Monte Estoril
38º 42' 25" N
9º 24' 30" W
"Eu ouço e esqueço, vejo e aprendo, faço e compreendo." provérbio chinês in "Telescópios" de Guilherme de Almeida.

Offline paulos

  • Mensagens: 35
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: StarParty Galáctica - 2009 - Primavera
« Responder #28 em: Março 07, 2009, 02:35:53 pm »
Citação de: "xumaxer"
Muito bom, mesmo!
a) Eu posso arranjar algumas "actividades" para os mais jovens, com alguns "truques" para descobrirem algumas coisas da astronomia, tipo pequenas experiências.
b) Posso também fazer uma demonstração da construção da minha caixa de flats, que foi barata e fácil de fazer. Posso fazer uma demonstração prática e construir in loco a  caixa para o meu FS-102 ou então, demonstrar com algumas fotos todo o processo, o que está mais ou menos alinhavado para um artigo a publicar na revista da APAA. Isto claro, mais direccionado aos AAs que pretendem fazer uma...
c) se quiserem, posso levar uns DVDs em português, de séries sobre o espaço, dos canais História, Discovery, etc.
d) DVD do HST e o oficial dos 400 anos do telescópio, da AIA09.

Como estamos no ano AIA09, pode ser que vejam algum interesse em projectar alguns desses videos e depois ir falando sobre eles....

The one man show  :sunny:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Rigel

  • Mensagens: 5
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: StarParty Galáctica - 2009 - Primavera
« Responder #29 em: Março 08, 2009, 02:03:47 pm »
Olá a todos,

sou um estudante do mestrado em jornalismo na Faculdade Nova de Lisboa e estou a pensar em fazer uma reportagem acerca da Starparty. Adoro astronomia e assim matava dois coelhos de uma cajadada só: fazia um trabalho para a universidade e aprendia mais um pouco acerca dos astros.
O que acham? Seria bem-vindo?

Diogo Gabriel Mourato
(Rigel)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Re: StarParty Galáctica - 2009 - Primavera
« Responder #29 em: Março 08, 2009, 02:03:47 pm »