Autor Tópico: Trocar motor de A.R. pelo de DEC  (Lida 1832 vezes)

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Offline ricardex

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Trocar motor de A.R. pelo de DEC
« em: Fevereiro 23, 2009, 07:11:10 pm »
Olá amigos.
O motor de DEC da minha montagem parece-me bem mais certinho que o de A.R..
Estava a pensar em, mantendo a electrónica, trocar os dois motores uma vez que estes são iguais.
Acho que não deve haver nenhum inconveniente mas...    por acaso alguém sabe se há?

abc
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Re: Trocar motor de A.R. pelo de DEC
« Responder #1 em: Fevereiro 23, 2009, 10:56:48 pm »
Hmm, desculpa a observação, mas o que é que te deu a ideia que o motor de Dec fosse mais certinho?...
Pergunto isto porque tenho as minhas reservas a se vá haver alguma diferença depois da supostamente possível troca de motores...
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Re: Trocar motor de A.R. pelo de DEC
« Responder #1 em: Fevereiro 23, 2009, 10:56:48 pm »

Offline ricardex

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Re: Trocar motor de A.R. pelo de DEC
« Responder #2 em: Fevereiro 24, 2009, 02:21:08 am »
Citação de: "Fil"
Hmm, desculpa a observação, mas o que é que te deu a ideia que o motor de Dec fosse mais certinho?...
Pergunto isto porque tenho as minhas reservas a se vá haver alguma diferença depois da supostamente possível troca de motores...

É que, mesmo quando não tenho a OTA e os contrapesos montados (só a montagem portanto) o motor de A.R. é muito mais ruidoso que o de DEC e eles aparentemente são iguais.
Na sessão de hoje aconteceu também do motor de A.R. dar pequenos solavancos que, em baixas amplificações não são perceptíveis mas que a partir das 150x-200x já são bem visíveis. Dá para ouvir também essas irregularidades.
Queria trocar porque vivo bem sem um movimento em declinação muito bom mas queria o movimento sideral o mais perfeito possível.

abc
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Re: Trocar motor de A.R. pelo de DEC
« Responder #3 em: Fevereiro 24, 2009, 12:12:30 pm »
Olá ricardex,

Olha, só a minha humilde opinião (e alguma experiência), mas esses tipo de solavanco não deve ser do motor. Eu sugiro-te que inspecciones as rodas dentadas para impurezas, incluindo o sem-fim, a ver se está lá algo que nao deveria estar. Outra coisa também: Nestas rodas mais ou menos bem feitas, verifica se elas não estão demasiado apertadas entre elas. Isso geralmente reduz o backlash mas aumenta muito a possibilidade de um dente mais assimétrico ou mais comprido force a outra roda, ou no caso contrário, que uma irregularidade na zona onde o dente da outra roda "encaixa", possa dar origem a um atrito inesperado. Mais vale um pouco de backlash que um sistema demasiado "apertado" e que tenha problemas deste tipo. O backlash é um pouco chato, mas normalmente não invalida uma excelente guiagem.

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Cumprimentos,
Nelson Viegas
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Re: Trocar motor de A.R. pelo de DEC
« Responder #4 em: Fevereiro 24, 2009, 09:41:15 pm »
Olá Ricardex,

concordo com o Astrolupa na questão do solavanco, normalmente designo-o de "travagem" mas o que fiz para
resolver a questão foi limpar bem o parafuso sem-fim e lubrificar novamente. O mesmo não quer dizer que
este seja o teu problema. Uma verificação no aperto do eixo poderá também resolver a questão.

Em relação á troca do motores já o fiz várias vezes porque utilizo os motores da minha EQ3-2 numa Astro3
e não importa se é o motor de DEC ou AR, se bem que o suporte dos mesmos seja diferente, ambos recebem
a mesma voltagem e produzem o mesmo efeito. A meu ver o mais importante é mesmo o controlador.

No teu caso não sei se a troca de motores te poderá dar a resposta que precisas...

Estes factos são baseados na breve experiência que tive neste equipamento, espero que possam ajudar.
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Cumprimentos,
Nuno Carregueira (aka nMAC)
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Re: Trocar motor de A.R. pelo de DEC
« Responder #5 em: Fevereiro 25, 2009, 09:02:47 am »
Obrigado Nuno e Nelson pelas vossas opiniões. São sim preciosas especialmente para quem, como eu, tem menos experiência nestas andanças. Faz sentido o que vocês dizem pois isto começou a acontecer depois da limpeza da montagem e da massa lubrificante (leia-se cola preta e pegajosa) para substituição por uma à base de lítio.
Vou começar por tirar o motor e verificar se não há nada de estranho nas engrenagens ou se não está demasiado apertado contra a roda dentada do eixo de A.R. (tentei sim reduzir o backlash ao máximo como disseste, Nelson  :oops:  ). Se continuar na mesma eu verifico o aperto do eixo de A.R. como sugeriu o nunomac.
Depois dou notícias aqui.

Obrigado e 1 abc
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Re: Trocar motor de A.R. pelo de DEC
« Responder #6 em: Março 18, 2009, 09:01:37 am »
Citação de: "Astrolupa"
Olá ricardex,

Olha, só a minha humilde opinião (e alguma experiência), mas esses tipo de solavanco não deve ser do motor. Eu sugiro-te que inspecciones as rodas dentadas para impurezas, incluindo o sem-fim, a ver se está lá algo que nao deveria estar. Outra coisa também: Nestas rodas mais ou menos bem feitas, verifica se elas não estão demasiado apertadas entre elas. Isso geralmente reduz o backlash mas aumenta muito a possibilidade de um dente mais assimétrico ou mais comprido force a outra roda, ou no caso contrário, que uma irregularidade na zona onde o dente da outra roda "encaixa", possa dar origem a um atrito inesperado. Mais vale um pouco de backlash que um sistema demasiado "apertado" e que tenha problemas deste tipo. O backlash é um pouco chato, mas normalmente não invalida uma excelente guiagem.

Just my €.02  ;-)

Caro Nelson... tinhas razão!
Aumentei um pouco a distancia entre as rodas e os solavancos desapareceram!  :-D  Fiquei realmente com mais um pouco de backlash mas o autostar atenua um pouco esse efeito! Bem melhor agora!!

obrigado!!!  :D
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Re: Trocar motor de A.R. pelo de DEC
« Responder #7 em: Março 18, 2009, 11:08:23 am »
Caro ricardex... estamos aqui é para isso!  ;-)

Parabens pela montagem mais suave!
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Cumprimentos,
Nelson Viegas
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Re: Trocar motor de A.R. pelo de DEC
« Responder #7 em: Março 18, 2009, 11:08:23 am »