Autor Tópico: Construir uma máscara de Bahtinov  (Lida 11904 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Construir uma máscara de Bahtinov
« em: Fevereiro 11, 2009, 06:59:35 pm »
Sendo fã incondicional da "máscara de Bahtinov", e após tanto se falar em máscaras destas em diversos sítios acho que está na hora de arranjar aqui um tópico dedicado só a formas inventivas (ou não), baratas, práticas (ou não), úteis, e eficazes (ou não) de construir máscaras de Bahtinov!

Já as fiz em papel, já as vi feitas em plástico de alguma embalagem, já as fiz com fita adesiva, e li há pouco quem tenha feito com tiras de película Raio-X!

Com tanta forma de fazer máscaras, achei que era chegada a altura de o pessoal divulgar, aqui numa secção de ATM, formas de as fazer!
ATM não é só fazer telescópios, penso.. Eu acho que é toda a parte de trabalhos manuais que está relacionada com tais instrumentos de observação.

A forma provavelmente mais conhecida de fazer uma máscara de Bahtinov, é ir ao site que gera a máscara, e imprimir numa folha o resultado em tamanho real. A partir daqui, várias opções de manufactura podem proliferar!
Venham elas! Como construíram a(s) vossa(s)?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Construir uma máscara de Bahtinov
« Responder #1 em: Fevereiro 11, 2009, 10:32:48 pm »
Ok, ora aqui fica a forma como eu e o Astrolupa construímos uma máscara de Bahtinov "grandita"... Para um telescópio com meio metro de abertura!

[youtube:1z97ekdg]dl2aTOZ3rk4[/youtube:1z97ekdg]

O que se vê nas imagens é a tampa do telescópio que foi usada como "molde"; algo com as medidas necessárias... Depois a fita adesiva foi colocada com a cola para cima, na barra central da máscara. as barrinhas mais finas foram feitas dobrando a fita ao longo do seu comprimento (fica com metade da largura e cola-se automaticamente a ela própria. é só dispor as tiras todas e no fim colar outra barra central, e fazer o aro à volta com pedaços mais curtos de fita. Notar o buraco central para acomodar suporte do espelho secundário. ;)

É mais fácil de fazer assim do que recortando uma chapa de material com cuidado... Só convém ter em atenção que uma vez a fita colada a ela própria ela já não descola sem estragar... Esta forma de construção é desaconselhada para gente com cabelo comprido ou mangas largas :) e convém fazer num sítio sem vento!



No fim ficou uma máscara flexível, que se prende com mais fita adesiva ao telescópio... Prendendo em 4 pontos é suficiente para ficar esticada. Infelizmente não serviu o verdadeiro propósito de focar o telescópio porque o telescópio não estava colimado.. As estrelas mais pareciam um misto entre um "V" e a forma de cogumelos, do que propriamente bolinhas redondas.. com a máscara só se viam uma figura de difracção, o resto era estranho..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Re: Construir uma máscara de Bahtinov
« Responder #1 em: Fevereiro 11, 2009, 10:32:48 pm »

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: Construir uma máscara de Bahtinov
« Responder #2 em: Fevereiro 11, 2009, 10:47:15 pm »
Ena pá!... Essa é a maior máscara que já vi!  :lol:

Excelente trabalho mr. Fil, mas sinceramente eu fiquei mais a ver a acção do que participei nela. Ok... só dei uns pequenos acabamentos, tipo supervisor que veio verificar o serviço do qual se vai orgulhar de ter feito...  ;-)

Logo tiro uma foto à minha mais modesta para telescópio de 25cm...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline nunoagameiro

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 250
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Construir uma máscara de Bahtinov
« Responder #3 em: Fevereiro 13, 2009, 05:41:53 pm »
Não foi numa de Bahtinov que usei a película de RX, mas numa de Hartman, mas o prinicipio é o mesmo.

De qualquer forma, para a base, usei dois daqueles teares que as senhoras usam para fazer ponto cruz (acho que é tear que se chama), cortei o que estava a mais em cada um deles (para encaixar no Konus de 90 mm), uni-os um em cima do outro com fita cola preta (daquela grossa e que cola bem para caramba).

Depois, velei (aqui, eu tenho possibilidades para o fazer) uma película de RX, cortei-a à medida, e foi só cola-la sobre os ditos teares.

Posso garantir que a não ser pelos buracos, não passa um unico fio de luz, e é muito dificil de apanhar humidade.

Depois posso por aqui uma foto.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Construir uma máscara de Bahtinov
« Responder #4 em: Fevereiro 13, 2009, 07:09:39 pm »
Muito fixe..

Mas olha que me deste uma idea!... Só é uma chatice de fazer, e não ficava perfeito, mas poder-se-ia arranjar umas barrinhas de chumbo com a forma dos buracos da máscara, fosse ela Bahtinov ou de Hartmann, e colocar por cima da película antes de a bombardera com o raio-x! Não se faziam cortes, mas ficava a transparência a fazer de máscara.. Quem diz isto com raio-X -- que é algo pouco acessível ao comum dos mortais -- diz com película foto-sensível! Aí o problema passa a ser em arranjar película desse tamanho, o que deve ser carito, e deve vir em chapa fotográfica, ou seja, lá se vai a transparência...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: Construir uma máscara de Bahtinov
« Responder #5 em: Fevereiro 13, 2009, 08:15:55 pm »
Ora aqui fica uma foto da minha máscara de Bahtinov. Cortei-a "à lá páta" a partir de um material que parece cartão que penso que é muito usado para construir modelos. Fiz-a de modo a que entrasse ajustada ao aro do suporte do corrector pelo que não cai facilmente mas não é dificil retirá-la. É também aqui que ela descansa quando o telescópio não está em uso - É só colocar-lhe a tampa e fica muito bem guardada e protegida e com o bónus adicional que não dá trabalho nenhum transportá-la! :D


Versão maiorzita
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: Construir uma máscara de Bahtinov
« Responder #6 em: Fevereiro 13, 2009, 11:29:34 pm »
Citação de: "Fil"
No fim ficou uma máscara flexível, que se prende com mais fita adesiva ao telescópio... Prendendo em 4 pontos é suficiente para ficar esticada. Infelizmente não serviu o verdadeiro propósito de focar o telescópio porque o telescópio não estava colimado.. As estrelas mais pareciam um misto entre um "V" e a forma de cogumelos, do que propriamente bolinhas redondas.. com a máscara só se viam uma figura de difracção, o resto era estranho..
Pode não ter servido o seu propósito, mas deu para experimentá-la um pouco... ;-)  

O Mr. Fil observa com satisfação mais um trabalho bem feito...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Construir uma máscara de Bahtinov
« Responder #7 em: Fevereiro 14, 2009, 12:05:25 am »
Tanto trabalho...
Vejam esta, simples e pelos vistos eficaz.
http://www.cloudynights.com/ubbthreads/ ... ll/fpart/1

Isto é que é.

Há uns tempos atrás, postei aqui no forum a minha Bahtinov:

Citação de: "xumaxer"


Fiz isso com o gerador de máscaras, imprimi em papel, colei em folha tipo acetato, mas preta, cortei com x-ato, colei a espuma (tipo colchão campismo) à volta e voilá.

A 1ª imagem mostra o sistema já todo colado; a preto vê-se o acetato (contra-capa de documentos "encadernados")
A 2ª imagem mostra a máscara em papel, já colada ao acetato, que ficou por dentro. Imprimi a encarnado...
Artesanal mas extremamente eficaz.
 :-D  :-D  :-D  :-D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: Construir uma máscara de Bahtinov
« Responder #8 em: Fevereiro 14, 2009, 01:15:05 am »
Caro amigo xumaxer,

Devo-te dizer que a tua máscara ficou um espectáculo e foi após tê-la visto que fiquei inspirado para fazer uma para mim também.  ;-)
Aquela versão simples também é capaz de funcionar bem... fica pra quem ainda não tem e tencionar construir uma para depois nos relatar se é igualmente eficaz.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline nunoagameiro

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 250
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Construir uma máscara de Bahtinov
« Responder #9 em: Fevereiro 16, 2009, 09:00:38 am »
Citação de: "Fil"
mas poder-se-ia arranjar umas barrinhas de chumbo com a forma dos buracos da máscara, fosse ela Bahtinov ou de Hartmann, e colocar por cima da película antes de a bombardera com o raio-x! Não se faziam cortes, mas ficava a transparência a fazer de máscara

Grande ideia, nem era reciso as barras de chumbo, um cartão iria servir perfeitamente. Logo que arranje um tempito aqui no emprego, vou tentar po-la me pratica...

Entretanto, fica aqui a foto da que fiz..

[attachment=0:1es7py19]Mask.jpg[/attachment:1es7py19]
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline nunoagameiro

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 250
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Construir uma máscara de Bahtinov
« Responder #10 em: Fevereiro 16, 2009, 09:14:02 am »
Afinal tinhas razão. É mesmo preciso algo de metal para criar a transparência.

Mas mesmo assim, vou tentar.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Construir uma máscara de Bahtinov
« Responder #11 em: Março 24, 2009, 11:18:00 pm »
Lembrei-me agora.. Ainda se pode imprimir a máscara num acetato transparente.. Há impressoras que permitem fazer isto..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline nunoagameiro

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 250
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Construir uma máscara de Bahtinov
« Responder #12 em: Março 26, 2009, 10:52:38 am »
Já tentei fazer com um bocado de folha de chumbo e não resultou. As máquinas de RX (ou de mamografia neste caso), exigem algo que se possa comprimir, porque se não a área envolvente não fica totalmente preta.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline nunomac

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 439
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://nmac.apaaweb.com
Re: Construir uma máscara de Bahtinov
« Responder #13 em: Março 31, 2009, 08:34:26 pm »
Fiz ontem duas máscaras de Bahtinov para os meus telescópios e foram impressas a laser em acetado.
Foi só recortar á volta e já está :-) Alguém já tentou esta técnica?

Testei com a Arcturus e para mim resultou. Mesmo com uma ligeira passagem de luz pela parte preta a máscara foca bem.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nuno Carregueira (aka nMAC)
-----------------------------------
http://nmac.apaaweb.com

Offline ricardex

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 583
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.ricardospace.com
Re: Construir uma máscara de Bahtinov
« Responder #14 em: Abril 01, 2009, 10:46:48 am »
Citação de: "nunomac"
Fiz ontem duas máscaras de Bahtinov para os meus telescópios e foram impressas a laser em acetado.
Foi só recortar á volta e já está :-) Alguém já tentou esta técnica?

Testei com a Arcturus e para mim resultou. Mesmo com uma ligeira passagem de luz pela parte preta a máscara foca bem.

Olá Nuno,

mas se estás a introduzir uma folha de plástico transparente no caminho da luz e a seguir focas... depois quando tiras a folha o foco já não deve estar perfeito. Não é assim?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a duvida." - Carl Sagan

http://www.ricardospace.com

Re: Construir uma máscara de Bahtinov
« Responder #14 em: Abril 01, 2009, 10:46:48 am »