Autor Tópico: Cor na M42  (Lida 3349 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Orion_PKFD

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1228
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://astro-andregoncalves.blogspot.com/
Cor na M42
« em: Fevereiro 03, 2009, 01:22:10 pm »
Ora bem pessoal,

Ontem houve uma trégua das nuvens durante cerca de uma hora e lá fui eu montar o setup. Vi a deusa, capturei-lhe um avi, depois virei-me para a lua em quarto crescente, e depois fiquei a comtemplar o crepúsculo e o par Vénus-Lua. Muito bonito! So acrescentar uma coisa: ver a lua com uma barlow 2x e uma ortoscópica de 7mm é ESPETACULAR!!! Bem, mas nao foi por isso que abri este tópico. Depois lá apreceram as estrelas com o cair da noite e Orion lá a olhar por mim e lembrei-me. Epá, ainda não vi a M42 este ano! Lá apontei a bazuca , coloquei a ocular de 25mm e olhei para a M42. Verde??? mas que raio, nunca tinha visto cor nenhuma. A noite até não estava muito transparente, e não via toda a extensão da M42 como de costume, pois costume ve-la maior e mais brilhante do que ontem. Mas ontem, apesar de mais ténue, estava verde. Não percebo. será da ocular de 25mm? Só obervei com a de 25mm pois tinha planos para experimentar mais tarde com outra oculares depois de jantar. O que aconteceu? Depois de jantar olhei para cima e vi o céu todo cobertozinho de núvens!

Bem, não percebi a cor verde, até porque o SCP não anda lá grande coisa, mas que tava verde tava! ;-)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Cor na M42
« Responder #1 em: Fevereiro 03, 2009, 02:24:41 pm »
Eu sei o que foi...!
O Miguel Veloso deu um salto até lá (por isso faltou ao treino).
 :lol:  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Re: Cor na M42
« Responder #1 em: Fevereiro 03, 2009, 02:24:41 pm »

Offline Orion_PKFD

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1228
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://astro-andregoncalves.blogspot.com/
Re: Cor na M42
« Responder #2 em: Fevereiro 03, 2009, 09:40:19 pm »
Vieira do Minho. Ainda fica. Um bocado longe de...de..de Alcochete, xu-xumaxer.

É continuar a observar. Com tranquilidade...fundamentalmente bem, com tranquilidade.

 :-D  :lol:  :-D  :twisted:  ;-)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Cor na M42
« Responder #3 em: Fevereiro 04, 2009, 12:13:31 am »
Provavelmente não tinhas os olhos perfeitamente adaptados à escuridão (por observares a lua) e portanto os teus olhos ainda ficaram sensíveis à côr. Ficas a ver menos quantidade mas vês a côres.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Cor na M42
« Responder #4 em: Fevereiro 04, 2009, 03:46:12 pm »
A 2400m de altitude houve um noite que eu e o Astrolupa nos lembramos de experimentar a "olhar" para a M42, lá com o Cassgrain de meio metro do MONS com redutor.. Ainda ali ficámos a tolerar o frio da cúpula por uns momentos, a espreitar pela ocular de 12mm (penso) que estava no flip-mirror. Apreciámos a textura que se conseguia ver, e a quantidade de "sugidade" no céu, mas realmente "cor", não vimos... Pelo menos eu não me lembro.. Aquilo era meio metro de espelho, a trabalhar a F/8 com 12.5mm, portanto isto dá uma amplificação de 320x (e não tremia quase nada, que belo seeing - estou agora a constatar).. Meio metro de abertura são 20 polegadas... Penso que cor em nebulosidade mesmo, só começa a ser vista lá das 24 polegadas para cima..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: Cor na M42
« Responder #5 em: Fevereiro 04, 2009, 04:00:20 pm »
Mestre Fil, talvez tenha sido perante o facto que a textura apresentada na zona central da nebulosa era tão surpreendente que não notaste o ligeiro tom cinzento-esverdeado. Eu por acaso reparei, mas talvez eu tenha sido um pouco influenciado pelo facto que já vi esse tom muito similar no meu 10", e não lhe dei a devida atenção. Se usar o filtro UHC então fica verde mesmo!... mas com filtro é batota!...  ;-)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Cor na M42
« Responder #6 em: Fevereiro 04, 2009, 04:27:12 pm »
Citação de: "Astrolupa"
Mestre Fil, talvez tenha sido perante o facto que a textura apresentada na zona central da nebulosa era tão surpreendente que não notaste o ligeiro tom cinzento-esverdeado.
Sabes o que isso quer dizer? "Temos que lá voltar!" :P
Argh, tenho que olhar para o céu outra vez... Carambas, a última noite de bom tempo que tive, vai fazer precisamente esta noite um mês, lá no observatório a 2400m de altitude.. Arg, socorro, estou a dar em maluco...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Cor na M42
« Responder #7 em: Fevereiro 04, 2009, 04:58:56 pm »
Citação de: "Fil"
Sabes o que isso quer dizer? "Temos que lá voltar!" :P (...)

Desta vez precisam de um "árbitro" para desempatar se o Miguel Veloso foi até lá ou não...
Eu estou disponível para essa árdua tarefa, já que a minha decisão poderá ser alvo de recurso, ou mesmo de conferência de imprensa a chamar-me "gatuno".
Mas será por uma boa causa.
 :lol:  :lol:  :lol:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Offline Orion_PKFD

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1228
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://astro-andregoncalves.blogspot.com/
Re: Cor na M42
« Responder #8 em: Fevereiro 04, 2009, 05:14:04 pm »
Citação de: "Fil"
Penso que cor em nebulosidade mesmo, só começa a ser vista lá das 24 polegadas para cima..

O Astrolupa viu num de 10", e eu vi num de 8"! Embora ainda ache muito estranho, até pisquei os olhos pa ver se não tava a sonhar :P Mas a teoria de Miguel é interessante. Bem, quando as nuvens forem embora vou experimentar outra vez, mas deve voltar ao seu aspecto habitual...outra coisa, as camadas antireflexao da ocular sao verdes, mas nunca tinha vista nada verde por aquela ocular, nem por outras, por isso é que "descartei" a hipotese da ocular, até porque das outras vezes tambem usei esta ocular (para alem de varios "combos" de oculares e barlows) na M42. Enfim, há coisas estranhas...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Cor na M42
« Responder #9 em: Fevereiro 04, 2009, 05:46:56 pm »
Bem, eu com o meu C11 já vi cor.
E o Miguel também.
Foi com a Cats Eye Nebula: azulinha que até metia impressão. E não era azul escura, pois não Miguel?
Mas às vezes penso que será mais o nosso cérebro a pregar-nos partidas do que outra coisa.
Mas não me parece que o brilho da Lua faça ver cor ... pois a pupila ainda fica mais fechada a adaptação ao escuro muito comprometida.
Mas outras vozes se levantem e digam de sua justiça.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Cor na M42
« Responder #10 em: Fevereiro 04, 2009, 06:54:12 pm »
Xumi, a adaptação total ao escuro elimina quase por completo a sensibilidade à côr. Por isso só consegues ver côr se não estiveres completamente adaptado ou se o alvo for mesmo muito brilhante.
Realmente a Cat's eye parecia ter côr. E já vi na M42, mesmo a partir da cidade.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Re: Cor na M42
« Responder #10 em: Fevereiro 04, 2009, 06:54:12 pm »